Gostaria de saber qual especialista procurar para ajuda meu pai? Ele emagreceu 12 quilos e afirma que

11 respostas
Gostaria de saber qual especialista procurar para ajuda meu pai? Ele emagreceu 12 quilos e afirma que quando come a comida pesa a sua cabeça. Utiliza o aparelho de medir pressão de minuto a minuto, chora, está ansioso e diz ter uma doença muito grave.
Penso q deve procurar um psiquiatra. A perda de peso pode ser um sinal de depressão, além do mesmo poder averiguar os sintomas ansiosos. Acho um acompanhamento clínico fundamental para investigar causas orgânicas (por ex, câncer, hipo ou hiertireoidismo etc).

Olá, bom dia.

Penso que você deva consultar um psiquiatra para a primeira avaliação do seu pai. Caso o médico perceba que deve ser encaminhado para outra área médica ele fará isso.
Antes de pensar que o seu pai possa ter algum transtorno mental, é importante consultar um clínico geral para descartar a possibilidade de algum doença física.
O emagrecimento de 12 kilos é um sintoma significativo e está presente em muitas doenças graves.
Apesar de ele ter sintomas ansiosos, é fundamental a investigação de alguma doença física. Muitas vezes o paciente possui tanto uma doença física como um transtorno mental ao mesmo tempo. Nesse caso o tratamento pode envolver o clínico geral e o psiquiatra em cooperação.
O ideal é fazer um acompanhamento conjunto. O que você falou sobre o que está acontecendo com o seu pai é um sintoma que impede a fluidez da libido ou pulsão de vida, o interessante é que faça um acompanhamento tanto com o psicólogo quanto com um psiquiatra. Se for feito o acompanhamento apenas com o psiquiatra o remédio mascarará o que de fato está elaborando o sintoma e o levando a esse sofrimento.
Bom dia. Seu pai precisa passar em primeiro lugar por uma avaliação com o médico psiquiatra. Caso ele perceba a necessidade de avaliação com outras especialidades médicas ele fará a indicação. Em posse do diagnóstico, caso seja Depressão, é indicado o tratamento conjunto: Psiquiatra (para indicação e acompanhamento da medicação) e Psicólogo (para psicoterapia). Dependendo a idade do seu pai, toda a família precisará passar por orientação psicoeducacional com os profissionais para poder auxilia-lo durante o tratamento. Abraço.
Pelo que você relatou ele pode estar muito ansioso por algum motivo, talvez por algo que estaria acontecendo em sua vida nesse momento, ou algo com que não lidou bem no passado, mesmo assim, seria interessante leva-lo ao médico primeiramente e descartar qualquer possibilidade de doença física, e então encaminha-lo a um psicologo fazer uma avaliação do que realmente poderia estar incomodando.
Att,
A princípio seria interessante consultar um clínico geral para uma avaliação! Penso que seja mais prudente, se ele acreditar necessário irá encaminhar a um psiquiatra ou outro especialista!
Nem sempre esses sintomas querem dizer que existe um transtorno emocional envolvido! É preciso ter prudência! E caso seja emocional, não ficar somente usando medicação e esperando os sintomas desaparecerem, é sempre importante fazer psicoterapia em conjunto com o uso de medicamentos!
Att.
Olá. Antes de qualquer coisa procure um clínico geral ou geriatra que possa fazer e pedir diversos exames ao seu pai, a fim de pesquisar qualquer doença física num primeiro momento. Feito isso, pense em procurar um profissional da área psi, como psicanalista ou psiquiatra, ou ambos. Este irá tentar compreender as motivações de seu pai em tanta preocupação consigo mesmo em sua velhice, quando isso começou e quais são os seus medos. É muito interessante a psicoterapia em idosos, a fim de melhorar a qualidade de vida deles em fase tão difícil.
Concordo com o colega que disse que tem que passar primeiro por um clínico. Muitas doenças graves apresentam este tipo de quadro clínico. É préciso avaliar os exames do seu pai para depois pensar em diagnóstico e tratamento. Se for descartada qualquer enfermidade física, então procure uma avaliação de um psiquiatra.
Boa sorte
Olá, sugiro que passe o seu pai por um médico clínico geral, para que primeiramente seja avaliada a hipótese de doença física. Se nada for detectado, procure um psiquiatra.
Seu pai pode estar com quadro intenso de ansiedade , que pode levá-lo a não comer direito. Mas isso só pode ser realmente avaliado por um psiquiatra primeiro e por um médico para descartar o fisiológico também.
Abraços, Adriana.