Gostaria de saber qual a diferença basicamente entre esquizofrenia e transtorno delirante Cid f-22?

5 respostas
Gostaria de saber qual a diferença basicamente entre esquizofrenia e transtorno delirante Cid f-22? Se o Cid f-22 pode causar agressividade e atrapalhar o raciocínio? Em caso de negativo em qual quadro eu poderia estar.
Olá!
Você tem toda razão na dúvida pois são quadro muito parecidos. Em apertada síntese, e sem me deter nos pormenores da psicopatologia, na Esquizofrenia os sintomas preponderantes são atividades delirantes, com base alucinatória, em que as sensopercepção está alterada, sobretudo no pensamento (eco, difusão, imposição, roubo, etc)

Já no transtorno delirante (F22 - CID10), tem-se única e exclusivamente os delírios, sem a ocorrência de alucinações.

Entretanto muitas vezes o transtorno delirante é temporário, e na verdade é a abertura de um transtorno esquizofrênico.

Então é muito importante acompanhar o quadro ao longo do tempo. Faça isso com um profissional qualificado, preferencialmente titulado pela ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).

Atenciosamente.

Geralmente o transtorno delirante vai ser caracterizado por uma crença de que algo possível de ocorrer está acontecendo mesmo que não haja justificativas ou que haja argumentos em contrário. Na esquizofrenia, não necessariamente a crença é em relação a algo possível de ocorrer, e há outros concomitantes como pensamento ou comportamentos incoerentes e prejuízos na linguagem, socialização ou motivação. Ambos podem interferir na vida diária, ambos podem comprometer raciocínio seja por comprometimento neurológico seja por simples comprometimento da atenção secundário a fatores psicológicos, e ambos podem se parecer tanto que é difícil por vezes definir o diagnóstico entre eles; de fato, há chance não insignificante de que um paciente inicialmente diagnosticado com transtorno delirante depois feche critérios para esquizofrenia.
Bom dia.
Respondendo às suas perguntas:
1) O Transtorno Delirante possui menos sintomas do que a esquizofrenia.
2) O Transtorno Delirante pode causar agressividade e atrapalhar o raciocínio, dependendo da gravidade dos sintomas.
3) Para saber se você está ou não com alguma dessas doenças, você deve marcar uma consulta e coversar com um psiquiatra pessoalmente.

Atenciosamente.
Faça também uma avaliação Neuropsicologica para uma investigação critérios e das funções Cognitivas e um processo psicoterápico para ajudá-lo no comportamento e na qualidade de vida.
Atenciosamente
Entendo que queira buscar resposta, até no sentido de diminuir sua ansiedade, A Esquizofrenia é um distúrbio psíquico que faz com que a pessoa perca a noção da realidade, não tem cura, o comportamento social fica prejudicado, ocorre a incapacidade em distinguir entre o real e o não real. Os sintomas podem ser, delírios, pensamentos confusos, etc....já o transtorno delirante se distingue da Esquizofrenia pela presença de delírios sem outros sintomas da Esquizofrenia. Os delírios não são bizarros, caracterizam-se por fatos que poderiam acontecer. O Transtorno delirante é menos comum do que a Esquizofrenia, seu início pode ocorrer na metade ou no final da vida, o funcionamento psicossocial não é tão prejudicado.
Sugiro que você busque um profissional, para que possa lhe dar um diagnóstico e seguir com o tratamento.
Impossível lhe dar qualquer diagnóstico por aqui.
Espero que lhe tenha ajudado, estou a disposição.
Abraço