Gostaria de saber se a notícia que saiu ontem sobre a Sertralina é verdadeira? O título é Remédio fa

4 respostas
Gostaria de saber se a notícia que saiu ontem sobre a Sertralina é verdadeira? O título é Remédio fatal e dizia que pode causar morte súbita e seria a causa da morte de algumas pessoas no Reino Unido. A Sertralina não é mais considerada um medicamento seguro?
Apesar do que foi divulgado na imprensa leiga, revisando o assunto através de sites de literatura técnica ("científica"), não há nenhuma comprovação clara de que pessoas fisicamente saudáveis tenham riscos aumentados pelo uso prolongado de sertralina. Alguns estudos sugerem que o uso de medicamentos do grupo da sertralina (ISRS) podem levar a aumento do colesterol, sabe-se há muito que, em alguns casos raros, podem desencadear pensamentos suicidas (no início do tratamento), em idosos com outros problemas clínicos podem levar a alterações de eletrólitos no sangue e, em doses muito altas, podem levar a alterações no eletrocardiograma. Estas informações não são grande novidade e não contra-indicam o uso da medicação, cujos benefícios ultrapassam em muito os riscos, quando o remédio é bem indicado. Depressões e ansiedade graves não apenas prejudicam a qualidade de vida e trazem riscos comportamentais, mas trazem riscos também à saúde física. Assim, a não ser que haja clara contra-indicação, a sertralina pode ser usada com segurança. Acompanhamento psiquiátrico se faz sempre necessário e é aconselhável que todas as pessoas vão periodicamente a um clínico geral para exames de checkup regulares.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Continua sendo uma medicação segura quando bem indicada!
É uma medicação segura sim, desde que bem indicada e desde que paciente siga acompanhamento médico regular.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 300
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
É importante ter cuidado ao ler notícias sensacionalistas sobre medicamentos, especialmente quando não há fontes confiáveis citadas. Não encontrei nenhuma notícia recente confiável sobre a sertralina causando morte súbita no Reino Unido.

A sertralina é um medicamento seguro e eficaz para o tratamento da depressão, ansiedade e outros transtornos mentais quando prescrito e usado corretamente. Como qualquer medicamento, a sertralina pode ter efeitos colaterais e riscos, mas esses são geralmente gerenciáveis e são equilibrados pelos benefícios do tratamento.

É importante lembrar que todos os medicamentos têm possíveis efeitos colaterais e riscos associados ao seu uso. No entanto, esses riscos geralmente são gerenciáveis e são equilibrados pelos benefícios do tratamento para a maioria das pessoas. Se você está preocupado com o uso de sertralina ou qualquer outro medicamento, é importante conversar com o seu médico para obter informações precisas e atualizadas.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2646 perguntas sobre Cloridrato De Sertralina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.