Gostaria de saber se a cirurgia Miomectomia ou Alcoolização do septo, para reduzir o tamanho da musculatura

3 respostas
Gostaria de saber se a cirurgia Miomectomia ou Alcoolização do septo, para reduzir o tamanho da musculatura do ventrículo esquerdo ajuda minimizar ou curar a Cardiomiopatia Hipertrófica? Depois da cirurgia vou poder praticar esporte sem o risco de morte súbita ou arritmia?
Caro paciente.
Os resultados da alcoolização sempre foram inferiores aos da miectomia, entretanto, pela alcoolização ser um procedimento por cateterismo e a cirurgia aberta ter maior risco era um recurso terapêutico.
Hoje, a miectomia é feita através de videocirurgia sem abertura do tórax, baixíssimos riscos e com recuperação total e completa em até 10 dias. Como os resultados são superiores, indico que seja avaliado por um cirurgião cardíaco que faça o procedimento por videocirurgia. Caso necessite estamos a disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, tanto a alcoolização quanto a miectomia são eficientes para reduzir a obstrução da via de saída do ventrículo esquerdo provocada pela hipertrofia miocárdica septal. Elas não tratam a arritmia e nem o risco de morte súbita. Para isso, só realizando um implante de cardiodesfibrilador. Então, o caso precisa ser bem estudado e avaliado por um especialista quanto ao risco de ter uma complicação maior ou não. Um abraço e se cuide!
A correção da Cardiomiopatia hipertrófica (CMH), seja por miectomia ou por alcoolização pode sim minimizar os sintomas de obstrução e diminuir os riscos de arritmia ou morte súbita. Não dizemos curar pois a doença é genética e afeta também a parte elétrica do coração, que não é corrigida pela cirurgia. A possibilidade de realizar atividades físicas depende do resultado da correção e da realização de exames pós operatórios para avaliar a condição elétrica e mecânica do coração. Existem pacientes com CMH de alto e de baixo risco para arritmias/morte súbita, sendo necessários exames e história clínica para estratificação de risco. Sugiro agendar consulta com cardiologista para melhor avaliação do seu caso. Atenciosamente,

Especialistas

Hugo Leonardo de Moraes Faria

Hugo Leonardo de Moraes Faria

Cardiologista, Intensivista

Brasília

Luis Filipe Trocado

Luis Filipe Trocado

Cardiologista, Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Bruna Cogo

Bruna Cogo

Cardiologista

São Paulo

Leonardo Celeste Mangili

Leonardo Celeste Mangili

Cardiologista

Maringá

Renata Pereira Mauro

Renata Pereira Mauro

Cardiologista

Vinhedo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 126 perguntas sobre Hipertrofia Ventricular Esquerda
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.