Gostaria de saber qual a diferença entre queilite actínica e esfoliativa. É que quando minha imunidade

3 respostas
Gostaria de saber qual a diferença entre queilite actínica e esfoliativa.
É que quando minha imunidade baixa meu lábio inferior resseca e descasca, às vezes eu acabo mexendo e sangra. Também sinto ele assado, como se eu tivesse comido algo muito salgado.
A queilite actinica é uma alteração pré- maligna comum do vermelhão do lábio inferior q resulta de uma exposição excessiva a luz solar. A queilite exfoliativa é a descamação persistente devido a produção excessiva de ceratina e comumente esta associada a trauma crônico secundario a hábitos. A função alterada da tireoide tb deve ser investigada, hipervitaminose A, candidíase crônica e alergias.

Queilite actínica é uma alteração um processo inflamatório nos lábios devido a exposição a radiação solar ultra violeta, com maior incidência no lábio inferior. Pode se considerar uma condição de lesão cancerizável (com um potencial, mais não necessariamente)
Queilite esfoliativa é uma condição dermatológica(acomete pele e mucosa) incomum que ocorre principalmente em mulheres jovens e que afeta o vermelhão dos lábios. De etiologia (causas) desconhecida, é associada a períodos de estresse e ansiedade, como também a hábitos parafuncionais (mordedura) O seu reconhecimento (diagnóstico) e manejo constituem um desafio devido à semelhança clínica entre a queilite esfoliativa
A queilite actínica é uma inflamação do lábio inferior causada por exposição solar. De origem assintomática, pode apresentar uma gravidade maior do que representa (cancerizável).
A queilite esfoliativa também é uma inflamação dos lábios que pode ocorrer durante momentos de estresse e ansiedade. Pode estar relacionada ao hábito de morder e lamber repetidamente os lábios.
É importante a aplicação de protetor solar labial para pessoas expostas diariamente ao sol ou as que tem o hábito de morder ou lamber os lábios, já que a umidade favorecem os processos inflamatórios.

Espero ter ajudado.
Dra. Ariane Cristina Miranda