Gostaria de saber se não tomar sol é prejudicial? Trabalho a noite e durmo de dia, estou a uns 4 anos

4 respostas
Gostaria de saber se não tomar sol é prejudicial? Trabalho a noite e durmo de dia, estou a uns 4 anos sem tomar sol diretamente. Isso pode prejudicar a saúde?
Certamente é prejudicial não tomar sol! Mas este fato é muito comum na população urbana em geral, mesmo para quem não trabalha à noite. A maioria das pessoas que vivem na cidade tomam bem menos sol direto do que deveriam. Estudos mostram que dependendo da localidade onde o indivíduo mora e estilo de vida, até 90% da população pode ter deficiência desta vitamina.

A vitamina D é importantíssima para o sistema imune, para regulação hormonal, prevenção de doenças crônicas e auto imunes, além de contribuir para manutenção do peso e metabolismo do cálcio (saúde óssea), dentre outras inúmeras funções.

Hoje a suplementação é muito utilizada, visto que para muitas pessoas é difícil incluir banhos de sol na sua rotina. Converse com seu médico ou nutricionista para que ele possa avaliar como estão seus níveis de Vitamina D. Se estiverem muito abaixo da recomendação é só corrigir com suplemento oral ou sublingual. Depois faça check ups regulares para monitorar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, tudo bem! E muito importante sim tomar o sol, principalmente o de meio dia, o famoso 12:00h. Para ativar a vitamina D. Mais o que você precisa fazer é o exame primeiramente para avaliar se realmente possui deficiência ou não de Vit. D. Caso houver precisa fazer a reposição. Existes alimentos de origem animal como carnes, leite,ovos que são fontes de vitamina D. Você precisa adequar sua rotina alimentar com seus hábitos diários. E o final de semana não é possível. Procurar em algum momento se expor ao sol é importante.
Hoje em dia a insuficiência de Vitamina D acomete a grande maioria da população brasileira pelo simples hábito de evitar os raios solares.
É Fundamental o banho de sol para a prevenção de deficiência de Vitamina D.
Um estilo de vida mais saudável para uma qualidade de vida melhor é primordial para uma Saúde de Qualidade.
Pode prejudicar sua saúde sim, uma das causas seria a deficiência de vitamina D. Para isso é necessário um acompanhamento nutricional para que a nutricionista possa avaliar os seus exames bioquímicos. Procure um profissional de saúde!

Especialistas

Felipe Thereza

Felipe Thereza

Nutrólogo

Belo Horizonte

Carolina Fudo

Carolina Fudo

Endocrinologista

Santos

Carolina Holanda

Carolina Holanda

Nutrólogo

Fortaleza

Gustavo Andrade de Oliveira

Gustavo Andrade de Oliveira

Nutrólogo

Brasília

Raquel de Andrade

Raquel de Andrade

Nutrólogo

São Paulo

Jackelyne Resende

Jackelyne Resende

Nutrólogo

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 196 perguntas sobre Deficiência De Vitamina D
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.