Gostaria de saber o que seria mais indicado para uma prótese de aumento de mama. Colocacao na frente

3 respostas
Gostaria de saber o que seria mais indicado para uma prótese de aumento de mama. Colocacao na frente ou atras do músculo? E porque. Tinha decidido fazer a cirurgia ate descobrir que a medica so faz na frente. É verdade que colocando atras do músculo, embora seja mais doloroso é melhor?
Concordo com a dra. Luciana quanto à indicação de implantes retromusculares nos casos de mamas muito pequenas, pois realmente o contorno das próteses fica menos aparente. Entretanto, discordo quanto à colocacão de implantes retroglandulares nos casos de mastopexia, ou seja, quando a mama já tem uma ptose(queda), pois na minha opinião o músculo dá uma sustentação maior às próteses, retardando uma nova ptose e dando um resultado mais duradouro, por isto sempre opto pelo espaço retromuscular nestes casos.

O implante de silicone (ou a prótese) pode ser colocado na frente ou parcialmente atrás do músculo. A escolha depende da análise do cirurgião, mas, em geral, a colocação atrás do músculo é feita quando a paciente possui uma mama bem pequena, com pouca glândula, para que a cobertura do músculo deixe o contorno mais natural na parte superior da mama e o implante não fique tão evidente. Já o posicionamento na frente do músculo tem apenas a glândula mamária e a pele para cobertura, sendo uma opção quando a paciente já tem um certo volume mamário. Se as mamas já tem flacidez, com ptose (que é a mama "caída"), não é uma boa opção colocar o implante atrás do músculo, pois o contorno pode não ficar bonito, sendo interessante posicionar o implante atrás da glândula e retirar o excesso de pele. A mamoplastia com implante atrás do músculo pode ser mais dolorosa, mas a percepção da dor é bastante variável entre as paciente. Sugiro que retorne à sua cirurgiã para esclarecer melhor suas dúvidas.
Uma opção não é sempre melhor do que a outra mas uma pode ser a melhor opção para você: depende das características da sua mama, do seu tórax, da sua pele...

Normalmente atrás do músculo é melhor para pessoas muito magras, em que as costelas são evidentes ou a espessura da pele e gordura é fina, para ter um caimento mais natural, porém normalmente é mais dolorosa a recuperação

Para a grande maioria das mulheres, em que há uma espessura boa dos tecidos, não há grandes diferenças entre as 2 opções em relação ao resultado, desde que realizadas de maneira adequada. Aí entra também a preferência e a experiência de cada cirurgião.

Uma opção que particularmente gosto muito é a subfascial, que fica na frente do músculo mas atrás da capa deste músculo (chamada de fáscia). Teoricamente essa técnica juntaria os benefícios das 2 opções: menor dor e sangramento da técnica na frente do músculo e uma camada extra de proteção (apesar de pequena) que é obtida atrás do músculo.