Gostaria de saber porque os nódulos benignos da tireóide crescem e se todo nódulo de tireoide tem
4
respostas
Gostaria de saber porque os nódulos benignos da tireóide crescem e se todo nódulo de tireoide tem que operar?
Não são todos os nódulos que crescem, assim como não são todos os nódulos que precisam ser operados. O exame de ultrassom para identificar as características do nódulo, assim como exames de sangue para determinar a funcionalidade (se produz muito hormônio ou não), são os exames iniciar na investigação, junto com uma história e um exame físico minucioso.
Atenciosamente,
Dr. Rodrigo Bomeny - Endocrinologista
Atenciosamente,
Dr. Rodrigo Bomeny - Endocrinologista
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Nem todos irão crescer, por isso é importante que tenha o acompanhamento de um especialista. E NÃO, não são todos os nódulos de tireóide que tem que operar.
Geralmente tanto os nódulos benignos quantos os malignos crescem com o tempo. Para indicar a cirurgia são avaliados os fatores que sugerem malignidade, tanto na história familiar, exame clínico, punçao aspirativa com agulha fina quanto no USG mostrando as características dos nódulos como microcalcificações, limites, vascularização, além da velocidade de crescimento do nódulo, por isso é importante o acompanhamento dos nódulos tireoideanos. Procure um especialista em cirurgia de cabeça e pescoço para maiores detalhes.
A presença de nódulos tireoidianos detectados através de ultra som de tireoide pode ser detectada em mais de 50% das pessoas e nem todo mundo precisa ser operado. Os nódulos devem avaliados cuidadosamente através de Ultrassom e exames de sangue que avaliem como esta o funcionamento da usa tireoide. De acordo com esses resultados avaliamos se sera necessária a realização de punção ou cintilografia. Após estes exames avaliamos se sera necessário algum tratamento com cirurgia ou apenas acompanhamento através de ultrassons inicialmente a cada 6 meses e exames de sangue.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Olá ! Fiz uma ultrassom da tireoide e constatou 2 nódulos de 1,0 cm com margens irregulares . O fato das margens serem irregulares torna mais preocupante ?
- Qual tipo de exame tenho que fazer para saber se é maligno ou não um nódulo que tenho na tireóide? Qual me dará mais precisão?
- Olá, a 3 meses atras fiz uma tomografia que constatou um nódulo calcificado com 0,3 cm ,agora repetir a tc com contraste e foi constatado a existência de 3 nódulos calcificado medindo até 0,7 cm, ou seja de uma tc pra outra aumentou quantidade de nódulos e o tamanho, esse resultado possa ser considerado…
- Bom dia, gostaria de saber pra que serve radioblasao de nódulo tiroidiano
- Boa tarde! Meu filho vai completar 3 anos em abril e recentemente foi diagnosticado com um nódulo na tireóide. Nódulo sólido hipoecogênico,de contornos regulares com 0,5×0,3×0,3 cm,com focos ecogênicos centrais. Mais largo que alto. Devo procurar qual especialista? Endocrinologista? Cirurgião de cabeça…
- isto apareceu no meu exame: Presença de um nódulo sólido hipoecóico, de contornos regulares, localizado no terço inferior do lobodireito, medindo 0,4 x 0,3 x 0,4 cm. Ao Doppler a vascularização é predominantemente periférica.TIRADS 4. As chances de ser maligno são altas? se sim o tratamento acredita…
- quais os sinais de agressividade de um câncer de tireoide? tenho diagnostico de um bethesda V, existem exames para descartar os tipos como o carcinoma anaplásico de tireoide ou o medular?
- Boa tarde quando tem nódulo na tireóide com 3,3 cm é preciso fazer tratamento?
- Meu filho tem 5 anos e tem um caroço no pescoço fiz uma utrassom com dopper e deu Linfonodomegalia na cervical indeterminada O que deve fazer .
- Tenho hipertiroidismo ,posso usar henê no cabelo ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 101 perguntas sobre Nódulo da glândula tireóide
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.