Gostaria de saber se a salpingectomia pode ser feita para quem não deseja filhos e se sim com quantos

2 respostas
Gostaria de saber se a salpingectomia pode ser feita para quem não deseja filhos e se sim com quantos anos pode ser realizada a cirurgia... Gostaria muito de realizar o esse procedimento.?
Olá. Pela lei Federal do planejamento familiar n°9263 de 1996, você pode fazer a laqueadura tubária se possuir 25 anos ou 2 filhos vivos. Então, se você tiver mais de 25 anos você poderá realizar a laqueadura mesmo se não tiver filhos.
Na laqueadura não necessariamente será retirada toda a trompa. Geralmente é retirado uma parte da trompa. Existem procedimentos por histeroscopia em que a trompa é ocluida e não retirada.
Apesar de você ter direito ao planejamento familiar, a cirurgia é um procedimento eletivo, sem urgência ou emergência. Desta forma, a depender principalmente da sua idade, você poderá não encontrar algum médico que aceite realizar a cirurgia. O médico não é obrigado a realizar a laqueadura.
A laqueadura é um método de anticoncepção cirúrgico e, como toda a cirurgia, tem seus riscos. Existem métodos anticoncepcionais de longa duração com menos riscos que a laqueadura.
Não existe método 100% eficaz contra a gravidez, nem a laqueadura. O risco de falha é de de 0,2%/ano.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá,
Salpingectomia é a retirada das trompas. Será que você não estaria interessada em realizar a ligadura das trompas? A salpingectomia é um procedimento realizado em caso de gravidez nas trompas ou quando existe hidrossalpinge e a paciente será submetida a FIV( para que o líquido tubário não reflua para o útero), ou caso de câncer(que é raríssimo). Já a salpingotripsia( ligadura das trompas) pode ser realizada por qualquer mulher com mais de 25 anos e/ou 2 filhos vivos. Ou seja, pode ser realizada por quem não tem filhos. Porém, como é um procedimento irreversível, deve ser muito bem pensada. Hoje, dispomos de muitos métodos reversíveis de excelente qualidade e pouquíssimos efeitos colaterais. Vale a pena consultar seu médico antes de tomar uma decisão quanto ao método contraceptivo. Abs

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 401 perguntas sobre Salpingectomia uni ou bilateral
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.