Gostaria de saber se a notícia que saiu ontem sobre a Sertralina é verdadeira? O título é Remédio fa

4 respostas
Gostaria de saber se a notícia que saiu ontem sobre a Sertralina é verdadeira? O título é Remédio fatal e dizia que pode causar morte súbita e seria a causa da morte de algumas pessoas no Reino Unido. A Sertralina não é mais considerada um medicamento seguro?
Apesar do que foi divulgado na imprensa leiga, revisando o assunto através de sites de literatura técnica ("científica"), não há nenhuma comprovação clara de que pessoas fisicamente saudáveis tenham riscos aumentados pelo uso prolongado de sertralina. Alguns estudos sugerem que o uso de medicamentos do grupo da sertralina (ISRS) podem levar a aumento do colesterol, sabe-se há muito que, em alguns casos raros, podem desencadear pensamentos suicidas (no início do tratamento), em idosos com outros problemas clínicos podem levar a alterações de eletrólitos no sangue e, em doses muito altas, podem levar a alterações no eletrocardiograma. Estas informações não são grande novidade e não contra-indicam o uso da medicação, cujos benefícios ultrapassam em muito os riscos, quando o remédio é bem indicado. Depressões e ansiedade graves não apenas prejudicam a qualidade de vida e trazem riscos comportamentais, mas trazem riscos também à saúde física. Assim, a não ser que haja clara contra-indicação, a sertralina pode ser usada com segurança. Acompanhamento psiquiátrico se faz sempre necessário e é aconselhável que todas as pessoas vão periodicamente a um clínico geral para exames de checkup regulares.

Continua sendo uma medicação segura quando bem indicada!
É uma medicação segura sim, desde que bem indicada e desde que paciente siga acompanhamento médico regular.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 300
É importante ter cuidado ao ler notícias sensacionalistas sobre medicamentos, especialmente quando não há fontes confiáveis citadas. Não encontrei nenhuma notícia recente confiável sobre a sertralina causando morte súbita no Reino Unido.

A sertralina é um medicamento seguro e eficaz para o tratamento da depressão, ansiedade e outros transtornos mentais quando prescrito e usado corretamente. Como qualquer medicamento, a sertralina pode ter efeitos colaterais e riscos, mas esses são geralmente gerenciáveis e são equilibrados pelos benefícios do tratamento.

É importante lembrar que todos os medicamentos têm possíveis efeitos colaterais e riscos associados ao seu uso. No entanto, esses riscos geralmente são gerenciáveis e são equilibrados pelos benefícios do tratamento para a maioria das pessoas. Se você está preocupado com o uso de sertralina ou qualquer outro medicamento, é importante conversar com o seu médico para obter informações precisas e atualizadas.