Gostaria de saber quais alterações no organismo evitam que remédios psicotrópicos sejam absorvidos.

5 respostas
Gostaria de saber quais alterações no organismo evitam que remédios psicotrópicos sejam absorvidos. É possível que a barreira hematoencefálica do indivíduo seja alterada e impeça a absorção dos remédios? Existe outra possibilidade para os remédios não fazerem efeito mesmo em doses altas?
Concordo com D. Fábio, depende muito do metabolismo de cada indivíduo para a dosagem do medicamento atuar no organismo. Procure ajuda psicoterápica que irá auxiliar para sua ansiedade e as questões hormonais. Juntos ampliarão sua consciência e a busca do equilíbrio.
Át.
Mônica!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
As medicações psicotrópicas em sua maioria são metabolizadas no fígado. É preciso ter um bom fígado funcionante para uma eficiente metabolização. Além disso, há um teste de genotipagem referente à ação dos psicofármacos no organismo que pode ser feito para detectar resistência a alguns psicotrópicos. Abraço!
Sim, existe possibilidade das medicações psicoativas não fazerem efeitos em doses altas.

Isso se deve a variabilidade individual na resposta ao medicamento, que pode ser atribuída a múltiplos fatores tais como: idade, gênero, massa corpórea, funcionamento renal e hepático, interação medicamentosa, natureza da doença, fatores genéticos e ambientais.
Mas falando da questão genética, a variabilidade genética em um grupo de genes da família do Citocromo P450 (CYP450) pode ser o motivo. Enzimas codificadas por esses genes tem um papel fundamental no metabolismo de muitos medicamentos psicoativos. Esses genes podem ser expressos em vários fenótipos. Um desses fenótipos é chamado de "Metabolizadores Ultrarrápidos". Nessas pessoas, o medicamento é inativado e eliminado tão rapidamente que, em doses normais, praticamente não tem tempo de exercer o seu efeito completo. Nessa categoria estão muitos indivíduos que não melhoram com nenhum medicamento em doses convencionais.
Respeitosamente,
Costumo dizer aos meus pacientes que as medicações psicotrópicas atuam de forma diferente daquelas "comuns" (utilizadas para dor, gripes e resfriados, alergias, por exemplo), pois elas só vem a, de fato, fazer efeito, depois de um certo tempo em que o paciente vem fazendo uso dela. Além disso, existem os fatores apresentados pelos colegas acima, além da ansiedade do paciente para que sua problemática seja resolvida. Particularmente para a questão da insônia, considero relevante e eficaz, além, é claro da própria medicação, a utilização de terapias alternativas como exercício de respiração e relaxamento, mentalização criativa, prática de esportes, orientação alimentar. Você pode procurar um psicólogo para estabelecer um plano de trabalho para o enfrentamento da insônia nesses diversos âmbitos.
Sua pergunta é muito ampla!
Existem diversos fatores que podem afetar a reposta de um medicamento.
Aí entra em questão se vc tem alguma doença, interações medicamentosas, genética, tempo de uso levando a tolerância farmacológica, ...
Cada caso deve ser avaliado individualmente.
Converse com seu médico.

Especialistas

Carolina Moreira Feijó

Carolina Moreira Feijó

Geriatra

Fortaleza

Arthur Antonino da Silva Nunes

Arthur Antonino da Silva Nunes

Médico de família

São Paulo

Oton De Paula

Oton De Paula

Terapeuta complementar

Joinville

José Linhares

José Linhares

Médico de família

Porto Alegre

Agendar uma visita
Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Marcela Spinassé

Marcela Spinassé

Médico de família

Taubaté

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 221 perguntas sobre Insônia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.