Gostaria de saber se a ciclotimia é considerada uma doença (parte do espectro bipolar) ou se é apenas

6 respostas
Gostaria de saber se a ciclotimia é considerada uma doença (parte do espectro bipolar) ou se é apenas um tipo de temperamento. É necessário o uso de medicação para controlar o humor ciclotímico que afeta a vida normal do paciente?
A ciclotimia é encarada como um transtorno do humor, parte do espectro bipolar, mas tem como característica oscilações de humor que não preenchem todos os critérios para um quadro de mania/hipomania (fase com possíveis sintomas de euforia/irritação, com aumento da rapidez do pensamento, dos gastos, da libido, menor necessidade de sono, comportamento de riscos, etc) ou para um quadro depressivo (rebaixamento do humor/tristeza, perda de prazer nas atividades, alteração do sono, do apetite, da disposição, pensamentos de morte etc), ou seja, existe uma alteração rápida, que pode acontecer em poucos dias, não tem a gravidade do transtorno bipolar Tipo 1 ou tipo 2 porém podem atrapalhar a qualidade de vida do individuo em grande intensidade, por isto o uso de medicações podem auxiliar muito na condução do tratamento, associado ao tratamento psicoterápico do paciente, aliado a práticas saudáveis no estilo de vida. Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A ciclotimia faz parte dos transtornos de humor. E considerada um tipo de depressão chamada ciclotímica em que o paciente oscila o humor. O médico deve avaliar o tipo de medicamento a ser usado. Anti depressivo e ou estabilizador de humor. O paciente deve fazer um acompanhamento psicológico( terapia) para um melhor resultado.
Ciclotimia é um transtorno de humor e/ou afetivo e jamais deve ser confundido com transtorno bipolar, uma vez que o critério de diagnóstico é justamente o fato dos episódios de depressão e leve elação nao serem suficientemente graves e/ou prolongados de forma a caracterizarem transtorno bipolar ou depressivo recorrente. Transtorno bipolar implica em profunda desorganização do humor e atividade!

Quanto ao tratamento para o paciente com ciclotimia, psiquiatra e psicologo, juntos, podem decidir a melhor manobra terapeutica (se psicofarmacologica, psicoterapica, ou ambas, associadas).
Prezado, a ciclotimia faz parte do espectro bipolar e consiste em recorrentes variações de humor, variando entre: hipomania,distimia ou depressão. O diagnóstico de ciclotimia não é feito quando há sintomas de depressão profunda ou de episódios de mania. Quanto a medicação, sugiro que procure um Psiquiatra e o mesmo poderá fazer uma avaliação junto a um psicólogo do quanto o transtorno está afetando o curso normal da vida do referido paciente. Espero ter contribuído. Nathália
A ciclotimia assim como a distimia são transtornos de humor, que podem comprometer em muito a qualidade de vida do indivíduo.
Normalmente, o nível da gravidade / intensidade que é menor do que no transtorno bipolar ou nas depressões maiores no caso da distimia.
Abraços Letícia Menescal
A ciclotimia é classificada com um transtorno do humor. É importante ao lado do tratamento medicamentoso iniciar um tratamento Psicanalítico. Procure um Psicanalista na sua região.

Especialistas

Ingridi Teixeira Monteiro

Ingridi Teixeira Monteiro

Psiquiatra

Porto Alegre

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Záira Rodrigues

Záira Rodrigues

Terapeuta ocupacional

Florianópolis

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 942 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.