Gostaria de saber qual o melhor tratamento para a Síndrome do Pensamento Acelerado, e se pode confundir-se

11 respostas
Gostaria de saber qual o melhor tratamento para a Síndrome do Pensamento Acelerado, e se pode confundir-se com depressão, ha diferença entre as duas patologias?
Prezada Paciente,

A chamada "síndrome do pensamento acelerado" não é reconhecida pela Psiquiatria. Um determinado escritor - que não clinica - intitulou um estado de pensamento de curso acelerado, ansiedade, e outros sintomas que impactam a qualidade global de vida.

O pensamento acelerado comumente está presente em transtornos de espectro de humor.

Como sempre, incentivamos que o paciente adote medidas de relaxamento e prescrevemos estabilizadores de humor, ao invés de antidepressivos. Esses últimos podem agravar o quadro.

Espero que tenha ajudado e recomendo que procure ajuda de um especialista.

Abraços da

Dra. Andrea Della Fávera.

Boa noite!
A síndrome do pensamento acelerado é uma característica da ansiedade. Já na depressão exitem características diferentes.
É importante a procura de um profissional para fazer psicoterapia, e assim, detectar e entender esses pensamentos acelerados. Principalmente, se já exitem sinais de mal estar diante desses episódios.
Qualquer dúvida, estou a disposição!
Bom dia. Pensamento acelerado é um quadro de ansiedade, na depressão os pensamentos são ficam mais agitados no episódio de depressão maníaca, mas seria importante saber como é esse aceleramento, frequência que eles acontecem, para ter um diagnóstico mais certo e sério.
Qualquer dúvida pode me perguntar.
Espero ter ajudado.
Infelizmente, a Síndrome do Pensamento Acelerado tem sido cada vez mais comum entre as pessoas, inclusive em crianças, essa síndrome está ligada à ansiedade e ao excesso de estímulos . Os sintomas são: insatisfação, sofrimento por antecipação, mente inquieta, agitada, dor de cabeca, dor muscular, sintomas psicossomáticos, transtorno de sono, irritabilidade, impaciência, cansaço físico, etc.
As causas, como já adiantei pode ser excesso de atividade, de informação, trabalho, preocupação, cobrança, uso de celulares, computadores, etc.
O tratamento mais indicado é Psicoterapia, momento em que a pessoa consegue parar e focar. Outras atividades como esporte ao ar livre, yoga, também poderão ajudar.
Dependendo do estado do paciente, poderá ser necessário o uso de medicação.
Estou a disposição.
Abraço
Vera Pelizzari
Psicóloga Clinica
Olá, um mesmo sintoma pode fazer parte de diferentes transtornos, desta forma apresentar o pensamento acelerado pode estar atrelado a um quadro de ansiedade, de depressão ou de outros quadros clínicos. Uma psicóloga ou psicólogo poderá fazer uma avaliação mais detalhada, pois é no conjunto de sintomas que um diagnóstico é definido.
O atendimento psicanalítico trata o mal-estar e o sofrimento em sua condição singular.
É uma forma de abordagem do humano tem particularidades e método clínico. A clínica psicanalítica é um conjunto de procedimentos exige diagnostica (sintoma), semiologia (signos) e etiologia (causa)
Contemporaneamente nos definimos e nos percebermos, através de ideais e construções sócio -históricas, categorizadas, e muitas vezes, de forma objectificável, imposta, repetida e também transmitida de forma desapercebida, mas não sem consequências.

Catalogação patologizante de sinais, sintomas e distúrbios (TOC, depressão, ansiedade, déficit de atenção, hiperatividade, estresse pós-traumático, somatização etc.) Faixa etária, fases da vida, gerações (criança, adultescente, terceira idade, y, x, boomers, nem-nens, millennials etc.); cor de pele, raça, etnia; anatomia, identidade de gênero, orientação afetiva (cis, trans, hétero, homo etc.); papéis familiares, profissionais e culturais (casais, pais, separados, mães, filhos, gestantes, puérperas, adotados, empresários, aposentados, desempregados etc.) ; diagnósticos biofísicos, intelectuais, comportamentais.

