Gostaria de saber porque meu metabolismo deu alto 1461,6, sendo que no APP de impedância o valor de

5 respostas
Gostaria de saber porque meu metabolismo deu alto 1461,6, sendo que no APP de impedância o valor de referencia para ser saudável é1228,5?
Porque qual é alto é ruim, não seria melhor porque poderia comer mais? e o que fazer para baixar?
Todos essas valores de Taxa Metabólica e Gasto calórico são um pouco mais complexos para considerar puramente o número que está dando de resultado no aparelho de bioimpedância. Além disso a própria bioimpedância tem variações bruscas em suas medições. Para isso o acompanhamento constante com o mesmo nutricionista no mesmo aparelho pode ajudar para que esses dados possam ser considerados com mais segurança. E por fim, a interpretação desses dados pelo profissional nutricionista é o que mais conta de fato para diagnóstico e planejamento de metas.

Existem várias formas de chegar ao valor da Taxa Metabólica Basal (TMB), o "padrão ouro" (método com maior precisão) é a Calorimetria Indireta (equipamento que mede a taxa de utilização dos substratos energéticos a partir da respiração). Outros métodos para medir a TMB consistem na aplicação de equações preditivas que utilizam dados de peso, altura, idade, sexo entre outros. Por isso é possível observar diferenças entre esses valores a depender do método de cálculo. O nutricionista entra em cena para escolher a equação mais adequada para o perfil do paciente. Não há problema em possuir um metabolismo mais ativo ou "alto", desde que isso não signifique a presença de algum distúrbio metabólico que altere a TMB, porém a avaliação da Taxa Metabólica Basal não é um teste especifico para avaliar a presença desse tipo de complicação.
Aplicativos e balanças costumam dar um valor para taxa metabólica basal (TMB) através de um equação programada de fábrica que não considera individualidades, logo esse número costuma ser incorreto e muitas vezes não condiz com a realidade do paciente. Não existe mais saudável ou menos saudável se a sua TMB der maior ou menor, só representa o seu gasto energético em repouso, isso sem considerar as suas atividades diárias que fazem esse número aumentar. Logo, se ele for maior ou menor o que vai implicar é na quantidade de calorias que você tem que comer sem perder ou ganhar peso. Esses números são necessários para um nutricionista fazer uma boa prescrição dietética baseada na sua rotina e objetivo. Espero ter ajudado, abraços!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 240
Complementando os demais colegas, a taxa metabólica basal varia de indivíduo para indivíduo, e a composição corporal influência bastante. Exemplo: uma pessoa que tem um alto índice de massa magra obterá uma taxa metabólica basal alta pois os músculos apresentam grande atividade celular e por isso requerem muita energia.
Por isso a necessidade em buscar um profissional que possa calcular e te orientar de forma correta!
Beijos da sua nutri Caroline Anholeto!
O valor que você mencionou (1461,6) parece ser relacionado à medição do metabolismo basal ou taxa metabólica basal (TMB). A taxa metabólica basal é a quantidade mínima de energia que o corpo necessita em repouso para manter as funções vitais, como respiração e circulação sanguínea.

É importante esclarecer que diferentes métodos de medição podem fornecer valores ligeiramente diferentes para a taxa metabólica basal, e a precisão dessas medições pode variar. Os valores de referência também podem ser diferentes entre diferentes métodos ou aplicativos.

Em termos gerais, ter uma taxa metabólica basal mais alta não é necessariamente ruim. Na verdade, um metabolismo mais rápido pode significar que seu corpo queima mais calorias em repouso, o que pode ser benéfico para o controle do peso. No entanto, é fundamental avaliar a saúde global e não apenas um único número isolado.

Se você está preocupado com o valor que obteve e quer entender melhor ou tentar ajustá-lo, considere as seguintes orientações:

Confirmação da Medição: Certifique-se de que a medição foi feita corretamente e que o dispositivo utilizado para aferir a taxa metabólica basal é confiável. Às vezes, fatores como a hidratação, o estado emocional e outros podem influenciar os resultados.

Avaliação Global da Saúde: Além do metabolismo basal, é importante avaliar outros aspectos da saúde, como composição corporal, níveis de atividade física, qualidade da dieta, saúde metabólica e bem-estar geral.

Consulta Profissional: Se você estiver preocupado com o valor obtido ou se tiver interesse em otimizar sua saúde e bem-estar, considere consultar um profissional de saúde, como um nutricionista ou um médico. Eles podem fornecer uma avaliação abrangente e orientações personalizadas com base em suas necessidades individuais.

Estilo de Vida Saudável: Manter um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta balanceada, atividade física regular, sono adequado e gestão do estresse, pode contribuir para uma saúde metabólica e um peso corporal saudáveis.

Em resumo, ter uma taxa metabólica basal mais alta pode ser positivo, mas é importante considerar o quadro geral da saúde e adotar hábitos de vida saudáveis para promover o bem-estar global.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!