Gostaria de saber o que é transtorno de ansiedade? E o que afeta na pessoa?

77 respostas
Gostaria de saber o que é transtorno de ansiedade? E o que afeta na pessoa?
 Nina Rosa Paranhos Macedo
Psicólogo
Recife
Ansiedade todo mundo tem um pouco e é saudável. Quando essa ansiedade passa a ser freqüente, de maneira que atrapalha e dificulta a vida diária, é chamada de transtorno de ansiedade. Nesse transtorno, surgem sintomas físicos e emocionais, como exemplo podemos citar: palpitação, coração acelerado, frio na barriga, mãos geladas e/ou trêmulas, diarréia, dentre outros. Quem tem esse transtorno precisa de tratamento medicamentoso além da terapia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Claudius Viana
Psicólogo
Rio de Janeiro
Boa noite. O transtorno de ansiedade é uma condição de sofrimento mental na qual o indivíduo manisfesta fortes sentimentos de preocupação, ansiedade e medo, que chegam a interferir e causar prejuízo às suas atividades diárias. Geralmente, os sintomas também incluem alterações orgânicas, tais como taquicardia, sudorese e dores musculares, causadas pelo estresse. Entre os exemplos das manifestações desse transtorno estão os ataques de pânico, o transtorno obsessivo-compulsivo e o transtorno de estresse pós-traumático. O tratamento combina psicoterapia e medicamentos, incluindo antidepressivos. Aconselho que procure um psicólogo de sua confiança e relate os sintomas, a fim de obter um diagnóstico correto e um plano de tratamento. Abraços!
 Dínerson Fiuza
Psicólogo, Sexólogo
São Paulo
Transtorno de ansiedade é tudo aquilo que te paralisa, te causa desconforto e te prejudica, que está relacionado a ansiedade. A ansiedade ela é boa e necessária, até um certo ponto, depois, ela passa a ser desfuncional, provocando transtornos, que precisam ser tratados. Procure um psicólogo presencialmente e relate o que está acontecendo com vc

Att
Ansiedade é uma reação normal diante sw situações que podem causar o medo, duvida ou expectativa. No entanto quando esse sentimento persiste por longos períodos de tempo e atrapalhar as atividades do dia a dia, a ansiedade deixa de ser natural e passa a ser motivo de preocupação. Esse na é o principal sintoma do Transtorno de Ansiedade Generalizada, um distúrbio caracterizado pela preocupação excessiva. Alem desse sintoma o individuo pode apresentar sudorese, fadiga, irritabilidade, insonia, entre outros.
 Mario Vieira Serra
Psicólogo
Rio de Janeiro
Um certo nível de ansiedade é normal no ser humano, comum ao se enfrentar alguns problemas da vida de qualquer pessoa ou diante de decisões difíceis do dia a dia. No entanto, a ansiedade excessiva pode se tornar uma doença, ou melhor, um distúrbio de ansiedade.
Pessoas que sofrem de distúrbios de ansiedade estão sempre com preocupações e medos extremos em situações simples da rotina, podendo desencadear também alguns sintomas físicos, o que atrapalha suas atividades cotidianas, já que eles são difíceis de controlar. Porém, os distúrbios de ansiedade podem ser tratados.
 Virginia Fernandes
Psicólogo, Terapeuta complementar
Santo André, SP
A ansiedade é um sentimento que em demasia é normal no individuo, mas quando passa a atrapalhar a vida cotidiana do mesmo é o sinal em que o indivíduo precisa conversar com um profissional de psicologia.
Teoricamente a ansiedade  é um estado psíquico de apreensão ou medo provocado pela antecipação de uma situação desagradável ou perigosa.
Seus sintomas tem variações de individuo para individuo, mas normalmente medo, antecipação de aconteximentos, em crises pode ocorrer sintomas fisicos como sudorese, taquicardias entre outros.
A ansiedade pode ser provocada por acontecimentos externos e conflitos internos.
O ideal é na duvida ir em busca de uma avaliacao psicologica ..sou de Santo André e me deixo a disposição.
A Ansiedade é uma reação natural quando estamos em qualquer situação que nos deixe apreensivos, tensos ou esperando algo. O Transtorno de Ansiedade é uma desregulagem dessa reação natural, onde a pessoa pode se sentir ansiosa a qualquer momento, sem motivo aparente, inclusive atrapalhando sua vida. O Transtorno pode incluir sensações fisicas: sudorese, taquicardia, dificuldade para respirar, dores de cabeça, agitação; e também emocionais: maior sensibilidade, angústia, pensamento obsessivo, preocupação excessiva, incapacidade de se concentrar no presente. Vale a pena procurar um psicólogo!
 Mauro Capelli
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Como muitos colegas já comentaram aqui, ansiedade é normal no ser humano. Para ser considerado uma doença impactante, o quadro de ansiedade precisa persistir por no mínimo 6 meses e podem apresentar:
– Inquietação;
– Fadiga;
– Irritabilidade;
– Dificuldade de concentração;
– Tensão muscular;
– Perturbação do sono

