Gostaria de saber qual a melhor forma de falar para minha namorada que ela pode estar com depressão

10 respostas
Gostaria de saber qual a melhor forma de falar para minha namorada que ela pode estar com depressão e precisa de ajuda?
Olá! Acredito que cada casal tenha sua dinâmica própria e que não há um modo certo para abordar um tema tão delicado. Se você julga que sua namorada possa estar apresentando sinais de depressão é sempre bom lembrar que este julgamento está partindo da sua própria visão, e não a dela. Destacaria como um primeiro ponto a reflexão da motivação de tal julgamento e, em segundo, caso ela sentir a necessidade de ir a um psicólogo e falar sobre os seus sentimentos e o que a está incomodando, que ela tenha o seu suporte.
Espero ter ajudado e estou a disposição.

Sugiro fazer perguntas. Você está se sentindo diferente? Ou acentuar algo que antes não ocorria. Talvez esses questionamentos a façam se abrir ou mesmo perceber que algo está ocorrendo, e, uma vez identificada e aceita a depressão, se for isso mesmo, sugerir psicoterapia.
O diálogo entre o casal é muito importante para um relacionamento construtivo, e se de fato você está percebendo que a sua namorada está passando por problemas emocionais, é interessante você conversar com ela sobre este assunto, oferecendo ajuda para buscar a psicoterapia, que é muito eficaz nestes casos. Creio que não precisa usar a palavra "depressão", usando essa expressão você pode rotulá-la com um diagnóstico que apenas um profissional na área da saúde, como por exemplo, um médico ou um psicólogo, pode fazer.
Olá, você deve falar a verdade, colocando pontualmente os fatos que você percebe, principalmente os que estão relacionados a depressão. Depois incentiva a fazer uma avaliação com um profissional psiquiatra ou psicólogo.
Espero que ajude.
Olá! Acho que você poderia começar tentando acolher ao máximo a dor dela e mostrar que você a compreende. Procure saber o que tem feito ela ficar desta forma e mostre para ela que você está ao lado dela para apoiá-la e ajuda-la. Aos poucos comece dando a ideia dela procurar um psicólogo e se for o caso, procure um e acompanhe-a. É importante que ela se sinta acolhida neste momento difícil! Boa sorte pra vocês! Um abraço!
Olá! De acordo com sua pergunta, imagino duas coisas:

1º: que sua namorada é importante pra você,
2º: que você se preocupa com o bem estar dela.

O que você acha de iniciar uma conversa dizendo justamente isso? Todos nós, independente de estarmos em sofrimento ou não, gostamos de nos sentir valorizados e acolhidos. Quando nos sentimos assim, damos uma abertura maior para o outro dizer o que pensa e sente.

Ao notar essa abertura por parte dela, você pode dizer sobre as mudanças que tem percebido em seu comportamento e quais soluções seriam possíveis para que ela saia dessa situação (ex: procurar uma terapia).

Para finalizar, escute o que ela tem a dizer. Tenho certeza que ela vai se sentir muito bem ao notar que pode contar com você!
Converse com ela o que lhe leva a achar isso, se coloque a dispoaiçao e diga que vc acredita o que pode ajuda-la mas ela só ira procurar se quiser e quando eativer a fim.
Att.
Eduardo
Tudo começa com diálogo, algo positivo para um relacionamento saudável, você pode pontuar o que você tem percebido como traços de depressão na sua namorada com cuidado para não "diagnosticar" ela antes de um profissional, assim, minha sugestão é que você apoie ela a buscar ajuda de um profissional que poderá avaliar de fato o que pode estar acorrendo com a sua namorada.
Busque ajuda!
Abraços, Flavianne.

A melhor forma envolve a verdade com amor. Você nao sabe realmente o que lhe acontece, mas com certeza sabe que ela esta infeliz e deduz que muito do que ela sente e faz tem a ver com um estado deprimido. Logo você imagina que uma possível saída seja a ajuda de um profissional da área da saude mental. Psicologo e/ou psicanalista. Ela precisa cuidar de si, e logo poderá se preocupar com os demais.
Olá, pense na possibilidade de dizer a sua namorada que vc esta preocupado com ela e entende que ela pode fazer uma avaliação com um profissional psicologo ou psiquiatra para saber se tem depressão. Espero ter ajudado.