Gostaria de saber quando da eletroconvulsoterapia no tratamento de depressão recorrente grave. É indicado
9
respostas
Gostaria de saber quando da eletroconvulsoterapia no tratamento de depressão recorrente grave. É indicado ? Qual a resposta terapeutica esperada quando se submete a esse procedimento médico? Há expectativas de melhora?
Sim, como o colega falou, a eletroconvulsoterapia, está atualmente reservada aos casos refratários aos protocolos terapêutica bem cumpridos, podendo ser indicada como primeira opção para depressão grave na gestante, depressão com caquexia, idoso com arritmias cardíacas e outros casos bem específicos, o tratamento atual está disponível apenas em centros de excelência como na USP e é realizado sob anestesia, minimizando os riscos (fraturas), os resultados são ótimos, bastante superiores aos medicamentos, os familiares e pacientes relatam melhora na primeira semana, após duas ou três sessões.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A eletroconvulsoterapia é um último recurso para o tratamento das depressões refratárias a todos os outros tratamentos experimentados (psicoterápicos e medicamentosos. O tratamento atual é bastante humanizado comparado com a eletroconvulsoterapia de décadas atrás e o médico psiquiatra deverá avaliar o custo-beneficio em conjunto com os familiares do portador do transtorno depressivo para um melhor prognóstico. A participação familiar será crucial para um tratamento adequado e tanto quanto possível eficaz.
Olá!!! Atualmente é mais comum a EMT, estimulação magnética transcraniana e é totalmente segura e indicada para casos extremos. Costumo dizer que "salva vidas".
Existem vários artigos científicos que explicam bem o que acontece, mas procure aqueles em sites com publicações acadêmicas como o Scielo e outros confiáveis.
Entretanto, lembre-se de que a EMT não exclui que o tratamento psicológico aconteça paralelamente às sessões. Ela será apenas uma "facilitadora" para que a terapia (psicologia) consiga acessar todos os conflitos do paciente.
Abração!
Existem vários artigos científicos que explicam bem o que acontece, mas procure aqueles em sites com publicações acadêmicas como o Scielo e outros confiáveis.
Entretanto, lembre-se de que a EMT não exclui que o tratamento psicológico aconteça paralelamente às sessões. Ela será apenas uma "facilitadora" para que a terapia (psicologia) consiga acessar todos os conflitos do paciente.
Abração!
O tratamento e indicado para pacientes com depressao grave,catatonia e com ideaçoes suicidas que a utilzaçao do anti-depressivo pode levar ao suicidio ,porem as voltagens devem ser bem estudadas e o acompanhamento pelo psiquiatra e psicologo fundamentais.
Distimia e Esquizofrenia. Mas tenho maiores parâmetros.
A eletroconvulsoterapia é o ultimo recurso utilizado quando o paciente não está mais respondendo satisfatoriamente ao uso de medicação. No passado era realizado de forma a deixar sequelas no paciente. Hoje, existe todo um cuidado na realização do procedimento, sendo usado inclusive anestesia, visando minimizar os efeitos do procedimento. Pode surgir como efeitos secundários a dor muscular, associado a amnésia retrograda e anterógrada, que é a perda de memória anterior ao tratamento e perda de memória após o tratamento, mas nada que cause um dano muito grave, pois na utilização desse procedimento é considerado os efeitos e o benefício. O resultado esperado é o alivio dos sintomas da depressão, com isso a melhora do paciente.
Olá, somente o psiquiatra poderá avaliar se este tipo de tratamento é indicado ou não, mas antes precisar haver todo um histórico bem detalhado da doença da depressão e quais os recursos a ser utilizados até chegar a este tratamento, para isto precisará sempre de uma avaliação em conjuntos de todos os profissionais que lida com este paciente.
Realmente, como os profissionais acima falaram, a ECT é uma alternativa de tratamento usada em último recurso e a resposta é muito relativa de paciente para paciente. Como a medicina não é uma ciência exata, a resposta dos pacientes variam. Porém só mesmo o médico poderá, a partir da devida avaliação e análise, entender sua necessidade e a hora certa para realizar.
Boa tarde, como já alguns colegas alaram a eletroconvulsoterapia é um último recurso para o tratamento das depressões refratárias a todos os outros tratamentos, ela deve ser o ultimo recurso. Hoje tem terapias que podem dar um suporte muito eficaz e significativo da cura. Hoje tem varias psicoterapias que são muito eficazes na cura da depressão procure algum psicologo/a que trabalhe com EMDR e/ou Brainspotting com certeza encontrará alivio nesse processo de cura.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Como a depressão pós parto pode contribuir para a queda de cabelo?
- É verdade que é fluoxetina tira o libido do homem , e qual remédio pode subistituir ele sem tirar o libido ?
- Bom dia! Estou tomando velija 30 mg há 3 dias, durante o dia fiquei muito sonolenta, mas a noite não consigo dormir, fico acordando a noite toda. Gostaria de saber se isso vai melhorar com o uso...
- Já fis vários exames do coração holter eletrocardiograma ecocardiograma e ñ deu nda mais continuo sentindo uma pausa no coração uma atrás da outra, eu so ansiosa tenho muinto medo de morrer a qualquer momento, eu estou tomando cetralina e torest, me ajudem o que eu faço?
- O lítio é um inibidor seletivo (ISRS/IRSN) ou da classe dos tricíclicos?
- Fui diagnosticada com depressão com sintomas psicóticos. O antipsicótico é tomado direto para a vida toda?
- estou tomando zetron 300mg e voextor 10mg todo dia após o almoço, porém sinto um sono absurdo durante o dia e uma indisposição também, é normal?
- Já está fechando um mês que estou tomando 40mg de paroxetina e até agora não melhorei, tenho depressão e ansiedade, será que devo procurar meu psiquiatra para aumentar a dose?
- Estava a 15 dias sem tomar desvenlafaxina, senti os sintomas de retirada todos. Agora consegui renovar minha receita, posso voltar a tomando a mesma dose que estava tomando anteriormente?
- Já faz algumas semanas que tenho problemas para dormir, meu sono só vem às 4 horas da manhã e acabo acordando às 13 horas da tarde. Mesmo dormindo por 9 horas, me sinto cansada e exausta o tempo todo. Eu já conversei com um psicólogo e ele percebeu que é possível que eu tenha depressão. Qual especialista…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.