Geralmente o que causa muito sofriemento nestes sintomas é de serem de grande intensidade em relação ao que esta gerando tal sofrimento.
 Matheus Rotta
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
Ansiedade é um desequilíbrio da mente e dos sistemas fisioenergéticos do coração, do baço e dos rins. No estado de ansiedade a mente fica excessivamente focada no futuro, nutrindo medo, stress e excesso de pensamentos. Para ajustar este desequilíbrio é necessário reajustar o fluxo energético dos sistemas envolvidos. A melhor forma de fazer isso é através da acupuntura, fitoterapia ou homeopatia.
Os Transtornos de Ansiedade é o principal sintoma ou a causa de outros sintomas, assim a ansiedade também é um sintoma em uma variedade de outros transtornos, por exemplo, é comum um indivíduo deprimido sintam-se ansiosos e muitas vezes vemos a ansiedade como um sintoma na Esquizofrenia por exemplo.
Os sintomas de ansiedade nos Transtornos de Ansiedade consistem principalmente em ansiedade, tensão, pânico e apreensão, o sofrimento individualize advém da ansiedade tem o sentimentos condenação e desastre iminentes a partir de alguma fonte específica ou desconhecida.
Outros sintomas de humor associados à ansiedade muitas vezes incluem depressão e irritabilidade.
Sintomas cognitivos refletem apreensão da preocupação sobre a condenação que a pessoa antecipa.
Sintomas somáticos, imediatos como suor, boca seca, respiração curta, pulso rápido, aumento da pressão sanguínea.
Sintomas motores impaciência, inquietação, atividade motora sem objetivo com os pés ou pernas....
Espero que tenha ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
 Viviane Braga Leite B.
Psicólogo
São José dos Campos
Agradeço o contato! O transtorno de ansiedade se caracteriza por sentimentos de preocupação, medos, expectativas... A pessoa passa a viver o amanhã que ainda não chegou. Sempre vivendo o futuro. Toda essa preocupação, interfere na nossa qualidade de vida. Pode afetar em todas as áreas da nossa vida. Se você está passando por isso, procure um especialista da área que possa te ajudar a esclarecer suas dúvidas e te auxiliar a entender toda essa dinâmica. Se cuide! Obrigada!!
 Gissela Risnic
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
A ansiedade se caracteriza por uma sensação de urgência, medo,às vezes indefinido, e uma "pré-ocupação" constante...
Quando a causa não é trabalhada, aumenta em grau, podendo levar a doenças psicossomáticas(angústia que se expressa através do corpo) ou ser ambiente propício para o surgimento de uma depressão. Procure ajuda de uma psicoterapia!
 Renato Palma
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Os transtornos de ansiedade são os diagnósticos mais frequentes na atualidade, afetando, segundo alguns estudos, de 5 a 10% da população.
Segundo alguns teóricos da psicologia e da psicanálise, o quadro da ansiedade está ligada a uma expectativa em demasia, com um forte desejo ou receio de que alguma coisa venha a ocorrer ou não ocorrer.
Em muitos casos, ela está ligada a um medo sem objeto, isto é, não se sabe do que se tem medo e por isso é difícil de evitá-lo.
Sobre sua pergunta a respeito do que pode afetar, uma ansiedade elevada pode levar a várias manifestações da esfera somática (coração acelerado, palpitações, etc), como da ordem psíquica (dificuldade de focar nas tarefas do dia-a-dia, excesso de preocupação, angústia, dentre outras).
É de suma importância a procura de um especialista nestes casos para que o problema seja avaliado e tratado para que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida.
 Ricardo Sibanto Simões
Psicólogo
Rio de Janeiro
Tecnicamente os meus colegas elucidaram a questão de forma bem adequada.

Gostaria de contribuir com uma consideração no âmbito mais pratico dessa questão.

É muito comum que pessoas que sofrem crises de ansiedade relutem em buscar ajuda profissional, pois julgam que esse problema está associado a alguma questão da vida atual, por exemplo, problemas financeiros, um relacionamento amoroso que não vai bem, muito trabalho etc.

Entretanto, se a ansiedade começa a atingir o corpo (taquicardia, dificuldade de respirar, etc.) ou gera respostas emocionais intensas (choro compulsivo, medo intenso por algo que normalmente nao o acionaria, etc), ou ainda, desorientação nos momentos de pico de ansiedade, é muito pouco provável que esses sintomas desapareçam sem um tratamento.

