Gostaria de saber qual a diferença prática entre a desvenlafaxina e atomoxetina no tratamento de TDA

3 respostas
Gostaria de saber qual a diferença prática entre a desvenlafaxina e atomoxetina no tratamento de TDAH. Pesquisando, parece que o mecanismo dos dois é parecido, mas cada um tem uma indicação terapêutica diferente.
Além do fato de que os mecanismos de ação popularizados pelo Dr Google estão muito longe da real complexidade dos mesmos, no cérebro, no caso destas medicações ninguém diz que têm mecanismos de ação parecidos, pois a desvenlafaxina é classificada como inibidor de recaptura de noradrenalina e serotonina, enquanto a atomoxetina é classificada como uma droga inibidora seletiva de recaptura de noradrenalina (secudarianente, aumenta a disponibilidade de dopamina). As drogas consideradas úteis e aprovadas como tratamentos de primeira linha no transtorno de déficit de atenção-hiperatividade (TDAH) têm predominância de ação noradrenérgica e, secundariamente, dopaminérgica - justamente o caso da atomoxetina, mas não da desvenlafaxina.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia!A desvenlafaxina e a atomoxetina são medicamentos com mecanismos de ação que envolvem a neurotransmissão, mas são utilizados para diferentes condições psiquiátricas e têm perfis de ação distintos.
*Atomoxetina*: É um inibidor seletivo da recaptação de norepinefrina, especificamente aprovado para o tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças, adolescentes e adultos. A atomoxetina atua aumentando os níveis de norepinefrina no cérebro, o que ajuda a melhorar a atenção, a concentração e a impulsividade em pessoas com TDAH. Não é um estimulante, o que a torna uma opção para pacientes que não podem usar estimulantes ou que têm histórico de abuso de substâncias.
*Desvenlafaxina*: É um inibidor da recaptação de serotonina e norepinefrina (SNRI), usado principalmente para tratar transtornos de depressão maior e ansiedade. A desvenlafaxina ajuda a regular os níveis de serotonina e norepinefrina no cérebro, o que pode melhorar o humor, a ansiedade e a energia. Embora também afete a norepinefrina, a desvenlafaxina não é comumente usada para TDAH.
A escolha entre esses medicamentos depende do diagnóstico principal do paciente e das necessidades específicas de tratamento. A atomoxetina é preferida para TDAH devido à sua eficácia e perfil de segurança nessa condição, enquanto a desvenlafaxina é escolhida para tratar sintomas depressivos e de ansiedade.
Mas, porem a avaliação medica é sempre importante. o DR GOOGLE não consegue detalhes e pontos importantes para tal diferenciação.
Estou a disposição.
A atomoxetina é especificamente aprovada para tratar o TDAH porque aumenta os níveis de noradrenalina e dopamina, que são essenciais para melhorar a atenção, o controle do comportamento e a impulsividade. Isso faz dela a melhor escolha para o TDAH. Os estimulante também aumentam a dopamina, principalmente. Já a desvenlafaxina é um antidepressivo que também aumenta a noradrenalina, mas seu foco principal é na serotonina, outro neurotransmissor. Embora seja eficaz para tratar a depressão, a desvenlafaxina não tem o mesmo efeito sobre a dopamina e, portanto, não é indicada para o tratamento do TDAH.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.