Gostaria de saber quantos dias podem durar a dor de gases intestinais?

2 respostas
Gostaria de saber quantos dias podem durar a dor de gases intestinais?
o que o senhor(a) pergunta é impossível responder. Mesmo que um Médico de alta experiência e preparo excepcional o consultasse em detalhes, não saberia dizer quantos dias uma dor(qualquer dor) vai durar, ou o momento exato em que vai passar. Nunca me esqueço de uma paciente que pediu para melhorar de abdomem distendido até sábado, onde iria usar um vestido novo em um casamento. E eu: "infelizmente seu organismo não sabe quando é sábado, e nem eu nem seu organismo temos um reloginho que determina quando um sintoma desaparece"

Mesmo assim, pelo senhor(a) e pelos mais de 100 mil leitores que tenho aqui todos os meses, falarei sobre os gases e a distensão abdominal, problema relatado para nós Gastroenterologistas todos os dias.
Claro que o que falo é genérico.

A produção e eliminação de certa quantidade de gases é normal no funcionamento do aparelho digestivo. Algumas pessoas porém apresentam produção excessiva de gases ou mau funcionamento do aparelho digestivo, o que pode levar a sintomas.
Muitas doenças digestivas podem causar excesso de gases. Mas, na maioria das vezes haverá um problema funcional.

===========Muitos pacientes tem sensação de distensão ou inchaço no abdomen.
================Pode haver eructações (eliminação de gases do estomago) e flatulência( eliminação de gases intestinais).
================Algumas vezes há dor abdominal, geralmente em cólica. Algumas pessoas tem dor que pode lembrar os sintomas de doenças biliares ou da doenças intestinais.
=================Pode haver sensação de empachamento e má digestão. Esses sintomas podem ocorrer juntamente outros como azia, queimação, náuseas ou vômitos. Todos esses sintomas podem ser muito desagradáveis, causando transtornos na vida diária.

A maior parte dos gases provém do ar deglutido. Algumas doenças gastrointestinais fazem com que a pessoa sinta excesso de gases. Pessoas com intestino preso muitas vezes podem sentir acúmulo de gases após algum tempo sem evacuar, com distensão abdominal.
Há pessoas que apresentam gases quando tomam leite e derivados. Nesse caso pode haver intolerância a lactose. A Doença Celíaca também pode levar a distensão abdominal e gases.
==============Pessoas tensas ou, em situações de stress, também podem queixar-se, pois muitas vezes "engolem" ar sem perceber.
===========Após certas cirurgias anti-refluxo pode haver dificuldade para eliminar gases do estomago.
========Certos alimentos produzem gases.
======Pessoas com intestino irritável muitas vezes reclamam de gases que distendem o abdômen e causam cólicas.
Para o dignóstico, ás vezes se utilizam Testes Respiratórios, onde a idéia é verificar se há alimentos específicos que produzam gases naquele paciente em particular. Contudo, embora seja um teste simples, a maioria dos pacientes o acha excessivamente trabalhoso, na medida em que exige ida a um Laboratório. Há locais que já tentam ter o teste na propria clínica, embora isso seja exceção. É possivel que mais consultórios e clínicas passem a ter esse teste no local, mas essa não é ainda a realidade.

Para um diagnóstico mais exato, ás vezes é preciso excluir a presença de doenças mais importantes.
Quando houver outros sintomas tais como azia, queimação, dor abdominal, etc. deve-se ter maior cuidado. Deve-se ser cauteloso nas pessoas acima de 40 anos. É preciso prudência nas pessoas em que os sintomas sejam freqüentes ou incomodem muito. Após o diagnóstico deve-se tratar a doença encontrada. O tratamento adequado alivia os sintomas de grande parte dos pacientes.
Nota:

AOS MUITOS QUE ME PROCURAM, umas palavrinhas:

1) É possível ler minhas Colunas no Jornal. Basta entrar no Face do Jornal Sudoeste do Estado.
Ali há artigos sobre
Gastrites,
Refluxo,
Hernia de Hiato,
Hemorróidas,
Intestino Preso,
Intestino Irritável,
e sobre exames como Endoscopia e Colonoscopia e sobre tratamentos

Alí você poderá ter INFORMAÇOES do mesmo nível da resposta que lê aqui. Em outras palavras: INFORMAÇOES de um Médico com quase 35 anos de experiência no diagnóstico e tratamento dessas doenças, e milhares de pacientes atendidos. E que baseia o que escreve em sua experiência cínica associada á Literatura Médica.


2) Neste site, no meu perfil (Dr. Paulo Lopes) é possível aprender sobre prevenção de câncer de intestino.
O câncer de intestino é o segundo câncer mais comum, e pode ser fatal.
Mas TEM PREVENÇAO
No meu perfil há entrevista onde especialistas do Instituto Nacional do Câncer explicam as bases do mesmo e eu completo, falando sobre a colonoscopia e seu papel na prevenção e acompanhamento

Se você se interessa sobre PREVENÇAO de CÂNCER acho que vai gostar e aprender bastante

No meu perfil neste site também há 2 entrevistas sobre Doenças do Estômago e Dietas nas Doenças Digestivas.
Dei ambas para a TV TEM que é uma grande retransmissora da Globo no Interior. Basta ir ao meu perfil, seçao PUBLICAÇOES e ver as entrevistas

3) Devido a uma agenda pessoal intensa, que inclui Atendimento Humanitário no Sertão, atividades acadêmicas, minha (modesta) caridade no Interior de SP, e inúmeras viagens, não tenho condições de ver novos pacientes nem presencialmente em S. Paulo, nem Online (que é método seguro e eficaz)
Peço a quem me procura mais um tantinho de paciência


MAS

Se por acaso o assunto for urgente ou puder trazer riscos á sua Saúde, recomendo que procure outro médico(a). NESSE CASO, não me espere.

É uma honra poder atende-lo(a), mas sua Saúde está em primeiro lugar.

Foi por colocar a Saúde de meu paciente ACIMA de outras considerações que chego a quase 35 anos de carreira.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.

Especialistas

José Estefano de Oliveira

José Estefano de Oliveira

Cirurgião do aparelho digestivo

Taubaté

Kátia Sudbrack Vidigal

Kátia Sudbrack Vidigal

Gastroenterologista

Brasília

Eliane Rissatto

Eliane Rissatto

Gastroenterologista

Presidente Prudente

Thaís Trigo

Thaís Trigo

Gastroenterologista

São Paulo

Luciano Flores Fernandes

Luciano Flores Fernandes

Cirurgião do aparelho digestivo

Santa Maria

Felipe Malafaia

Felipe Malafaia

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 39 perguntas sobre Flatulência
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.