Espero ter contribuído.
Prof. Chryssie Branco
Psicólogo
Rio de Janeiro
A ansiedade moderada no dia a dia é necessária e importante para um vida ativa e saudável. Ela se torna ruim e traz sofrimento somente quando os sentimentos se tornam excessivos, obsessivos e interferirem na qualidade de vida. Ela se transforma um transtorno quando a preocupação e o medo geram problemas emocionais por serem exagerados e muitas vezes irracionais. A Hipnose cognitiva ajuda muito na reinterpretação dos eventos que causam ansiedade e nos sintomas desagradáveis.
Prof. Aline De Coster
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
O trabalho do analista, junto ao analisando, consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.
A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações. A psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas que sofrem ou estão com dificuldades na vida e não conseguem resolver sozinhas. Na terapia o analisando é convidado a, num espaço seguro e sigiloso, explorar seus afetos, pensamentos e fantasias que compõem o cenário de seu sofrimento.
O processo de psicoterapia junguiana possibilita que o analisando se familiarize com os sintomas que produz.
Atenciosamente,
Aline M De Coster.
 Thiago Sepulveda
Psicólogo
Rio de Janeiro
Transtornos de ansiedade podem se apresentar de diversas formas, tais como Transtorno de Ansiedade Social, Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno do Pânico e entre outros. Seus impactos no organismo tem características peculiares que diferem de um transtorno pra transtorno. Mas fisiologicamente, todos envolvem ativação disfuncional do nosso mecanismo de luta ou fuga, gerando consequências negativas a curto prazo, como taquicardia e tremor, e a longo prazo também, podendo desenvolver cardiopatias.
 Raquel Hahn
Psicólogo
Rio de Janeiro
Transtorno de ansiedade é um indicador de doença subjacente quando os sentimentos se tornam excessivos ou obsessivos. Medo que um mal súbito irá acometê-la, pois, a grande disparadora da ansiedade é o medo, impactando todos os aspectos da vida, todos os relacionamentos, fazendo com que a pessoa sofra imensamente. Quando a pessoa está ansiosa seu diálogo interno fica muito ativado, ela olha para o futuro e quer antecipar o que vai acontecer, querendo controlar tudo o que acontece ao seu redor. Sua respiração fica curta e ofegante, oxigenando pouco seu cérebro, seu sangue, seu corpo e consequentemente liberando muita adrenalina e cortisol. Ansiedade é não estar presente e o primeiro passo para a cura é RESPIRAR.
 Cristiano Luis
Psicólogo
Rio de Janeiro
Sugiro você assistir no youtube o documentário vencendo o panico (UFRJ) que aborda a respeito da ansiedade no contexto do transtorno psicológico e como o psicólogo cognitico-comportamental trata em 8 sessões um paciente com Transtorno do pânico.
A ansiedade é uma reação natural e necessária ao corpo, mas quando em excesso, se torna transtorno, que é quando essa emoção passa do ponto e impede que o indivíduo faça suas tarefas e atrapalha em seus compromissos.
O transtorno de ansiedade caracteriza-se por um conjunto de sinais e sintomas somáticos e psicológicos que interferem no funcionamento cognitivo e comportamental da pessoa.
A nível psicológico podemos citar dificuldades, como: preocupação desproporcional com o futuro, interpretações dos eventos tomam grandes proporções, sensação de que algo ruim vai acontecer, problemas de concentração, medo constante, irritabilidade e descontrole sobre os pensamentos.
Os sintomas físicos mais comuns podem ser: dor ou aperto no peito e aumento das batidas do coração, respiração ofegante ou falta de ar, sudorese, tremores, sensação de fraqueza ou cansaço, boca seca, náusea, tensão muscular, dor de barriga ou diarreia.
 Dilma Fernandes Da Silva
Psicólogo
Rio de Janeiro
Transtorno é o excesso, é aquilo que excede, sai do normal. A ansiedade é importante, porém, equilibrada. Como também, o medo, a raiva, etc. Quando a emoção extrapola, acaba não ajudando e sim, atrapalhando a vida. Este excesso de ansiedade afeta fisicamente (sudorese, tremores, palpitações...), emocionalmente (sentimento de impotência, insegurança..) e nas relações (familiar, profissional..). O importante é descobrir o que desencadeou esta ansiedade.
Transtorno de ansiedade seria um quadro de sintomas ansiogênicos que ocorrem de forma descontrolada e em situações diversas do cotidiano, impactando de forma considerável o bem estar da pessoa.
Pode se expressar como taquicardia, sensação de desmaio, sudorese intensa, dor de barriga, confusão mental e etc.
É importante estar consciente dos momentos que esses sintomas se apresentam e o quanto impactam sua vida.
Se estiver difícil ter clareza para analisar essas situações incômodas sozinho, não hesite em procurar um profissional psi que lhe inspire confiança.
Boa sorte. Um abraço.
 Valéria Mansur
Psicólogo
Rio de Janeiro
A ansiedade, por si só, não é considerada um problema, sendo pelo contrário, algo inerente ao ser humano e que pode ajudar, preparando a pessoa para enfrentar situações da vida. Já o transtorno de ansiedade aparece, quando esta se torna excessiva e prejudica a qualidade de vida do indivíduo. Existem vários tipos de transtornos de ansiedade, cada um com suas características próprias. A ansiedade pode estar ligada a outros tipos de transtorno, como por exemplo, é muito comum que pessoas que estejam depressivas, sintam alto nível de ansiedade. A ansiedade patológica pode levar a diversos sintomas, gerar dificuldades no dia a dia da pessoa e diminuir consideravelmente a qualidade de vida do sujeito. Neste caso, é muito importante buscar ajuda de um profissional especializado.

