Gostaria de saber quais são os exames necessários para acompanhamento e de rotina após histerectomia
2
respostas
Gostaria de saber quais são os exames necessários para acompanhamento e de rotina após histerectomia total e radioterapia em virtude de câncer de endométrio. Preventivo e ultrassonografia transvaginal devem continuar sendo realizados? E com que frequência? Há exames mais adequados ao controle?
A solicitação dos exames de seguimento após o tratamento do câncer de endométrio é controverso na literatura médica. A realização dos exames deve se basear principalmente nos sintomas da paciente e no estadiamento. Pacientes tratadas de tumores iniciais podem ser acompanhadas apenas com exame físico e ginecológico se assintomáticas já que a chance de recidiva é baixa. Já aquelas tratadas de tumores mais avançados merecem exames de tomografia a cada 6 meses nos primeiros 2 anos. As pacientes sempre dever retornar no cirurgião a cada 3-4 meses nos primeirs 2 anos e a cada 6 meses de 3 a 5 anos e sempre investigar se apresentam dor, sangramento, perda de peso,etc..
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Segundo NCCN (National Comprehensive Cancer Network), pacientes com estadiamentos I e II tem uma recorrência de aproximadamente 15% dentro dos primeiros 3 anos e até 70% de esses pacientes apresentam sintomas... Sangramento vaginal ou retal, diminuição de apetite, perda de peso, dor pélvica, tosse, dispnéia. São sintomas que devem ser prontamente avaliados. E só após avaliação, se for necessário poderá ser solicitado exames de imagens complementares.
Significa que somando os sintomas e um bom exame clínico são suficientes na maioria dos casos.
Já se o estádio foi III/IV se recomenda Tomografia de tórax abdome e pelve a cada 6 meses nos primeiros 3 anos e anualmente os 2 anos seguintes.
O seu cirurgiao oncologico poderá esclarecer melhor essas dúvidas.
Espero ter ajudado.
Significa que somando os sintomas e um bom exame clínico são suficientes na maioria dos casos.
Já se o estádio foi III/IV se recomenda Tomografia de tórax abdome e pelve a cada 6 meses nos primeiros 3 anos e anualmente os 2 anos seguintes.
O seu cirurgiao oncologico poderá esclarecer melhor essas dúvidas.
Espero ter ajudado.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tenho 41 anos e estou tratando câncer de mama. Atualmente estou fazendo terapia alvo com herceptin e hormonioterapia com tamoxifeno há 3 meses. Fiz um transvaginal e deu espessamento endométrio de 12 mm. Essa alteração pode ser devida ao tratamento? Se eu levar esse resultado na oncologista, ela saberá…
- Bom Dia! Tenho 58 anos, estou na menopausa a 3/4 anos e apresentei sangramento com corrimento amarelado, esbranquiçado sem cheiro. Na ultima revisão, meu endométrio estava medindo 5mm e o medo é o diagnóstico de câncer. Qual a chance de não ser e se for, como saber se deu metástase? Obrigada.
- Fiz exame transvaginal e no laudo consta : Endométrio heterogêneo e expressado Dentre os diagnósticos diferenciais, podemos incluir: Atrofia cistica do endométrio Adenocarcinoma
- tomo ciclo 21 há 12 anos fiz transvaginal e deu espessamento endometrial 7,5 mm a ginecologista indicou fazer biópsia do endométrio. Pergunta, senão for câncer do endométrio posso continuar a colocar adesivo Evra? A mama está normal, sem nenhum problema. Não sou obesa Não tenho hipertensão Faço exercícios…
- Bom dia! Tenho 46 e semana passada fiz o exame de histeroscopia por conta de um sacramento anormal q estou tendo ha mais ou menos uns 2 meses. Acabei de pegar o resultado que conclui que o endometrio tem formação amorfa endometrial + espessamento endometrial em criptas com atípia. Resultado da biópsia…
- Meu preventivo sugere ADENOCARCINOMA ENDOMETRIAL, qual a possibilidade da biópsia não acusar câncer? Ou já pelo preventivo já pode dizer que tenho câncer?
- Tenho 59 anos, meu US transvaginal deu endometrio com espessura de 0,86cm de aspecto heterogêneo, nódulo hipoecóico na parede corporal esquerdoa, híbrido dubmucos/subseroso (FICO tipo 2-5), medindo 4,5x3,7x4,0 cm vol.34,6 cm³. Ovário dir.2,3x1,3x1,5cm com vol.2,3cm³. O parênquima tem ecotexturs homogênea.…
- Tenho 49 anos . ultrassom apresentou espessamento do endométrio e miomas já não menstruo há 6 meses .mas tenho muita prisão de ventre.e as vezes sangue nas fezes.minha irmã morreu com câncer do endométrio.Qual seria o procedimento correto pra me tratar?
- Qual a causa para o cancer de endometrio em jovens de 37 anos, e tem cura?
- Bom dia fiz um Histerectomia em 2012 e agora precisei fazer uma tomografia de pelve e no resultado deu "útero com topografia e dimensões normais", isso é possível?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 24 perguntas sobre Câncer do endométrio
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.