gostaria de saber qual é a melhor opção para uma avaliação sobre o espectro autista leve em adulto.

8 respostas
gostaria de saber qual é a melhor opção para uma avaliação sobre o espectro autista leve em adulto. E um especialista da área.
Olá
Um psiquiatra e/ou um psicólogo são profissionais capacitados para realizar esta avaliação e dar o diagnóstico correto.
ABS
Anelise Mira

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ola,
o diagnóstico de espectro autista pode, sim, ser feito em adultos, uma vez que ainda não há um preparo adequado de professores e pais para observar esses sinais precocemente.
O diagnóstico é realizado por uma avaliação clínica, sendo que o profissional com mais preparo para isso é o psiquiatra.
Para auxiliar no diagnostico clínico, além da anamnese cuidadosa, pode-se utilizar escalas validadas para espectro autista como o Autism Spectrum Rating Scales (ASRS), realizar-se exames clinicos para afastar outras patologias e solicitar-se um teste neuropsicológico, para avaliar funçoes de atenção, memória, inteligencia, planejamento, entre outras.
Tem algumas escalas que podem auxiliar o diagnóstico, mas o diagnóstico padrão de autismo é feito por anamnese e exame clínico realizado por psiquiatra especializado.
Para avaliação do Espectro Autista em Adulto concordo com os Dr. Marco Antonio Abud Torquato Jr. que sinaliza um investigação multidisciplinar com profissionais com espertise neste diagnóstico. Para auxiliar além das escalas e anamense detalhada, complementar com avaliação neuropsicológica para mensurar as funções cognitivas e ter mais assertividade no diagnóstico e prognóstico. Atenciosamente, Julia Sereicikas Loyola
O que a leva a pensar que esse adulto seja autista? Geralmente os diagnósticos são feitos mais cedo. Será que não seria melhor levá-lo a um psicanalista para algumas conversas?
As avaliações para diagnóstico de espectro autista costumam envolver psiquiatra, psicólogo e Neuropsicólogo. É comum que haja uma avaliação de cada um destes profissionais para chegar a uma diagnóstico mais exato. É muito importante realizar uma avaliação neuropsicológica que envolve avaliação detalhada das funções cognitivas, comportamento e aspecto emocionais.
Muitos autistas adultos não tiveram diagnósticos na infância, muitas vezes por falta de conhecimentos, já que os autistas até um tempo atrás, era intitulados muitas vezes apenas por características de autista graves, o que já se sabe hoje em dia, que não é apenas um grau e sintomas fechados que se enquadra no diagnóstico.
Mesmo na fase adulta para diagnosticar o autismo, é importante que a pessoa seja avaliada por um Psiquiatra e um Psicologo, para que possa encontrar um diagnostico através de testes e analise comportamental e o paciente ser orientado adequadamente sobre o tratamento indicado.
Olá,
Geralmente o autismo é diagnosticado na infância. Procurem ajuda de um bom psicólogo para compreenderem o que está acontecendo e encaminhá-lo aos profissionais capacitados para a questão levantada!
Disponha!
Abraços

Especialistas

Crystiane Melo

Crystiane Melo

Psicopedagogo

Campinas

Gisele Vieira da Silva

Gisele Vieira da Silva

Psicopedagogo

São Paulo

Patricia Nunes

Patricia Nunes

Psicopedagogo

Osasco

Andreia Erse

Andreia Erse

Terapeuta complementar

Pirassununga

Merusa Gollegã

Merusa Gollegã

Terapeuta complementar

Praia Grande

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 79 perguntas sobre Transtorno do Espectro Autista
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.