Ansiedade todo mundo tem um pouco e é saudável. Quando essa ansiedade passa a ser freqüente, de maneira que atrapalha e dificulta a vida diária, é chamada de transtorno de ansiedade. Nesse transtorno, surgem sintomas físicos e emocionais, como exemplo podemos citar: palpitação, coração acelerado, frio na barriga, mãos geladas e/ou trêmulas, diarréia, dentre outros. Quem tem esse transtorno precisa de tratamento medicamentoso além da terapia.
 Thiago de Sousa
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Transtorno de Ansiedade pode se configurar por forte sentimentos de medo, angústia e preocupação excessiva levando ao sujeito impedimentos em atividades comuns do dia-a-dia como trabalhar, estudar, se relacionar com pessoas. Existem uma infinidade de tratamentos disponíveis, desde medicamentoso à psicoterapias.
Recomendaria nesse caso o início de um tratamento psicoterapico podendo haver a necessidade de incluir um tratamento medicamentoso em conjunto com um/a psiquiatra em casos muito graves mas lembrando que tal necessidade deve ser feita no caso a caso e sempre discutido com o paciente.
Dr. Fabiano Nabuco
Psicólogo
São Paulo
Eh através de uma psicoterapia . Vc vai gostar bastante .
 Pricila Costa
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! É um distúrbio de saúde mental caracterizado por sentimentos de preocupação, ansiedade excessiva ou medo que são fortes o bastante para interferir nas atividades diárias.
O transtorno de ansiedade pode causar sintomas tanto mentais quanto físicos, que atrapalham o dia a dia de diversas formas. Sintomas psicológicos da ansiedade:
Constante tensão ou nervosismo, Sensação de que algo ruim vai acontecer, Problemas de concentração, Medo constante,Descontrole sobre os pensamentos, principalmente dificuldade em esquecer o objeto de tensão, Preocupação exagerada em comparação com a realidade, Problemas para dormir, Irritabilidade, Agitação entre outros.
Sintomas físicos da ansiedade: Dor ou aperto no peito e aumento das batidas do coração, Respiração ofegante ou falta de ar, Aumento do suor, Tremores nas mãos ou outras partes do corpo, Sensação de fraqueza ou fadiga, Boca seca, Mãos e pés frios ou suados, Náusea, Tensão muscular, Dor de barriga ou diarreia. O tratamento é medicamento associado a Psicoterapia. A terapia é uma grande aliada no tratamento dos transtornos ansiosos. Fico à disposição! Abraço!
Dra. Emy Lay Soares Loiola
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Os sintomas do transtorno são uma mistura de manifestações físicas, psicológicos e emocionais, como suor em excesso, falta de ar, náusea, taquicardia, pânico, irritabilidade e tensão. Eles aparecem com maior intensidade durante uma crise. Já o sentimento de ansiedade é passageiro. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
 Luísa Alves Rodrigues Cruz
Psicólogo
Niterói
A ansiedade se configura como um transtorno quando afeta negativamente a rotina do indivíduo. Os sintomas são diversos, que podem incluir preocupação excessiva, hipervigilância, insônia, falta de concentração, falta de ar, palpitações etc. Ela é um "pulo" para o futuro quando o presente não está bom. A terapia pode ser de grande ajuda nesse momento, para entender melhor o contexto em que a ansiedade surge na sua vida. Espero ter te ajudo. Um abraço.
Prof. Wanessa Mesquita
Psicólogo, Psicanalista
Goiânia
Olá! A ansiedade é um estado normal, todos nós temos um pouco de ansiedade. Os transtornos de ansiedade podem se expressar de várias maneiras, sendo, portanto, quadros sintomáticos distintos. O ideal é que você se sinta bem e confortável nas suas relações e consigo mesma, as definições nosológicas, apesar de nos darem uma ideia da nossa situação, podem acabar nos diminuindo a ela. Assim, caso precise de auxílio, tente iniciar terapia.
 Karin Hartveld Ferreira
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá, boa tarde. Recomendo você avaliar o que você sente enquanto sente ansiedade. Pode ter sintomas físicos ou emocionar, de sudorese excessiva, mãos trêmulas, traquicardia, hipervigilância ou insônia, pensamentos recorrentes (imaginação, fantasia ou real). Procure apoio de um psicólogo ou psiquiatra. Veja o que pode desencadear esses sintomas, o que pode estar por trás disso. Espero ter te ajudado! Fique bem!
existem transtorno de ansiedade de diferentes tipos: fobia, TAG, TOC, Fobia Social, Síndrome do Pânico, e em geral os maiores prejuízos que estão em comum em todos os transtornos são prejuízos sociais.
A ansiedade é um estado psíquico útil para nos alertar do perigo e nos ajudar a enfrentá-lo. Normalmente aparece como reação à situações que causem medo, expectativa ou dúvida. É natural sentir ansiedade quando se busca um objetivo importante, mas ela vira um incômodo quando passa a atrapalhar as tarefas rotineiras do indivíduo, deixando de ser saudável e virando uma preocupação e um problema patológico, como muito tem se visto na rotina do mundo moderno. A ansiedade é "um excesso de futuro", que vem quando o ser humano para de prestar atenção na realidade presente e se volta para o resultado de uma ação futura. Quer dizer, a energia que deveria ser utilizada para satisfazer necessidades e desejos presentes, passa a ser consumida por preocupações futuras. A ansiedade possui entre seus sintomas: tensão, dificuldade para relaxar ou dormir, irritabilidade e perda de concentração. Existem diversos transtorno de ansiedade, ambos se caracterizam por uma ansiedade excessiva que atrapalha a rotina do dia a dia. Caso você tenha identificado esse quadro de sintomas no seu dia a dia, procure ajuda!
 Tamara Reis dos Santos
Psicólogo
Rio de Janeiro
Ansiedade é uma reação natural a situações que causam angústia. Transtorno é quando você não consegue lidar com algumas situações e acaba tendo uma ansiedade de forma excessiva e prejudicial ao seu bem-estar, suas relações etc.
Com acompanhamento psicológico você consegue aprender a lidar com algumas situações e assim ter equilíbrio e bem-estar.
Olá. Como vai? O transtorno de Ansiedade envolve questões físicas, emocionais e psicólogicas. Existem muitos sintomas que pode se manifestar de formas diferente em cada indivíduo. Este transtorno está pautado na preocupação em excesso não permitindo que o indivíduo consiga realizar as suas tarefas com tranquilidade.
 Marcos Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Goiânia
Transtorno de ansiedade é um grupo de transtornos mentais caracterizados por medo, preocupação e ansiedade excessivas. Estes transtornos podem afetar a capacidade de uma pessoa de realizar tarefas diárias, como ir ao trabalho ou à escola, e também podem afetar a capacidade de uma pessoa de se relacionar com outras pessoas. Os sintomas de transtorno de ansiedade incluem sentimentos de medo, preocupação, tensão, irritabilidade, dificuldade em se concentrar, dificuldade em dormir, fadiga, problemas de memória, e ataques de pânico.
 Maiara Praça
Psicólogo
Rio de Janeiro
O transtorno de ansiedade é um distúrbio mental caracterizado por sentimentos persistentes de medo, apreensão e preocupação. É normal sentir ansiedade em certas situações, como antes de uma entrevista de emprego ou antes de uma apresentação, mas no transtorno de ansiedade esses sentimentos podem ser intensos, frequentes e interferir significativamente na vida diária da pessoa.

Existem vários tipos de transtornos de ansiedade, incluindo transtorno de ansiedade generalizada (TAG), transtorno do pânico, fobia social, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Cada um tem suas próprias características, mas todos podem afetar negativamente a vida da pessoa que sofre com eles.

Os sintomas físicos do transtorno de ansiedade podem incluir sudorese, palpitações, tremores, tensão muscular, fadiga e falta de ar. Os sintomas emocionais podem incluir medo, apreensão, nervosismo, irritabilidade, inquietação e dificuldade de concentração. Esses sintomas podem levar a problemas sociais e emocionais, como dificuldade em se relacionar, evitar atividades sociais ou dificuldade em cumprir obrigações diárias, como trabalhar ou estudar.

O tratamento do transtorno de ansiedade pode incluir terapia cognitivo-comportamental (TCC), medicação, mudanças no estilo de vida e outras abordagens terapêuticas. É importante que o tratamento seja individualizado, adaptado às necessidades de cada pessoa, e que seja feito com a ajuda de um profissional de saúde mental qualificado.
 Matheus Benetti
Psicólogo
Cascavel
Olá, tudo bem? A ansiedade é algo presente em qualquer ser humano, é algo natural, contudo quando nos referimos a um quadro de transtorno levamos em conta que essa ansiedade está atrapalhando o cotidiano da pessoa, bem como diminuindo sua qualidade de vida e causando sérios problemas para a manutenção de uma vida saudável. Podem ter uma série de sintomas dependendo do caso, mas os mais comuns são aumento do batimento cardíaco, sudorese, falta de ar e constantes pensamentos envolvendo a situação ou tema gerador da ansiedade. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.

