Gostaria de saber,se caso o dentista nao esterelizar os aparelhos odontológicos e colocar na boca de

4 respostas
Gostaria de saber,se caso o dentista nao esterelizar os aparelhos odontológicos e colocar na boca de um paciente pode passar HERPES LABIAL ?
Sim, o vírus da herpes pode ser transmitido desta maneira. Porém, pode ficar incubado no paciente, e não se manifestar, ou só se manifestar em situações de baixa imunidade por exemplo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Esterelizar corretamente os instrumentais e aparelhos odontológicos é fundamental , pois pode sim transmitir doenças como herpes, hepatite, etc..
Em relação ao Herpes Labial não é recomendado o atendimento do paciente no momento das vesículas aparentes, pois é a fase de maior transmissibilidade do vírus. Deve-se tomar muito cuidado para evitar contato com olhos, mucosas em geral, pele, para não contaminar outros locais.
Olá, bom dia. Primeiramente é importe destacarmos sobre os cuidados fundamentais para os pacientes, inclusive é dever dos profissionais. Há uma necessidade preliminar quanto ao cuidado com à esterilização, pois versa da proteção da saúde dos pacientes. O instituto da esterilização é obrigatório para todos os profissionais que concreção na área da saúde. Vejamos: Propiciar a manutenção diária da esterilização do conteúdo odontológico em geral. Evitando a penetração de microrganismo após o processo de esterilização. No que refere à transmissão do vírus é uníssono o entendimento acerca de doenças transmissíveis, inclusive no caso da herpes labial. O contato de um material não devidamente esterilizado abre precedente para à transmissão de doenças.

Obs.: O paciente deverá informar ao cirurgião-dentista sobre o seu aspecto fisiológico, cabendo também aos profissionais solicitar exames preliminares.
A possibilidade de transmissão é possível sim. Porem procure informar, conversar e ter maiores informações sobre forma de contagio, período da incubação da doença e tratamento com seu cirurgião dentista.

Especialistas

Henrique Dias Goncalves

Henrique Dias Goncalves

Médico clínico geral

Assis

Bruna Messina

Bruna Messina

Dentista

São Paulo

Mariana Barros

Mariana Barros

Dentista

São Paulo

Amanda Fernandes

Amanda Fernandes

Dentista

São Paulo

Júlia dos Reis Alves

Júlia dos Reis Alves

Dentista

São Paulo

Nayara Simões

Nayara Simões

Dentista

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 32 perguntas sobre Candidíase bucal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.