Gostaria de saber se com uma alimentação acompanhada de um profissional além do Ginecologista os sintomas

3 respostas
Gostaria de saber se com uma alimentação acompanhada de um profissional além do Ginecologista os sintomas da menopausa tem alguma melhora.Se sim,qual seria esse profissional? Nutricionista,Nutrólogo ou endocrinologista?
tem melhora... alimentaçao saudavel, e tambem atividade fisica....
tanto nutricionista quanto nutrologo podem fornecer essa orientaçao dietetica..

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Os sintomas da menopausa estão relacionados às alterações hormonais que a mulher passa nesse período. O endócrinologística é necessário para o acompanhamento hormonal. Não dispensando a alimentação saudável, atividade física de preferência em grupos.
Entendo sua preocupação com os sintomas da menopausa e o impacto que eles podem ter no seu bem-estar. A boa notícia é que, sim, uma alimentação balanceada, associada a acompanhamento médico, pode ajudar a melhorar muitos dos sintomas relacionados a essa fase. A menopausa traz mudanças hormonais que afetam diversas áreas do corpo, e uma dieta adequada pode contribuir para amenizar ondas de calor, ajudar na saúde óssea e até melhorar o humor.

Tanto o nutricionista quanto o nutrólogo são profissionais que podem te orientar sobre uma alimentação mais apropriada para esse momento da vida. Eles ajudam a ajustar sua dieta para garantir que você esteja consumindo os nutrientes necessários para manter o equilíbrio do corpo, como cálcio, vitaminas e alimentos que podem ajudar a estabilizar os níveis hormonais. Além disso, o nutricionista pode personalizar seu plano alimentar com base nas suas necessidades específicas, enquanto o nutrólogo tem uma abordagem mais voltada para a nutrição clínica e pode também orientar o uso de suplementos, se necessário.

Já o endocrinologista é o médico que vai cuidar do acompanhamento hormonal, essencial durante a menopausa. Ele avaliará se há necessidade de reposição hormonal ou outros tratamentos para equilibrar os níveis de estrogênio e progesterona, que podem melhorar sintomas como insônia, alterações de humor e secura vaginal.

Além da alimentação, a prática regular de atividades físicas também é fundamental. Exercícios ajudam a fortalecer os ossos, controlar o peso, e aliviar sintomas como ansiedade e depressão, comuns nesse período. Atividades físicas em grupo podem ser especialmente benéficas, promovendo o bem-estar físico e emocional.

Se ainda tiver dúvidas ou quiser um acompanhamento mais próximo, recomendo que marque uma consulta com esses profissionais. Caso prefira uma abordagem mais prática, a telemedicina pode ser uma excelente forma de receber orientação de um ginecologista, endocrinologista ou nutricionista sem precisar sair de casa. Plataformas como a Doctoralia oferecem médicos bem avaliados para ajudar nesse processo, de forma segura e eficiente, especialmente em tempos de doenças como COVID-19 e MPOX.

Se precisar de mais orientações ou esclarecimentos, estarei à disposição para ajudar em uma teleconsulta e garantir que você receba o melhor acompanhamento possível durante a menopausa.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Floriza Macieira

Floriza Macieira

Ginecologista

Nova Iguaçu

Bruna Cristina Ribeiro Andrade

Bruna Cristina Ribeiro Andrade

Ginecologista

São Paulo

Desiree Barreto Bezerra Melo

Desiree Barreto Bezerra Melo

Ginecologista

São Paulo

Paula Deckers

Paula Deckers

Ginecologista

São Paulo

Nicolle Muller

Nicolle Muller

Nutricionista

Cabo Frio

Thais Cunha Biagioli Mira

Thais Cunha Biagioli Mira

Ginecologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 739 perguntas sobre Menopausa
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.