Gostaria de saber se com a punção lombar, pode se obter o diagnóstico de esclerose múltipla e neuromielite

3 respostas
Gostaria de saber se com a punção lombar, pode se obter o diagnóstico de esclerose múltipla e neuromielite optica?
A análise do líquor, coletado através da punção lombar, não define o diagnóstico de Esclerose Múltipla ou Neuromielite óptica.

Este exame serve como um dado a mais para diferenciar as duas doenças. Fornece uma convicção maior ao médico neurologista.

Existem critérios para realizar o diagnóstico dessas doenças. Normalmente é levado em conta a história clínica, o exame neurológico, exames laboratoriais e exames de imagem. O líquor ajuda, porém não define o diagnóstico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O exame do liquor pode sugerir este tipo de patologia assim como pode ser mostrar inocente. O diagnostico 'e feito pelo exame neuroclinico, historia da doença e exames de imagem sendo a ressonância o padrão ouro. O liquor seria mais um dado para mostrar alterações que podem estar presentes na esclerose múltipla ou não mostrar nada o que não afasta o diagnostico .
Olá, bom dia!

O diagnostico de ambas as doenças depende Das manifestaçõs clínicas e exames de image, ressonância magnética do encéfalo e Coluna vertebral.
O liquor pode ter alterações Que não é possível distinguir uma doença da outra.
Uma observaçāo: nas doença de Devic há Mais " inflamaçoes " no cérebro o que levar a discreta de neutrófilos e outras células de Defesa do corpo do processo inflmatorio maior que Na esclerose múltiprla.

Espero ter ajudado.
Tudo bom!

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 18 perguntas sobre Punção lombar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.