O transtorno de ansiedade é uma condição caracterizada por ansiedade excessiva e persistente, que pode afetar negativamente a vida diária da pessoa. Isso pode se manifestar através de sintomas físicos, emocionais e comportamentais. O tratamento inclui terapia e, em alguns casos, medicação.
Os transtornos de ansiedade são condições tratáveis e existem várias opções de tratamento disponíveis, incluindo terapia cognitivo-comportamental, terapia medicamentosa e técnicas de relaxamento. Se você acredita que está sofrendo de transtorno de ansiedade, é recomendável buscar ajuda profissional, como um psicólogo ou psiquiatra, para avaliação e orientação adequadas.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 140
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Ricleide Gomes
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
A ansiedade é um tipo de emoção, que a depender do nível de intensidade é classificada como transtorno, pois afeta a qualidade de vida, desenvolvendo sintomas como: medo, aceleração cardíaca dentre outros. Quadro que se agrava quando compromete a vida social. Algumas pessoas chegam a desistir de algum evento ou mesmo trabalhar. Em situações de sofrimento dessa natureza oriento bsucar ajuda psicanalítica para tratar das angústias relacionadas...Me coloco a disposição. Abraços.
 Letícia Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá! Como está? A ansiedade é um sentimento natural da vida , e é saudável . Mas qd exaltada ela traz alguns sintomas físicos, como a falta de ar, sudorese, taquicardia, mas que são possíveis de lidar com eles. Quando esses sintomas estão muito intensos é um sinal de alerta! É importante você buscar um psicólogo e iniciar um processo de terapia, com uma psicóloga, para entender como a ansiedade afeta a sua vida e verificar se é necessário iniciar acompanhamento psiquiátrico em conjunto!
Espero ter te ajudado. Caso faça sentido, sou a Letícia, sou psicóloga e me coloco à disposição, e te convido a vir conhecer meu trabalho. @letciafernandespsi
 Emanuelle Mendes
Psicólogo
Rio de Janeiro
Vou explicar de forma simples. O transtorno de ansiedade é uma condição em que uma pessoa sente ansiedade de maneira intensa, frequente e, às vezes, até mesmo sem um motivo aparente. Essa ansiedade pode ser tão intensa a ponto de atrapalhar a vida diária da pessoa, interferindo em suas atividades, relações e bem-estar geral.

As pessoas com transtorno de ansiedade podem experimentar sintomas como preocupação excessiva, nervosismo constante, dificuldade em relaxar, inquietação, tensão muscular, pensamentos preocupantes e até mesmo ataques de pânico, que são momentos de ansiedade extrema. Esses sentimentos podem ser difíceis de controlar e podem durar por um longo período de tempo.

Felizmente, existem várias formas de tratamento disponíveis, incluindo terapia, medicação e a Terapia cognitivo-comportamental, de acordo com a Terapia Baseada em evidências, é o tratamento mais eficaz atualmente.

O importante é reconhecer os sintomas, buscar ajuda e apoio quando necessário e lembrar que você não está sozinho nessa jornada. Estou aqui para fornecer orientação e informações adicionais, caso deseje.
 Christine Frayha
Psicólogo
Rio de Janeiro
O transtorno de ansiedade é uma condição mental caracterizada por preocupações intensas e persistentes, frequentemente acompanhadas por sintomas físicos como nervosismo, agitação e aumento da frequência cardíaca. Isso pode afetar a pessoa de várias maneiras, incluindo dificuldade em lidar com situações estressantes, problemas de sono, irritabilidade e evitação de atividades que desencadeiam ansiedade. Em casos mais graves, o transtorno de ansiedade pode interferir significativamente na qualidade de vida e no funcionamento diário da pessoa. É importante procurar ajuda psicológica neste momento.
Conte comigo nesta jornada.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 160
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Transtorno de ansiedade é uma condição onde a pessoa sente ansiedade de forma excessiva, geralmente se expressando através de preocupação, pensamentos acelerados, dificuldade de relaxar, podendo ter sintomas físicos como falta de ar, tremores, sudorese entre tantos outros. Afeta na qualidade de vida da pessoa.
Dra. Isabella Iuli
Psicólogo
Brasília
O transtorno de ansiedade é uma condição de saúde mental caracterizada por preocupações e medos intensos e persistentes que afetam a vida cotidiana. Pode incluir diferentes tipos, como transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico, transtorno de ansiedade social e outros. Essa condição afeta a pessoa de várias maneiras, incluindo sintomas físicos (como palpitações e sudorese), cognitivos (pensamentos ansiosos), emocionais (medo e nervosismo) e comportamentais (evitação de situações temidas). Pode impactar o funcionamento social, ocupacional e pessoal, mas com tratamento adequado, como terapia e, em alguns casos, medicação, uma pessoa pode aprender a gerenciar os sintomas e melhorar sua qualidade de vida.
O transtorno de ansiedade é uma condição de saúde mental que envolve a experiência de ansiedade excessiva, persistente e desproporcional em relação às situações do dia a dia. Essa ansiedade pode ser tão intensa que interfere nas atividades diárias e no bem-estar da pessoa. Os transtornos de ansiedade afetam a pessoa de várias maneiras, incluindo sintomas físicos e emocionais. Os sintomas comuns podem incluir nervosismo, inquietação, tensão muscular, dificuldade em se concentrar, insônia, sudorese, taquicardia, sensação de falta de ar e preocupações constantes. Esses sintomas podem levar a um impacto significativo na qualidade de vida, relacionamentos, trabalho e saúde geral. É importante entender que os transtornos de ansiedade são condições tratáveis. O tratamento pode envolver terapia, medicamentos ou uma combinação de ambos. Consultar um profissional de saúde mental é fundamental para avaliar a situação e desenvolver um plano de tratamento adequado, proporcionando alívio dos sintomas e melhorando a qualidade de vida.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Todos os animais, e isso inclui o ser humano, apresentam um nível de ansiedade, que faz parte do nosso mecanismo de sobrevivência para lidar com situações que possam representar uma possível ameaça. Porém algumas pessoas podem apresentar um nível exacerbado que leve a um Transtorno de Ansiedade, com medo excessivo, fobias, pensamentos obsessivos, angústia e medo da morrer, por exemplo. Essa sensação de ameaça pode ser real ou imaginária pois através do pensamento podemos antecipar a possibilidade de lidar com uma experiência desafiadora ou ruim. O pensamento focado nessas possíveis ameaças leva a uma liberação de adrenalina no sistema nervoso central, que muitas vezes desencadeia a crise de ansiedade.
Costumo dizer para meus pacientes que em uma situação de crise busque mudar o foco do pensamento, pois quanto mais pensar no estímulo adverso, maior o tempo de duração da crise. Um dado importante da literatura: as pessoas não morrem de uma crise de ansiedade, mesmo tendo sensações físicas e as vezes parecer que vai "infartar", após cerca de 30 a 40 minutos tende a aliviar os sintomas.
O primeiro passo é buscar ajuda médica especializada, verificar se tem necessidade de fazer uso de medicamento e concomitantemente alinhar o acompanhamento psicoterapêutico para identificar o que está por trás dos sintomas, na raíz do problema.
Para mais dúvidas ou suporte fico a disposição!
 Elizabeth Lima da Rocha
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Tanstorno de Ansiedade, pode apresentar muitos sintomas fisicos, Portanto, como parte de um proceso, recomendasse uma avaliação médica, para excluir problemas fisicos que esteja mascarando o transtorno de ansiedade.
A terapeuta precisa estar atenta que a ansiedade pode exacerbar uma condição medica e precisa saber se está tomando remédio e que influêcia ele tem sobre os sintomas ansiosos. Os dados obtidos da avalição serão úteis na verificação de medos e ansiedade e o disturbio de saúde mental caracterizado por excessos de preocupações, que interverem na qualidade de vida do indivíduo.
Marque um horario!
Abç!
O transtorno de ansiedade é uma condição mental caracterizada pela presença persistente e excessiva de ansiedade e preocupação. É normal sentir ansiedade em determinadas situações, mas quando ela se torna constante, intensa e interfere nas atividades diárias, pode ser indicativo de um transtorno.

