Gostaria de saber se a carotida entupida causada por um avc pode causar danos cerebrais se não fazer

2 respostas
Gostaria de saber se a carotida entupida causada por um avc pode causar danos cerebrais se não fazer cirurgia rapida? Meu irmão teve avc , uma das veias nao foi desobstruida , fez exames que diagnosticaram que a veia carotida permance entupida , que porecisa de cirurgia mas fazem 2 meses da alta e ate agora nao marcaram a cirurgia quero saber se quanto mais demorar se pode causar danos cerebrais enquanto isso. Obrigada
Na fase aguda do AVC isquêmico (até 4:30) da última hora em que o seu irmão esteve bem, a desobstrução da carótida é fundamental para reduzir sequelas, tempo de internamento e complicações. Esta desobstrução deve ser criteriosamente avaliada a depender de achados no exame físico, na tomografia de crânio e na angiotomografia de crânio (exame para avaliar os vasos). A desobstrução deve ser feita ou por medicamento na veia (trombolise química) e/ou por cateterismo cerebral (trombectomia mecânica. Cada um destes procedimentos têm indicações bem rigorosas a serem avaliadas pelo profissional do pronto-socorro.
Passado estas 4:30, a abordagem da carótida segue outros critérios. Há de se avaliar a cauda desta obstrução, o risco do procedimento e vários outros dados. Não é possível portanto predizer se há maior chance de deterioração neurológica com os dados que a Sra descreveu.

Prezada senhora, pelo que consegui entender, seu irmão teve um AVC isquêmico devido a uma obstrução da artéria carótida. Isso pode ocorrer pela total falta de circulação nessa artéria ou mais frequentemente apenas pela estenose, ou seja, a redução do calibre dessa artéria, que não está totalmente ocluída. Como foi corretamente informado pelo colega acima, nas primeiras horas do AVC caso haja uma obstrução completa de uma artéria cerebral, o objetivo é abrir este vaso, para restaurar a correta irrigação do cérebro. Já nessa fase atual do quadro do seu irmão, o que pode estar acontecendo é que talvez ele tenha uma estenose, e então a cirurgia tem o objetivo de restaurar o calibre normal da carótida. Essa cirurgia, chamada de endarterectomia, deve ser realizada sim de forma precoce, preferencialmente nos primeiros 15 dias após o AVC, mas também tem benefício se realizada antes dos primeiros 3 meses. Isso é importante pois sem a cirurgia há risco dele ter outros AVCs. Assim, seria importante seu irmão passar o mais breve possível por avaliação com um neurologista vascular (neurologista que trata AVC), para definir os melhores tratamentos e cuidados para o caso dele. Desejo uma boa reabilitação para seu irmão.