Gostaria de saber se é possível um paciente ter os diagnósticos de Borderline e TDAH Hiperativo/Impulsivo

4 respostas
Gostaria de saber se é possível um paciente ter os diagnósticos de Borderline e TDAH Hiperativo/Impulsivo concomitantemente?
Pq fui diagnosticada com Borderline há 8 anos e o tratamento não melhorou meus impulsos (Comer compulsivo/ compras) e nem minha concentração. Pelo contrário, venho piorando.
Você deve ser avaliado(a) por outro especialista. Não se prenda ao diagnóstico, o mais importante é que você encontre um profissional competente e que você sinta segurança em seu tratamento, de preferência que trabalhe concomitantemente com medicação e psicoterapia. Só um bom profissional que realmente entenda você poderá ajudar.
Atenciosamente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. A questão dos diagnósticos é algo que precisamos ter muito cuidado ao comunicar aos pacientes. O diagnostico, tratando de transtornos psicológicos, se refere a sintomas que podem ser observados e não é a ultima palavra sobre o que a pessoa é. Sim, é possivel que dois quadros sistemáticos sejam apresentados de forma simultânea e nesse caso se torna mais importante pesquisar o que isso quer dizer, o que você tem feito e no que se envolveu para ficar assim. É preciso pensar a participaçãoque você tem e a do meio social no seu atual estado de coisas muito mais que em um tratamento medicamentoso. Acredito que você deveria considerar um tratamento psicológico a longo prazo para aprender a lidar com frustrações, auto reconhecimento e aceitação, posicionamentos nas relações, suas emoções, medos e desenvolvimento de perseverança. Espero ter ajudado. Abraço
Sugiro procurar um psicólogo cognitivo comportamental para avaliação psicológica para diagnóstico. Coloco me a disposição para esclarecimentos.
Sim, é possível apresentar-se os 2 diagnósticos concomitantemente. Inclusive, pessoas com TDAH têm maior risco de desenvolverem outros transtornos psiquiátricos (inclusive transtorno de personalidade borderline) do que a população geral. No entanto, é fundamental que você passe por uma avaliação completa e aprofundada para que os diagnósticos sejam feitos apropriadamente. Caso você suspeite que tem um TDAH associado, converse com seu psiquiatra e apresente suas dúvidas. Outra colocação importante é que o tratamento do transtorno de personalidade borderline é bastante complexo e deve envolver profissionais de várias áreas. A resposta insatisfatória ao tratamento não significa, necessariamente, que existe outro transtorno associado. Sugiro que você converse com seu psiquiatra para rever o plano de tratamento e discutir o que se pode esperar dele.

Especialistas

Jeane Godoy

Jeane Godoy

Psicólogo

Cuiabá

Natália Nuernberg

Natália Nuernberg

Psicólogo

Florianópolis

Geraldo Paulino

Geraldo Paulino

Psicólogo

João Pessoa

Juliana Xavier

Juliana Xavier

Psicólogo

Rio de Janeiro

Ana Carolina Assis

Ana Carolina Assis

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 261 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.