Gostaria de saber opiniões e indicações de onde posso fazer o teste farmacogenético. Cansei de tomar(20

9 respostas
Gostaria de saber opiniões e indicações de onde posso fazer o teste farmacogenético.
Cansei de tomar(20 anos) remédios(+ de 15) e nada de melhorar da depressão.
Má resposta a múltiplas medicações é uma indicação muito plausível para se realizar este teste, que ajudará a guiar na escolha e dosagem de futuras medicações.
Porém existem muitos outros fatores a se considerar na avaliação de uma depressão refratária, como:
- O diagnóstico diferencial: trata-se de depressão unipolar, bipolar ou secundária a condição médica geral?
- Há comorbidades como distimia, transtorno de personalidade (uma das principais causas de má resposta ao tratamento), dependência química, etc?
- Foram utilizados tratamentos não medicamentosos, como psicoterapia e atividade física?
- As medicações foram utilizadas em dose e tempo suficiente para fazer ação?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Minha opinião e sugestão para quem sofre do transtorno de depressivo maior é a de que o medicamento unicamente uma hora satura, pois sua composição química estabelece com o tempo, uma linguagem com o cérebro receptor que diminui consideravelmente seu efeito, não contribuindo mais para o tratamento como no início do mesmo.
O teste como citou o profissional acima, faz todo sentido, porém, será apenas um indicador de que precisará mudar a composição dos remédios, mas independente do tratamento medicamentoso, todo depressivo seja ele de qualquer grau, deve ter acompanhamento psicoterapêutico, pois é este que mantém seu equilíbrio emocional, psíquico mais condizente com suas demandas de sofrimentos, angústias e temores de perdas e lutos e/ou quais forem os motivos que o fazem estar e/ou ser uma pessoa depressiva. Procure um psicólogo(a) urgente para tratar as dores da alma.
Recomendo além de buscar uma avaliação mais precisa do motivo da nao eficacio dos medicamentos, Iniciar uma Psicoterapia para autoconhecimento.
Assim poderá entender seus aspectos psico emocionais e ter maior equilíbrio para a vida pessoal e profissional.
Abraços
Concordo com os colegas acima, procurar um Psicologo que você sinta confiança,confiança no terapeuta e fundamental só assim você conseguira olhar suas questões e entregar se nessa caminhada de reconhecimento de quem é e enfrentar seus conflitos.
confiança.
abraço.
O uso da medicação adequada é importante para a eficácia do tratamento porém a Psicoterapia também é importante pois poderá te dar elementos para pensar as questões/conflitos para além da depressão e que te ajudará a produzir novos possíveis.
Bom dia, os medicamentos são essenciais para o processo de recuperação, porém não é só ele que faz o paciente ficar bem. Ter contato com seus traumas,tristezas e angustias faz parte do tratamento. Procure um profissional de psicologia para te auxiliar no tratamento.
Abraços.
Concordo com os demais colegas, acredito que seja importante reavaliar a medicação, mas fundamental aliar o processo psicoterapeutico! A terapia com enfoque cognitivo-comportamental poderia te auxiliar na identificação de quais pensamentos, emoções e comportamentos estão relacionados às alterações de humor que te conduzem aos sintomas e sensações da depressão!
Olá! A definição do manejo interventivo deve ser formulada em conformidade com o tipo e gravidade da depressão, recomendo que em acordo com o seu psiquiatra busque meios terapêuticos mais abrangentes. Entendo também que a compreensão dos efeitos medicamentosos e dos recursos que possam melhorar a sua qualidade de vida são válidos. Acredito que a farmacoterapia associada à terapia cognitiva comportamental, está última buscando corrigir as distorções provocadas nas interpretações dos fatos; produzidas e mantidas por uma avaliação negativa do ambiente e de si próprio, vem demonstrando grande eficácia no tratamento e sofrimento na depressão, portanto altamente indicado em combinação ou não com os fármacos. Avaliação está que deve ser feita pelo psiquiatra que te acompanha e psicologo.
Olá! O medicamento para depressão precisa ser associado ao tratamento psicológico. Lembre-se que assim como o remédio, a terapia também precisa funcionar para você. É importante estabelecer uma nova relação com o mundo, com sua rotina, atividades e pessoas. Apenas o medicamento não vai te livrar da depressão, porque não se trata de um adoecimento de origem orgânica.

Especialistas

Carolina Teixeira de Assumpção

Carolina Teixeira de Assumpção

Psicólogo

Rio Das Ostras

Rosiméri Gerlach

Rosiméri Gerlach

Generalista

Passo Fundo

Gisele Munhoz

Gisele Munhoz

Psicólogo

Santo André

Adilcéia Campos

Adilcéia Campos

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Isabela Pereira

Isabela Pereira

Psicólogo, Psicanalista, Terapeuta complementar

Belo Horizonte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 124 perguntas sobre Transtorno depressivo maior
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.