Gostaria de saber qual especialista procurar. Meu filho tem 16 anos, muito tímido, dificuldade de socialização,

15 respostas
Gostaria de saber qual especialista procurar. Meu filho tem 16 anos, muito tímido, dificuldade de socialização, atrapalhado para fazer as suas obrigações, desligado e compulsivo em alguns movimentos, tipo alimentar-se, lavar as mãos, andar pela casa sem ter uma direção concreta.
Prezado, sugiro que busque ajuda para seu filho tanto com psicólogo(a) como com psiquiatra. Os sintomas relatados merecem muita atenção e cuidado.
A psicoterapia certamente será benéfica para o seu filho.
Já a avaliação psiquiátrica irá permitir o estabelecimento de diagnóstico (se houver) e avaliação da necessidade de outras formas de tratamento além da psicoterapia, como por exemplo tratamento medicamentoso.

Olá, concordo com o especialista, seria importante você procurar um psicólogo para fazer uma avaliação e um psiquiatra. Abraços.
Seu filho está em um período de transição importante. Esse andar sem direção, mais do que um jeito atrapalhado, sinaliza algo que é bem característico da idade, mas que na maioria das vezes está sob a capa de ter tudo sob controle.
Você, que é uma mãe atenciosa, percebeu isso, e pode ajudar muito. Procure um psicanalista pro seu filho. Alguém em quem ele confie se sinta confortável para dividir o que vc narra.
Este período é muito importante para que seja tratado simplesmente com medicamentos. sE ele está em crise, melhor olhar ela de frente do que tentar escamoteá-la, ou esta tentativa poderá durar anos, décadas, ou toda uma vida.
Olá! Pelo pouco que descreveu pode ser interessante buscar um/a psicólogo/a. Primeiramente, é importante conversar com seu filho sobre as dificuldades que está passando e sugerir um auxílio de tais profissionais. Com a psicoterapia estes comportamentos compulsivos podem ser revistos e novos caminhos poderão surgir, provocando uma mudança de postura frente aos determinados problemas pelo qual está passando.
Olá, em sua fala identifico alguns pontos a serem investigados:
1) o filho, um conflito (tímido, atrapalhado, algo do comer de mais, do andar sem direção concreta... - sempre importante avaliar na escola, na interação com outras pessoas se estes sintomas aparecem ou se é seletivo de um determinado contexto relacional).
2) ansiedade nos sintomas apresentados por seu filho e em sua forma de relatar. Uma escuta familiar poderia ser esclarecedora para a dinâmica e abrir novas formas de comunicação.
3) quando os comportamentos e emoções começam a ficar disfuncionais é momento de buscar informação e ajuda. Um psiquiatra pode avaliar, dimensionar os sintomas, diagnosticar ou afastar a hipótese. Um tratamento psicológico ou psicanalítico pode trabalhar a relação (do tempo, do corpo, da orientação, da timidez... do eu e do entorno). Acredito que ao buscar um profissional ele ajudará neste processo.
Abs! Betânia Tassis.
O primeiro passo é acolher seu filho a adolescência é uma fase de transição entre a infância e a vida adulta e pode acarretar sofrimento. Pergunte se ele tem interesse de buscar ajuda. Uma avaliação com psicólogo é importante. Caso haja necessidade este profissional irá encaminhar para um psiquiatra que irá fazer uma intervenção com medicação. No entanto, a grande maioria desses sintomas tem remissão apenas com a psicoterapia.
Essa descrição sucinta do seu filho não deve ser próximo da real vivência diária. Imagino que há muito coisa para ser compreendida.
De qualquer maneira, as características descritas são sinal de alerta.
O auxílio psicológico é fundamentel sempre, e deve vir em primeiro lugar, evitando a hiper medicalização desnecessária e até danosa.
No entanto, uma avaliação por um psiquiatra criterioso é ainda indispensavel nesse caso.
É muito importante que seu filho passe por um psiquiatra. Ele também precisa de um psicólogo Terapeuta Cognitivo Comportamental para ajudá-lo nessas dificuldades e no tratamento necessário. A parceria entre o psicólogo e o psiquiatra é essencial nesse caso.

