Gostaria de saber qual é o melhor tratamento para tique nervoso crônico, no caso piscar muito os olhos. Aplicações

9 respostas
Gostaria de saber qual é o melhor tratamento para tique nervoso crônico, no caso piscar muito os olhos.
Aplicações de toxina butolínica pode resolver?
foi a orientação de um oftalmologista e de um neurologista.
A toxina botulíca é um tratamento sintomático interessante com poucos efeitos colaterais em pequenas regiões. Pode melhorar muito seu tique.
Dito isto, se voce deseja ir mais a fundo, deve investigar as origens dinâmicas e interiores que promovem o aparecimento e piora dos tiques. Isto pode ser obtido atraves de avaliação com profissionais qualificados em psicoterapia.
Vale ressaltar que a toxina botulínica tem um tempo de ação, e lentamente o músculo em questão volta a se contrair, ou seja, seu tique voltara.

a disposição

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A Toxina Botulínica pode resolver o sintoma de alguma forma. Mas a causa no entanto ficará encoberta.

É sempre importante investigar.
A Terapia pode ser uma grande auxiliadora.

Att
Dra. Sayonara Machado
Acho interessante procurar um psicólogo da linha Terapia Cognitivo-Comportamental e um psiquiatra para prescrever medicação( Antipsicótico típico, alfa-Adrenérgico, Topiramato). O tratamento com toxina botulínica é paliativo, temporário.
O melhor remédio é sempre investigar a causa.
Bom dia!
Estou de acordo com os colegas, acrescentando que na verdade a TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) dispõe de ferramentas para investigar a causa do sintoma e trabalhar para dessensibilização sistemática do mesmo.
Att,
Norma Góes.
Embora a aplicação da toxina botulínica possa ajudar na melhora do tique nervoso, ele provavelmente tem causas emocionais. Procure um psicólogo, ele poderá ajudá-lo a elaborar melhor essa questão.
Como tratamento não medicamentoso (com eficácia em estudos) indica-se psicoterapia comportamental, terapia de reversão de hábito.
Quando não há comorbidade, opta-se por antagonistas dopaminérgicos, como a pimozida (antipsicótico típico), ou risperidona (antipsicótico atípico)
Quando há comorbidade com TDAH, opta-se por um agonista alfa-adrenérgico, coo a clonidina.
Quando há comorbiade com obesidade, opta-se por topiramanto.
A injeção de toxina botulínica pode ser um recurso interessante, mas apenas como adjuvante e nunca como recurso principal.
Como neurobiólogo clínico, neuropsicólogo e psicoterapeuta, não acho o uso da toxina botulínica a melhor escolha para tiques nervosos. Primeiro, porque ela não resolve a causa do problema, apenas atenuando os tiques; segundo, porque o efeito é temporário, os tiques retornam; terceiro, porque é um tratamento doloroso. Seria a melhor opção SE não houvesse alternativas melhores, mas certas intervenções psicoterápicas costumam ter excelentes resultados, de modo que as injeções de botox não se justificam, exceto nos casos em que os tiques resistem a uma boa psicoterapia, especialmente a TCC e a Comportamental. Outra opção que traz boas respostas e que deveria ser experimentada ANTES de se tentar botox é a hipnose clínica.
Primeiro investigar se este problema não é de ordem neuronal.
Excluído qualquer patologia de ordem Biológica, então investigar se este transtorno não tem origem em processos inconscientes. Que podem ter sido gerado desde a infância.
Freu não recomendava a Hidroterapia por deslocar SINTOMAS. O simples ato do ser ouvido e falar pode gerar a cura.

Especialistas

Ruth Carvalho

Ruth Carvalho

Psicólogo

Jacareí

Maura Galaxe

Maura Galaxe

Psicólogo

Campos Dos Goytacazes

Maria Clara Crozariol Capellete

Maria Clara Crozariol Capellete

Psicólogo

Taubaté

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 75 perguntas sobre Terapia Cognitivo Comportamental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.