Os sintomas podem variar, mas geralmente incluem preocupação excessiva, tensão muscular, irritabilidade, dificuldade em concentrar-se, inquietação, fadiga e problemas de sono. Pessoas com transtorno de ansiedade podem experimentar ataques de pânico, que são episódios de medo intenso acompanhados por sintomas físicos intensos, como batimentos cardíacos rápidos, tremores e falta de ar.

O transtorno de ansiedade pode afetar diferentes áreas da vida de uma pessoa. Pode impactar o desempenho no trabalho, nos estudos, nas relações pessoais e na qualidade de vida geral. Além disso, a ansiedade crônica pode ter efeitos físicos, como dores musculares, problemas gastrointestinais e comprometimento do sistema imunológico.

O tratamento para o transtorno de ansiedade pode envolver psicoterapia, medicação e estratégias de manejo do estresse. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é frequentemente utilizada para ajudar a identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento que contribuem para a ansiedade.

É importante procurar ajuda profissional se você suspeitar que está enfrentando um transtorno de ansiedade. Um psicólogo ou outro profissional de saúde mental pode ajudar a avaliar seus sintomas, oferecer suporte e desenvolver um plano de tratamento personalizado para melhorar sua qualidade de vida.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta de psicologia online - R$ 300
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Rafael Peixoto
Psicólogo, Psicanalista
Salvador
O transtorno de ansiedade é uma condição psiquiátrica que engloba diversos tipos de perturbações caracterizadas por preocupação excessiva, medo persistente e apreensão. Entre os diferentes subtipos de transtornos de ansiedade, destacam-se o transtorno de ansiedade generalizada (TAG), transtorno do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e fobias específicas. Cada um desses transtornos apresenta sintomas distintos, mas há uma sobreposição geral que inclui preocupação constante, inquietação, fadiga, problemas de sono, irritabilidade e sintomas físicos como dores de cabeça e tensão muscular.

Esses sintomas têm um impacto significativo na vida das pessoas afetadas, interferindo nas relações interpessoais, no desempenho acadêmico ou profissional e na capacidade de realizar atividades diárias. A busca por tratamento é crucial para lidar eficazmente com o transtorno de ansiedade, e as opções incluem psicoterapia, medicamentos ansiolíticos e estratégias de estilo de vida saudáveis. Ao procurar ajuda profissional, é possível obter um diagnóstico preciso e desenvolver um plano de tratamento personalizado para melhorar a qualidade de vida.
Trantorno de ansiedade é um distúrbio de saúde mental. Requer investigação psicológica e psiquiátrica.
Considere se há algumas questões, tais como medo que interprete como excessivo em relação aos eventos, dificuldade pra dormir ou sentir-se relaxado, pensamentos negativos intrusivos e/ou recorrentes, impactos que considere negativos em áreas diversas da vida, comportamentos incontroláveis como roer unhas, comer ou beber muito, entre muitos outros aspectos a serem considerados. A quanto tempo se sente assim e o quanto cada experiência ansiogênica perdura tamvém são importantes para essa avaliação. Leve suas percepções para conversar com essas ou esses profissionais de saúde mental e poderão avaliar se sua ansiedade está consequência de uma vida muito estressante, se está fazendo uma avaliação rígida sobre o que imagina ser ansiedade ou se está vivenciando mesmo o transtorno.
 Adriana de Araújo
Psicólogo
São Paulo
Olá! Tudo bem? O transtorno de ansiedade é caracterizada por sentimentos intensos e persistentes de ansiedade e preocupação, que podem interferir significativamente na vida de uma pessoa. Essa condição vai além do estresse comum que todos nós experimentamos ocasionalmente e pode se manifestar de diversas formas:
- preocupações excessivas;
- medos;
- tensão muscular;
- irritabilidade;
- dificuldade para dormir;
- dificuldade de concentração, entre outros sintomas.

