Gostaria de saber oq faço para melhorar insônia sem o uso de medicação , tenho uma bebê de um ano

10 respostas
Gostaria de saber oq faço para melhorar insônia sem o uso de medicação , tenho uma bebê de um ano e tenho medo de tomar remédio e fica dependente , mais a insônia está me prejudicando pois não consigo dormir a noite toda e quando e de manhã preciso fazer as coisas então nem durmo nada ,o que devo fazer ?
Vários aspectos podem estar relacionados à sua insônia. O simples fato de ter uma bebê de 1 ano já nos diz muita coisa. E ao que tudo indica ela vem aprendendo a dormir e você não. Minha sugestão é que não pense em tomar algum remédio mas sim, preste atenção a este seu momento de vida. Em linhas gerais, assim como foi quando sua bebê chegou, você teve que mudar uma série de coisas na vida. Agora que ela faz um ano, faz-se necessário outras mudanças e uma delas, é você poder retomar algumas coisas importantes, como prestar atenção em você e ter horas de sono tranquilas, por exemplo. Reveja a rotina, tanto sua quanto dela, hábitos e principalmente, comece a prestar atenção em você e suas necessidades daqui pra frente. Cada mãe tem um jeito de se angustiar neste papel e ao que tudo indica, o seu é pela via do sono neste momento. Se ainda não faz, busque uma terapia para poder se descobrir enquanto mamãe de uma bebê de um aninho. Poder falar de si de forma saudável vai retomar o sono.

Ser mãe é algo muito novo para você e pode estar te assustando. Através da terapia você pode introjetar esse novo papel, rever seus conceitos de mãe, esposa, dona de casa, profissional, etc. Pode equacionar tudo e priorizar o que é mais importante( acredito que agora é ser uma boa mãe) e depois ir desempenhando os outros papéis de uma forma tranquila.
Olá! Muitas vezes uma noite tranqüila de sono vem a partir do momento que estamos bem conosco mesmo, com nossos relacionamentos e rotina de maneira geral. Por algum motivo, insconcientemente, parece existir uma necessidade para que você permaneça em alerta. Um psicólogo poderia lhe auxiliar a rever suas emoções e aspectos que podem estar camuflados pela insônia. Não sei se esse é o seu primeiro filho, mas a maternidade, mexe com toda estrutura e equilíbrio emocional. Vale a pena o investimento. Boa sorte!!!
Olá, você pode tentar uma rotina relaxante antes de dormir, assim como fazemos com os bebês, o sono e o descanso das mães é muito importante também! Se a insônia persistir, procure ajuda de um profissional qualificado.
Olá, a insônia pode aparecer por vários motivos e um deles é observar como está sua rotina e as suas preocupações.
O sono serve para conseguirmos descansar, sonhar e com isso entrar em contato com o inconsciente para acordarmos renovados. Se não conseguimos, ficamos em estado de alerta o tempo inteiro e isso gera muita tensão. Dependendo de quanto tempo você vem se sentindo assim, é importante avaliar como está sua saúde física, seus relacionamentos, o seu lado emocional e tentar entender o que está por trás dessa sua dificuldade.
Com isso pode perceber se está muito sobrecarregada, se pode dividir tarefas com alguém e buscar um tempo para você.
Converse com um psicólogo, faça uma avaliação com para poder falar de suas emoções e o que está te angustiando.
Espero ter ajudado!! Boa sorte!!
Olá mamãe!!

Você sabe que além de mamãe, você é um ser humano e mulher, e isso já dá muito trabalho.

Olhe para você mesma e ouça o que precisa.

É legal alguns chás (converse com seu médico sobre as melhores opções) para ajudar a relaxar e se programar para ter um tempinho para você.

Espero ter ajudado.

Com carinho,
Nathália Colombo
Que bom pensar em outras alternativas antes da farmacológica! Seria muito interessante uma higiene do sono, onde você passa a observar sua rotina e modificar alguns comportamentos que possam te levar a ter insônia, um psicólogo pode te auxiliar nesse processo para que você consiga voltar a dormir bem! ????
Tente usar substâncias calmantes, suco de maracujá, camomila, procure fazer meditação e relaxamento, isso ajudará na qualidade de sono, provavelmente vc tem que descansar quando o seu bebê tiver dormindo
Fazer exercícios físicos que ajudam, porém no dia, pois a noite vai aumentar a sua insônia .
Olá! Você está correta no entendimento de que existem medicamentos que deixam resíduos no leite materno. Contudo, não são todos. Um profissional da medicina que seja parte do movimento da humanização do parto pode deve saber indicar quais medicações deixam esses resíduos e quais não. Existem muitas listas de medicações que podem ser encontradas em fóruns a respeito da doulagem e sobre consultoras de aleitamento que são bem atualizadas.

Sobre lidar com essa situação sem o uso de medicação, é importante notar que provavelmente o cuidado com o seu bebê já é razão para que você não consiga relaxar totalmente, dada a responsabilidade e necessidade de estar acordada (em alerta).

Estratégias ligadas à meditação, assim como o controle alimentar e mesmo a adesão à atividades físicas pode ajudá-la com o sono.
A procura de um profissional da psicologia pode auxiliá-la a lidar melhor com o.peso da responsabilidade presente na maternagem.

Caso tenha mais dúvidas, fico a sua disposição.
Olá,
Como você mesma mencionou, a insônia já está em um nível que prejudica sua vida toda, o que, por si só, já é um motivo para procurar tratamento o quanto antes.
O ideal seria buscar um médico psiquiatra que te passe confiança e mencionar seu medo de ficar dependente de tais medicações. O médico irá investigar a causa da insônia e levará em consideração seus receios diante das medicações. Caso o motivo da insônia seja psicológico, a psicoterapia é um ótimo caminho terapeutico.
Um abraço,
Danilo.