Gostaria de saber se agnosia associativa pode ser causada por trauma?

22 respostas
Gostaria de saber se agnosia associativa pode ser causada por trauma?
Agnosia associativa é uma condição neurológica que é resultante de um trauma no lobo temporal esquerdo frontal , pode ser por um AVC, tumores cerebrais, paradas cardíacas, lesões cerebrais , com base neste dados seria interessante buscar um diagnóstico neurológico primeiro , que não sera difícil de ser pontuado pelo profissional , inúmeros testes ambulatoriais e exames de imagens podem ser solicitados para dar maior fidelidade ao diagnóstico , como sua pergunta não nos mostra se vc já teve ou procurou um neurologista , primeiro indico a vc buscar este tipo de clínico ! A psicoterapia pode ajudar , principalmente a Neuropsicologa , é uma necessidade de um recurso multidisciplinar para que o tratamento possa ser de excelência, mas ainda reforço é um um dano neurológico e assim precisa primeiro um médico especialista ( neurologista) , a terapia vai ajudar como mais uma opção de tratamento, mas o diagnóstico deve ser preciso ! Caso vc já tenha realizados todos os exames clínicos e não foi constatado dano neurológico , procure sem dúvida um profissional de psicologia , os ganhos serão muitos , a estimulaçao neuronal através de exercícios que podem movimentar outras regiões do cérebro para produzir a resposta , serão trabalhadas e analisadas pelo neuropsicólogo e tb outras questões que talvez estejam impedindo-o de identificar tais objetos e porque não estão presentes em sua consciência tais nomes , por que precisam ser apagados , o que significa perder esta referência , todas estas questões serão muito bem trabalhadas pelo neuropsicólogo , ou um Psicologo cognitivo comportamental ,um psicanalista ou mesmo uma hipnoterapia seria adequada também ! Espero ter ajudado , um abraço

Ola! Muito bem explicado pela colega acima e assim, nada mais a ser acrescentado.
Olá! Respondendo a sua questão, um trauma emocional não acarretaria a agnosia associativa. È preciso que haja uma lesão no lobo temporal ou occiptal. Por isso, são necessários exames médicos, como ressonância, dentre outros. Procure um neurologista, para que chegue a um diagnóstico preciso, e tratamento efetivo.
Boa sorte! :)