Os transtornos de ansiedade podem afetar diferentes aspectos da vida, como as:
- relações interpessoais;
- desempenho nos estudo ou no trabalho;
- bem-estar emocional.
Limitando a qualidade de vida da pessoa.
É importante destacar que há tratamento com bons resultados e pode ser tratada com intervenções adequadas, como psicoterapia, meditação e técnicas complementares como meditação, técnicas de relaxamento e mudanças no estilo de vida. A psicoterapia contribui para ajudar a pessoa a compreender suas preocupações e medos, desenvolver estratégias para lidar com o que sente de forma saudável para construir habilidades para enfrentar situações desafiadoras.
Se você está enfrentando sintomas de ansiedade, havendo interesse, entre em contato, estou aqui para lhe oferecer suporte e orientação durante esse processo. Se desejar, podemos agendar uma consulta para conversarmos mais sobre suas preocupações para um trabalho específico para seu desenvolvimento pessoal na sua jornada de cuidado e recuperação. Sucesso naquilo que busca e até breve! Abraços, psicóloga Adriana de Araújo @psicologaadrianadearaujo
 Juliana Peck
Psicólogo
Curitiba
A ansiedade é uma reação normal a uma ameaça ou a um estresse psicológico. A ansiedade normal tem sua raiz no medo e desempenha um importante papel na sobrevivência. Quando uma pessoa se vê perante uma situação perigosa, a ansiedade desencadeia uma resposta de luta ou fuga. No entanto, quando essa resposta se torna disfuncional e desproporcional, tão intensa e duradoura ao ponto de interferir nas atividades normais da pessoa (ou seja, ela dá origem a um comportamento mal adaptativo), chamamos de transtorno de ansiedade.
Sintomas mais comuns: Falta de ar, engasgo, tontura, sudorese, ondas de calor e frio, palpitações, frequência cardíaca acelerada, tensão muscular, dor ou sensação de aperto no peito. Um psicólogo juntamente com um psiquiatra, pode auxiliar no desenvolvimento de uma resposta mais adaptativa ao transtorno.
A ansiedade é uma reação natural a situações que lhe causam alguma preocupação ou medo, por exemplo. No entanto, quando falamos em transtorno de ansiedade, consideramos a intensidade, a frequência e os prejuízos que isso pode estar lhe causando. É muito importante nesses casos o acompanhamento com psicóloga e até mesmo psiquiatra para te auxiliar.
O transtorno de ansiedade é uma condição mental caracterizada por sentimentos intensos de medo, preocupação, apreensão ou excesso de futuro, que são desproporcionais às circunstâncias e podem interferir significativamente na vida diária da pessoa. Existem diferentes tipos de transtornos de ansiedade, como transtorno de ansiedade generalizada (TAG), transtorno do pânico, fobias específicas, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e outros.

Esses transtornos podem afetar uma pessoa de várias maneiras, por exemplo: Palpitações, sudorese, tremores, dor no peito, irritabilidade, dificuldade em concentrar-se, pode levar a pessoa a evitar de situações sociais, além de outros impactos como distúrbios gastrointestinais, insônia entre outros.
É importante procurar ajuda profissional se você ou alguém que você conhece estiver enfrentando sintomas de transtorno de ansiedade para receber um diagnóstico correto e um plano de tratamento adequado.
Espero ter ajudado!!
O transtorno de ansiedade é um grupo de condições que causam preocupação excessiva e medo intenso.

Pode incluir transtorno de ansiedade generalizada, fobia social, transtorno do pânico e outros.

Afeta a pessoa ao gerar sintomas como inquietação, tensão muscular, dificuldades de concentração, e sintomas físicos como palpitações e sudorese.

Esses sintomas podem interferir nas atividades diárias e na qualidade de vida.

É importante buscar tratamento adequado, que pode incluir terapia, medicação ou ambos, para ajudar a gerenciar e aliviar os sintomas.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 100
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá Bom dia!
O transtorno de ansiedade é um adoecimento psíquico em que há prejuízos significativos no cotidiano da pessoa e que precisa ser diagnosticado por um profissional habilitado. Sintomas como taquicardia, sudorese excessiva, retraimento, falta de ar, dificuldade em se concentrar, irritabilidade, etc.; podem fazer parte deste quadro. Diferente da ansiedade que faz parte da nossa reação emocional normal diante de situações da vida que nos convoca para ações diversas.
 Louise Freitas
Psicólogo
Porto Alegre
O transtorno de ansiedade é uma condição psicológica caracterizada por preocupações excessivas e persistentes que são difíceis de controlar. Todos nós sentimos ansiedade em situações específicas, como antes de uma prova ou de uma apresentação importante. No entanto, quando essa sensação de apreensão se torna constante e interfere no dia a dia, podemos estar lidando com um transtorno de ansiedade.

Ele afeta a pessoa de várias maneiras, tanto mental quanto fisicamente. No aspecto emocional, a pessoa pode se sentir constantemente inquieta, com medo ou com uma sensação de perigo iminente, mesmo sem um motivo claro. Fisicamente, o transtorno pode gerar sintomas como palpitações, dificuldade para respirar, tensão muscular, insônia e cansaço. Isso acaba comprometendo a capacidade de realizar tarefas cotidianas, prejudicando o trabalho, as relações pessoais e o bem-estar geral.

No Brasil, a ansiedade é uma das condições mais comuns de saúde mental, com cada vez mais pessoas buscando ajuda para lidar com esses sintomas. É importante destacar que há tratamento, e ele pode incluir psicoterapia, técnicas de manejo do estresse e, em alguns casos, medicação.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 180
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá, como você está?
O transtorno de ansiedade é uma condição psicológica caracterizada por sentimentos persistentes e excessivos de preocupação, medo e apreensão, que vão além das respostas normais a situações estressantes. Ao contrário da ansiedade ocasional que todos sentimos em momentos de estresse ou desafios, o transtorno de ansiedade é crônico, interferindo de forma significativa nas atividades diárias da pessoa.

Existem diferentes tipos de transtornos de ansiedade, como o transtorno de ansiedade generalizada (TAG), o transtorno do pânico, as fobias e o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Cada tipo pode se manifestar de maneira diferente, mas em geral, a ansiedade afeta a pessoa em várias áreas de sua vida.

