Gostaria de saber se o Toc "transtorno obsessivo compulsivo" têm cura?

10 respostas
Gostaria de saber se o Toc "transtorno obsessivo compulsivo" têm cura?
O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) não tem cura, mas existe tratamento efetivo para esse transtorno por meio do acompanhamento de profissionais da psiquiatria e da psicologia. O tratamento é feito por meio de cuidados individuais e paliativos que visam ajudar a controlar sintomas e evitar prejuízos na qualidade de vida do/a paciente.
Se houver mais dúvidas, me coloco à disposição!
Att. Dayane Oliveira

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, com psicoterapia comportamental cognitiva é possível manejar o comportamento compulsivo e obsessivo, alguns casos é sugerido o tratamento medicamentoso com psiquiatra. Espero ter ajudado.
A psicoterapia e na maioria dos casos o uso de fármacos, possibilita alívio dos sintomas e qualidade de vida.
O indivíduo que sofre com Transtorno Obssessivo-Compulsivo, normalmente tem prejuizos nas atividades diárias, por conta disto, é indispensável buscar ajuda com um psicólogo.
O profissional na avaliação do caso, encaminhará para o psiquiatra.
Abraços!
Na minha visão não existe "cura" por que se trata de uma condição e não de uma enfermidade. O tratamento terapêutico pode deixar seus sintomas praticamente inexistentes, porém esta é uma carga que você deverá levar por toda a vida, resta saber como você vai leva-lá.
Prezada, boa noite.
As pesquisas acerca do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) continuam em intenso desenvolvimento. A literatura científica demonstra que as psicoterapias e o acompanhamento com o profissional de Psiquiatria e Psicologia são de extrema relevância no processo de tomada de consciência das estruturas que envolvem os pensamentos invasivos e as necessidades de comportamentos compulsivos visando o rebaixamento da ansiedade. Não se tem uma cura, porém existem diversas formas de cuidado e ajustamentos criativos para lidar com os sinais e sintomas do TOC.
Este transtorno não tem “ cura” mas com tratamento adequado, psicoterapia mais medicação pôde-se viver muito bem. Levando o tratamento a sério, com persistência e monitoramento chega-se a níveis de melhora bem altos. Procure bons profissionais.
Bom dia, o TOC é um trastorno que pode ser controlado, o tratamento psicoterapêutico com EMDR é muito eficiente e pode alcançar resultados bem significativos, procure alguém que trabalhe com esta terapia que poderá te ajudar muito e com resultados significativos.
A ajuda de um Psicólogo, que irá ajudar aliviar os sintomas, aliado ao tratamento com a psiquiatria, com o uso de medicamentos, poderá te dar uma qualidade de vida melhor, mas não podemos dizer que o TOC tem "cura".
Apesar de não ter cura, estudos mostram que aproximadamente 70% dos pacientes que buscam tratamento apresentam melhora significativa dos sintomas e ganham mais qualidade vida no seu dia a dia.
Quando falamos de um
Transtorno a palavra cura pode ficar um pouco de lado. E sim ficar na nossa melhora.
Não fica preocupado, tudo tem jeito.
Abraços

Especialistas

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Gabriela Lazzari Ribas

Gabriela Lazzari Ribas

Psicólogo

Goiânia

Milena Cristina Da Silva

Milena Cristina Da Silva

Psicólogo

Assis

Erika Felix da Silva

Erika Felix da Silva

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 76 perguntas sobre Transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.