boa noite!!
Muito bem explicado pela colega acima e assim, nada mais a ser acrescentado.
Não deixa de procurar uma ajuda de um profissional.
Boa Noite! Como disse minha colega acima e colocou muito bem ! A agnosia associativa é uma condição neurológica, resultante de um trauma no lobo temporal esquerdo frontal , pode ser por um AVC, tumores cerebrais, paradas cardíacas, lesões cerebrais , com base neste dados seria interessante buscar um diagnóstico neurológico primeiro , que não sera difícil de ser pontuado pelo profissional . O ideal sera que você passe em um médico e procure fazer testes ambulatoriais e exames de imagens podem ser solicitados para dar maior fidelidade ao diagnóstico ou um neurologista. A psicoterapia pode ajudar , principalmente a Neuropsicologa que será uma necessidade de um recurso multidisciplinar para que o tratamento possa ser de excelência, mas ainda reforço é um um dano neurológico e assim precisa primeiro um médico especialista como o neurologista, e a terapia vai ajudar como mais uma opção de tratamento. E se for necessário a Reabilitação Cognitiva serão trabalhadas e analisadas pelo neuropsicólogo e outras questões que talvez estejam impedindo-o de identificar tais objetos e porque não estão presentes em sua consciência tais nomes , por que precisam ser apagados , o que significa perder esta referência , todas estas questões serão muito bem trabalhadas pelo neuropsicólogo , ou um Psicologo cognitivo comportamental. Espero ter ajudado , um abraço
Olá, fica a dúvida do que você está definindo como trauma. Como.ja dito pela Regina. Um trauma físico (traumatismo craniano) que tenha como consequência lesão no lobo temporal esquerdo pode ter como consequência adenosia.
Agora um trauma emocional/psicológico não teria esta consequência. Contudo, quando falamos de processos emocionais as questões são sempre complexas. É sabido de casos de paralisias físicas sem bases orgânicas " construídas" a partir de traumas psíquicos. Freud descreve estes casos nas neuroses.
O aconselhável neste caso seria uma avaliação neurológica para descartar as causas físicas. E se for o caso posteriormente uma avaliação psicooogica/psiquiátrica.
Boa lembrança da colega acima, realmente Freud trabalhou com pacientes que apresentavam sintomas como perdas da fala , visuais, olfativas, paralisias entre outros que não apresentavam causas orgânicas. Descobriu também que essas pessoas quando expressavam seus problemas, apresentavam melhoras. Agora, se você tem esse diagnóstico significa que passou por avaliações neurológicas e houve uma confirmação. Neste caso, sugiro que entre em contato com um neuropsicólogo. Este profissional poderia trazer muitas contribuições e sugestões frente a formas de tratamento.
Além das explicações excelentes acima quero ressaltar a importância de uma Avaliação Neuropsicológica para que possamos avaliar como estão os prejuízos funcionais do paciente, ou seja, o que está afetando nas suas ABVDs (Atividades Básicas de Vida Diária) e AIVDs (Atividades Instrumentais de vida diária) que contemplam a rotina em casa, trabalho, etc. Também podemos ver o funcionamento cognitivo através de testes, questionários, observação clinica e ainda entrevista com o paciente e familiares. Através de uma avaliação multidisciplinar com achados clínicos poderemos ter um diagnostico e pensar num plano de intervenção para Reabilitação do paciente, também multidisciplinar com a colaboração de profissionais de outras áreas. Ou seja, a Avaliação Psicológica com enfoque Neuropsicológico é uma importante ferramenta auxiliar no tratamento de pacientes neurológicos.
Olá! Você pode ajudá-lo sugerindo que procure um neuropsicólogo para uma minuciosa investigação e sugestão ao ideal tratamento.
Bom dia!
Agnosia associativa é uma condição neurológica que é resultante de um trauma no lobo temporal esquerdo frontal , pode ser por um AVC, tumores cerebrais, paradas cardíacas, lesões cerebrais.
Boa noite, se o Trauma em questão for psicológico, a resposta é não. Ser for trauma ( lesão) sim, tendo em vista que é causada geralmente por danos no lobo temporal esquerdo frontal resultante de um acidente vascular cerebral, lesão cerebral, tumores cerebrais ou parada cardíaca.
Sim. O estresse que produz sintomas de trauma psicológico, está por trás de maioria expressiva das doenças orgânicas. Não reconhecer aquilo que os órgãos do sentido observa, apesar de ser diagnosticado como algo puramente orgânico, pode ter sua causa em traumas. Esse viés não descarta má formação neural, que precisaria ser investigada. De qualquer forma, tratar eventuais traumas lhe trarão uma melhora na qualidade de vida observável e, podem reverter o quadro sem efeitos colaterais.
Olá, como vai?
Os colegas acima deram respostas que, dispensa outras falas!
Bom dia, a agnosia é uma condição neurológica decorrente de danos no córtex e nas áreas subcorticais próximas do cérebro, avaliada e diagnosticada por exames específicos. Essa disfunção ocasiona um distúrbio no processo de reconhecimento de estímulos, tendo como consequência, uma resposta incorreta aos estímulos recebidos. Os traumas emocionais não são diretamente responsáveis por tal patologia.
Ola! Sim, a agnosia associativa pode ser causada por um trauma, mas não trauma emocional. Causas comuns: AVC, tumores, acidentes com lesões, demências etc.
Olá! Esse trauma se restringe a lesão do cérebro, que varia de acordo com a região (parietal, temporal, etc), mas não é um trauma emocional.
Olá !
Todos o profissionais acima foram unânimes em afirmar que o trauma psicológico não causa agnosia associativa, e sugeriram a busca de um neurologista. Concordo.
A pessoa tem o diagnóstico de agnosia associativa?
Se foi diagnosticado por um especialista, quais acontecimentos favoreceram você levantar a hipótese de trauma psicológico?!
(Não precisa responder, são questões para te ajudar a encontrar a solução )
Abraço
Olá! Considerando queAgnosia pode ser s convicção a respeito da limitação cognitiva do intelecto humano, esp. no que se refere às pretensas verdades do senso comum, definida na sentença socrática "Só sei que nada sei", ou em psicopatologia, pode ser amnésia perceptiva que consiste na incapacidade de reconhecer os objetos ou os símbolos usuais, sem perturbação das sensações em geral. Sim, pois traumas ou eventos de grandes impactos no psicologico e emocional podem cauasar um certo bloqueio ou uma ruptura, ainda que de forma insconsciente. Espero ter ajudado!
Prezado(a), agnosia associativa é caracterizada pela incapacidade que o individuo é acometido devido ao não reconhecimento das palavras descritas. A causa pode ser premeditada por uma disfunção de nível psíquico e/ou orgânico como doenças neurológicas. Para maiores informações procure por especialistas na área tais como: neuropsicólogo, neurologistas etc. Esse podem lhe ser mais úteis já que atuam com a especificidade requerido. Desejo-lhe boa sorte no tratamento.
Boa noite, pela Agnosia ter relação lesão cerebral, o trauma que de fato pode ser considerado é o trauma relacionado a pancada, que será avaliado por médicos neurologistas, diferente por exemplo da Anedonia (inacapacidade de sentir prazer), que pode ocorrer com uma frequência de eventos traumáticos (ex: abusos, abandono, fatores pesados) ,estresse profundo, são traumas, mas, diferentes do trauma em específico da AGNOSIA.
Se alguém estiver precisando de ajuda, procure um médico especializado para orientar melhor no tratamento.

Espero ter ajudado.
Abraço.
Olá! Agnosia associativa é causada geralmente por danos no lobo temporal esquerdo frontal resultante de um acidente vascular cerebral, lesão cerebral, tumores cerebrais, ou parada cardíaca.
Essa lesão causa uma deficiência na conexão entre o cérebro e os sentidos, como a visão, audição ou tato. O olho ou o ouvido continuam funcionando normalmente, mas o cérebro perde a capacidade de processar corretamente a informação captada por eles.
É necessária uma avaliação neuropsicológica, pois ela ajuda a identificar os subtipos, através de testes específicos. Dessa forma, o profissional conseguirá desenvolver um perfil de tratamento adequado.
O primeiro passo para o tratamento é a pessoa reconhecer e entender a doença e suas dificuldade, sendo o recomentado a reabilitação cognitiva-perceptual para o distúrbio.
Espero ter ajudado.
A palavra Agnosia, vem do grego (a + gnosis), não reconhecimento. Trata-se de uma condição neurológica que é resultante de um trauma no lobo temporal esquerdo frontal, que é possível ser surgido devido a algum tumor cerebral, alguma lesão cerebral, um AVC etc. A investigação mais aprofundada precisa ser realizada por um profissional especializado para tal.