Gostaria de saber porque o carbonato de lítio afeta a tireoide e por que tem que dosar no sangue qua

3 respostas
Gostaria de saber porque o carbonato de lítio afeta a tireoide e por que tem que dosar no sangue quando usa .
Ola, sim o carbono de lítio pode causar alterações na glândula tireóide, em até 25 porcento dos casos em média, entre essas alterações esta o hipotireoidismo. Mas isso ocorre mais no caso do uso prolongado da medicação, por isso seu psiquiatra irá solicitar exames de função tireoideana assim como outros exames de sangue como a dosagem do litio, chamada litemia, a fim de detectar precocemente possíveis alterações causadas pela medicação assim como para manter a concentração da droga no sangue dentro do intervalo terapêutico, ou seja, o nível do litio no seu sangue deve ser monitorado para evitar excesso ( intoxicação) ou insuficiência oque acaba por comprometer o efeito terapêutico. Trata se de uma medicação ainda muito usada e com diversos benefícios ao paciente a depender da patologia tratada e seu médico irá medir o risco benefício do uso dessa medicação, assim como monitorar possíveis efeitos colaterais, por isso o acompanhamento médico se faz extremamente importante. Att

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Óima pergunta!
O carbonato de lítio pode inibir a captação de iodo pela tireóide, isso pode reduzir a produção de hormônios tireoidianos.
É importante a dosagem de litio no sangue, pois a quantidade dele para trazer benefícios é bem próxima dele fazer mal a saúde.
O carbonato de lítio é tóxico pela tireóide porque ela influência várias etapas da formação do hormônio tireóideano. Deve-se dosar o lítio porque existe o que chamamos de "faixa terapêutica", que é a quantidade exata do litio que deve ficar circulando no sangue.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 312 perguntas sobre Carbolitium
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.