Essas categorizações falham ao não levar em conta a particularidade da vivência pessoal diante dos acontecimentos da vida.

Todavia, cada termo possui um conjunto de características próprias que o qualifica e nos identifica, constitui-nos, dão-nos lugar. O que torna possível definir previamente o público a quem se destina nossos serviços, e delimitar assim especializações psicoterapêuticas e especificações para a efetivação de políticas públicas e outros fins.

Lembrando, a psicanálise privilegia o encontro, no um a um e a cada sessão de análise. Sem a necessidade de ter um nome, uma descrição para legitimar, acolher e tratar o sofrimento. Leva em conta as narrativas de cada sujeito, sem medidas normatizadas as quais se adequar.
Atendimento a pacientes com: Depressão; Estresse; Ansiedades; isolamento; dificuldades de relacionamento; medos; fobias; síndrome do pânico; transtorno afetivo bipolar; transtorno obsessivo-compulsivo; transtornos alimentares, entre outros diagnósticos descritos pelo CID 10 – Classificação Estatística Internacional de Doenças. Levando em conta uma experiência de cura , calcada em uma confrontação com a verdade do sujeito, que não se define apenas pelo comportamento objetificável, mas pela relação que o sujeito estabelece com aquilo.

O sintoma tem relação com nossa vida, nossa família e nossa cultura. Respeitar o sintoma até que o sujeito não precise mais disso, e possa estar com o outro e reconhecer seu desejo de outra maneira
Prezada cliente, bom dia! A síndrome do pensamento acelerado pode ocorrer de forma constante ou intermitente, ou seja, poderá estar associada à transtornos de ansiedade, ou disparada por algum acontecimento ou situação que você esteja passando. Veja, trabalho acompanhando esse fluxo de pensamento acelerado, buscando, junto ao cliente, trazer o significado e sentido desses pensamentos. Já pensou em fazer psicoterapia? A psicoterapia é uma estratégia de atendimento psicológico, que favorece a facilitação entre os sintomas apresentados pelo cliente, apoiando sua melhor qualidade de vida, apesar dos sintomas, singulares a cada pessoa. Estou à disposição! Agradeço pela pergunta! Abraço.
Olá! A Síndrome do pensamento acelerado está relacionada aos sintomas de: insatisfação, sofrimento por antecipação, mente inquieta, agitação, dor de cabeça, transtorno de sono, irritabilidade e impaciência. Estes sintomas estão diretamente relacionados com o estilo de vida da pessoa e alguns excessos de: atividades, informação, trabalho, preocupação, cobranças, uso de celular e computador. Já a depressão apresenta sintomas de insatisfação e tristeza continuamente, por exemplo: você tem tudo o que sempre quis e ainda sente uma tristeza profunda.
Minha sugestão é iniciar a Psicoterapia para compreender tudo aquilo que tem lhe incomodado, sem se preocupar com diagnósticos de uma ou outra, mas sim, tendo em vista seu bem-estar e felicidade.
Síndrome do pensamento acelerado é um estado mental que potencializa e alimenta um emaranhado de ideias de maneira constante e antecipada sobre tudo de catastrófico que pode nem acontecer. O que gera fadiga, irritação, déficit de concentração, memória, oscilação de humor. Sintomas que podem confundir com os da depressão. Por isso a necessidade em procurar um profissional para compreender o que e como esses sintomas agem e desenvolvem para tratar e viver de forma mais funcional.
A SÍNDROME DO PENSAMENTO ACELERADO é um sintoma defendido por uma autor ilustre, e tem como característica e causa a ansiedade. coma psicoterapia com certeza pode se encontrar alivio e aprender a lidar com ela. Se seu cérebro aprendeu a pensar de forma acelerada é porque el também pode reaprender a pensa r de forma leve e tranquila.
boa tarde! o pensamento acelerado é um dos sintomas gerado pela ansiedade e causa prejuízo e sofrimento. você poderá se beneficiar de um acompanhamento psicológico. estou a disposição para ajuda-la.