Gostaria de saber,pq minha glicose em jejum, sempre dá um pouco acima de 100, mas a glicada da, 5.10

2 respostas
Gostaria de saber,pq minha glicose em jejum, sempre dá um pouco acima de 100, mas a glicada da, 5.10
Já fiz o teste do xarope e deu 91, depois das 2hs
Olá, tudo bem? Primeiramente prazer em conhecer você, é uma grande satisfação te ter por aqui e poder te auxiliar!

Glicia de jejum alterada com HbA1c denotam que provavelmente esse aumento glicemico vem de 3 meses pra cá, e o TOTG é indicado nesse caso.

Sugiro não fazer nada por conta própria e buscar ajuda de um endocrinologista para te auxiliar com medicamento/doses específicas para o caso (se necessário), até mesmo por Teleconsulta.

Espero ter ajudado, fico a disposição!

Atenciosamente,
Dr. André Mahmoud
lnsta: @andremahmoud.endocrino
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 400

Entender os resultados dos seus exames de glicose em jejum, hemoglobina glicada e teste de tolerância à glicose é fundamental para uma abordagem personalizada do seu bem-estar, especialmente sob a ótica da medicina integrativa. Quando observamos uma glicose em jejum ligeiramente acima de 100 mg/dL, mas uma hemoglobina glicada (HbA1c) de 5.10% e um teste de tolerância à glicose com resultado normal após 2 horas, estamos diante de um cenário que reflete a complexidade e a dinâmica do metabolismo da glicose no corpo.

A glicose em jejum um pouco elevada pode sinalizar uma dificuldade inicial do corpo em manter os níveis de glicose dentro da faixa normal em períodos de jejum. No entanto, a hemoglobina glicada dentro dos valores considerados normais sugere que, na média dos últimos meses, os níveis de glicose foram bem controlados. Isso, junto ao resultado normal do teste de tolerância à glicose, indica uma boa capacidade do seu corpo em gerenciar aumentos na glicose sanguínea após a ingestão de alimentos.

Essa aparente contradição entre os testes reflete a complexidade do controle da glicose no corpo e destaca a importância de uma abordagem holística para a saúde, como a praticada na medicina integrativa. Esta abordagem não se limita apenas a interpretar números de exames, mas também considera o estilo de vida, a alimentação, a atividade física e o manejo do estresse como fatores cruciais que influenciam o metabolismo da glicose.

Nesse contexto, entender como sua dieta afeta os níveis de glicose, optando por alimentos que causam um aumento mais lento e gradual na glicose sanguínea, pode ser um caminho. Da mesma forma, incorporar uma rotina regular de atividades físicas pode melhorar a capacidade do corpo de gerenciar a glicose. Além disso, estratégias para o manejo do estresse podem ajudar, visto que o estresse pode afetar negativamente o controle da glicose.

A medicina integrativa oferece uma visão abrangente, buscando não apenas tratar ou prevenir doenças, mas também promover um estado de bem-estar geral. Para alguém com seus resultados de exame, essa abordagem pode ser particularmente valiosa, oferecendo estratégias personalizadas que vão além da medicina convencional. Assim, é recomendável discutir esses aspectos com seu médico, que pode ajudar a integrar essas diversas abordagens em um plano de cuidado que seja mais eficaz e alinhado com suas necessidades e objetivos de saúde.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!