Boa sorte
:)
De início, o primeiro passo é realmente procurar o(a) profissional psicólogo(a) para uma melhor orientação, tendo em vista o histórico e mais detalhes sobre o comportamento do seu filho. Hoje ele é um adolescente, mas fica no ar a dúvida sobre os comportamentos dele ao longo desses 16 anos. Se necessário, esse(a) profissional encaminhará seu filho para um tratamento complementar. Um abraço!
É óbvio que o que seu filho está passando causa muito sofrimento e angústia tanto para ele quanto para você que quer ajuda-lo. Então neste momento de incerteza, do que se deve fazer, a primeira opção é procurar ajuda psicológica, pois esse é o profissional que vai te ajudar a avaliar a situação de forma racional e clara para que você possa tomar as melhores decisões para ajudar seu filho. Nem sempre é fácil fazer com que um adolescente entenda que é bom pra ele aceitar ajuda, se este é o caso, vá você primeiro, que o psicologo (a) te ajudará com esse problema específico. Se esse não for o caso, ótimo! Vão os dois, e juntos com o profissional caminharam para busca das melhores e possíveis soluções. Essas soluções são as estratégias terapêuticas que vocês irão delimitar com o psicólogo (a) e este, se for preciso, irá direciona-los a outros profissionais, para uma melhor avaliação do caso, como um psiquiatra ou um neurologista. E procurar ajuda já é a melhor decisão que você tomou.
É importante procurarar um profissional e solicitar ajuda.Pelo seu relato o seu filho está passando por uma situação de sofrimento e necessita de ajuda. Os sintomas não surgem por acaso, surgem no lugar de alguma coisa que muitas vezes não está podendo ser simbolizada. Os sintomas são como mensagens cifradas que portam um dizer a ser revelado e isso pode se tornar accessível através da experiência psicanalítica. Se tiver oportunidade, procure um psicanalista ou um psicólogo na sua região.
Minha sugestão é que procure um psicólogo pra avaliar, as técnicas e manejos em habilidades socias trazem resultados bastante satisfatório.
Olá,
Seria muito válido vc procurar atendimento com um psicólogo. Este profissional inclusive, o ajudará a avaliar a necessidade de avaliação psiquiátrica e/ou outros profissionais.
Disponha!
Até mais
olá, lendo sua pergunta me deparei com a idade do seu filho, ele está na adolescência, e muitas coisas mudam na configuração familiar nessa fase do ciclo vital. Nesse pequeno texto, fica difícil de esclarecer muitas coisas, até porque temos poucas informações, mas, o profissional indicado é um psicólogo, e como seu filho é menor de idade, seria muito bom uma terapia de família, sistêmica, para compreender esses comportamentos.
Somos seres relacionais e a família é o nosso primeiro contato com o mundo e com a forma de lidarmos com as relações em geral.
Lendo seu relato, me deparei com a descrição de um real adolescente, dentro da sua peculiaridade...timidez, talvez com uma desorganização, mas nada patológico até aí... Quando você fala do compulsivo, me faz pensar que pode ser sintoma sim, mas precisa ser estudado o conjunto de fatores, como a vida dele, as condições de ambiente, família, entre outros. Muitas vezes o adolescente apresenta comportamentos diferentes de outras fases da vida, como reflexo de tantas mudanças que acontecem no corpo e na mente. Por esse motivo, considero que o melhor profissional para ajudá-los é um psicólogo, pois poderá entendê-lo e orientá-lo e lhe acolher como mãe.
Para que seu filho aceite e valorize essa ajuda, seria de bom tom conversar com ele antes, sobre a sua preocupação, mas com muita naturalidade, pois para tudo tem solução. A Gestalt terapia é uma linha da psicologia que olha o sujeito como um todo, pode agregar muito. Espero tê-la ajudado. Boa sorte!