Gostaria de saber se é possível ter mais de um tipo de TOC?

5 respostas
Gostaria de saber se é possível ter mais de um tipo de TOC?
Olá! O Transtorno Obsessivo Compulsivo pode abarcar inúmeras formas, seja a nível de comportamento ou mesmo de ideias obsessivas. Cada caso, é um caso, em que a pessoa empregará no ato obsessivo uma tentativa de se salvaguardar da própria angústia, configurando uma espécie de 'religião individual'. Caso tenha mais dúvidas, fico a disposição!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, é possível ter mais de um tipo de Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ao mesmo tempo. O TOC é caracterizado por obsessões (pensamentos intrusivos e angustiantes) e compulsões (comportamentos repetitivos ou rituais realizados para reduzir a ansiedade causada pelas obsessões).

Os tipos de TOC podem variar amplamente e incluem, mas não se limitam a:

TOC de limpeza: Preocupação excessiva com sujeira, germes e contaminação, levando a compulsões de limpeza.

TOC de verificação: Necessidade de verificar repetidamente se algo foi feito, como trancar portas ou apagar luzes.

TOC de organização: Necessidade de organizar objetos de uma maneira específica ou simétrica.

TOC de contagem: Realizar ações repetitivas um número específico de vezes.

TOC de obsessões agressivas ou sexuais: Pensamentos intrusivos sobre causar dano a alguém ou ter pensamentos inapropriados.

Uma pessoa pode experimentar múltiplos tipos de TOC simultaneamente. Por exemplo, alguém pode ter obsessões relacionadas à limpeza e, ao mesmo tempo, sentir a necessidade de verificar se as portas estão trancadas. Isso pode tornar o quadro clínico mais complexo, exigindo uma avaliação cuidadosa e um plano de tratamento adequado.

Se alguém suspeita que tem TOC ou múltiplos tipos de TOC, é importante buscar ajuda profissional. Um psicólogo ou psiquiatra pode realizar uma avaliação detalhada e oferecer opções de tratamento.
Olá. O TOC geralmente faz com que o indivíduo adote rituais que são regras rígidas na tentativa de evitar que os pensamentos que causam culpa, angústia virem realidade, entao sim, muitas das vezes o indivíduo desenvolve mais de um TOC, por vezes um tipo de TOC para cada pensamento. Vale lembrar que tudo isso são tentativas de tentar evitar o sofrimento causado pelos pensamentos obsessivos. Espero ter ajudado, estou á disposição!

Alguns tipos: obsessões quanto a limpeza; verificação repetida de fechaduras, fogão; contar objetos ou ações acreditando que isso pode prevenir algum acontecimento ruim; busca incessante de simetria e ordem; dificuldade de se desfazer de objetos por medo de que algo ruim aconteça; pensamentos intrusivos; medo exacerbado de se entregar a um relacionamento por medo de traição ou por achar que não ama suficientemente o parceiro; medo de tomar decisões o que pode gerar muito sofrimento.

Na psicanálise, a neurose obsessiva-compulsiva (TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo para a Psiquiatria) é entendida como resultado de conflitos inconscientes, muitas vezes relacionados a culpa, desejo e medo. Freud associou essa neurose à fase anal do desenvolvimento psicossexual, com base no controle exacerbado e repressão de impulsos agressivos ou sexuais. Ela se manifesta em pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos repetitivos, utilizados como defesa contra ansiedades profundas.

A psicanálise tem muitos a oferecer para pacientes que sofrem com esse tipo de neurose.
A Neurose Obsessiva, atualmente classificada pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5.ª edição ou DSM-5 (um manual diagnóstico e estatístico feito pela Associação Americana de Psiquiatria para definir como é feito o diagnóstico de transtornos mentais por psiquiatras), possui uma complexidade de sintomatologias que muitas vezes não está contemplada pelo manual, visto que este possui suas limitações.

O caráter do obsessivo é rigorosamente definido por uma rigidez psíquica, que o leva a comportamentos repetitivos e ciclos quase intermináveis de afetos angustiantes. A compulsão pela dúvida é uma das muitas formas de apresentação dessa rigidez que está na base da estrutura neurótica obsessiva.

Especialistas

Paulo Cesar T Ribeiro

Paulo Cesar T Ribeiro

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Joseane Zamprogno

Joseane Zamprogno

Psicólogo

Campinas

Marlis Burgos

Marlis Burgos

Psicólogo

Curitiba

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Vinicius Marinacci Cardim

Vinicius Marinacci Cardim

Psicólogo

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 268 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.