Os efeitos do transtorno de ansiedade na pessoa podem incluir:
Sintomas emocionais: Sensação constante de medo, apreensão, preocupação excessiva com o futuro, dificuldade para relaxar, irritabilidade e insegurança;
Sintomas físicos: A ansiedade pode se manifestar no corpo com sintomas como taquicardia, falta de ar, tremores, suor excessivo, dores no peito, tontura e até sensação de desmaio;
Comportamentais: A pessoa pode evitar certas situações ou lugares que geram ansiedade, o que pode levar a um comportamento de isolamento ou ao desenvolvimento de fobias;
Dificuldade de concentração: A mente pode ficar tão focada nas preocupações que a pessoa tem dificuldade para se concentrar em tarefas cotidianas, como trabalhar, estudar ou manter conversas;
Interferência no bem-estar geral: O transtorno de ansiedade pode afetar a qualidade do sono, a saúde física e mental, e prejudicar a capacidade de lidar com situações cotidianas;
O transtorno de ansiedade pode ser tratado através da Psicoterapia e neste caso é indicada a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), que ajuda a pessoa a entender e mudar os padrões de pensamento que alimentam a ansiedade. Em alguns casos podem ser necessárias intervenções medicamentosas, prescritas pelo médico psiquiatra que ajudam a regular os níveis de ansiedade no corpo. Com o tratamento adequado, é possível aprender a lidar melhor com a ansiedade e melhorar a qualidade de vida.
Dra. Stephanye Lopes
Psicanalista, Psicólogo
Moema
Olá! O transtorno de ansiedade é uma condição psicológica em que a pessoa experimenta preocupação, medo ou tensão excessivos, muitas vezes sem um motivo claro ou desproporcional à situação. Esses sentimentos vão além da ansiedade comum que todos sentimos em momentos de estresse, podendo interferir significativamente na qualidade de vida.

A ansiedade pode afetar tanto o corpo quanto a mente. Entre os sintomas mais comuns estão: coração acelerado, sudorese, dificuldade para respirar, tensão muscular, insônia, dificuldade de concentração, irritabilidade e sensação constante de inquietação.

Essa condição pode se manifestar de várias formas, como ansiedade generalizada, ataques de pânico, fobias ou transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Embora seja desafiador, é importante saber que existem tratamentos eficazes, como psicoterapia, técnicas de relaxamento e, em alguns casos, medicação.

Se estiver enfrentando esses sintomas, buscar apoio psicológico é um grande passo para entender e lidar com o transtorno. Estou à disposição para ajudá-lo(a) nesse processo, caso precise.

Atenciosamente,
Stephanye
 Ricardo C. Koury
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá, em verdade existem transtornos de ansiedade:
De separação
Mutismo seletivo
Fobia específica
Ansiedade social (Fobia social)
Pânico
Agorafobia
Ansiedade generalizada
Ansiedade induzido por substância ou medicamento
Ansiedade devido a outra condição médica

Seria interessante você buscar alguma ajuda de um psicólogo para compreender melhor o que se passa e como resolver.
O transtorno de ansiedade é caracterizada por sentimentos de medo, preocupação excessiva e tensão prolongada que interferem na vida diária da pessoa. Diferente de sentir ansiedade em situações pontuais, como antes de uma prova ou fazer uma apresentação em público, o transtorno de ansiedade se manifesta de forma mais intensa e frequente, tornando difícil para a pessoa relaxar e aproveitar a vida.
São muitos os sintomas físicos como palpitações, suor excessivo, dificuldade para respirar, tensão muscular, dores de cabeça, distúrbios do sono, problemas gastrointestinais e sintomas emocionais: Preocupação excessiva e constante, dificuldade em se concentrar, Irritabilidade, Sentimentos de angústia e medo, dificuldade em relaxar, evitação de situações sociais, tendo um impacto significativo na vida, podendo prejudicar o desempenho no trabalho ou nos estudos.
É fundamental buscar ajuda de um profissional para indicar o melhor tratamento e aliviar os sintomas e melhorando a qualidade de vida. Se precisar de ajuda, esteja à vontade para entrar em contato comigo.
 Fátima Steremberg
Psicólogo
Jaboatão Dos Guararapes
A ansiedade é necessária e nos protege, sem ela atravessaríamos a rua de qualquer jeito e sofreríamos as consequências, nesse caso ela gera um medo necessário. No entanto quando esse medo é forte a ponto de causar desconforto, e prejudicar a nossa rotina, é necessário buscar ajuda profissional.
O Transtorno de Ansiedade é um distúrbio psicológico caracterizado por um sentimento constante e excessivo de preocupação e medo em relação a situações do cotidiano, que pode ser desproporcional ao nível real de ameaça. As pessoas com esse transtorno frequentemente experienciam uma sensação de apreensão, nervosismo, e desconforto, que podem interferir significativamente na vida diária.

Tipos de Transtorno de Ansiedade:
Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG): A pessoa se preocupa de forma excessiva com várias situações da vida, como trabalho, saúde, relacionamentos, finanças, etc. Mesmo quando não há uma razão clara para a preocupação, a pessoa sente um medo constante e uma sensação de que algo ruim está prestes a acontecer.

Transtorno do Pânico: Caracteriza-se por ataques de pânico inesperados e intensos, que envolvem uma sensação súbita de terror, acompanhada de sintomas físicos como falta de ar, aceleração do coração, dor no peito, e uma sensação de morte iminente.

Fobia Social: Medo intenso de ser avaliado negativamente em situações sociais. Isso pode levar à evitação de situações como falar em público ou interagir com outras pessoas, causando sofrimento significativo na vida cotidiana.

Fobias Específicas: Medo excessivo e irracional de objetos ou situações específicas, como animais, altura, voar de avião, ou certos lugares.

Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC): Caracteriza-se pela presença de pensamentos obsessivos (pensamentos repetitivos e indesejados) e compulsões (ações repetitivas realizadas para reduzir a ansiedade).

Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT): Desenvolve-se após uma pessoa passar por um evento traumático e se manifesta por meio de ansiedade extrema, flashbacks, pesadelos, e evitamento de situações relacionadas ao trauma.

O que o transtorno de ansiedade afeta na pessoa:
O transtorno de ansiedade pode afetar várias áreas da vida de uma pessoa, incluindo:

Aspectos físicos:

Sintomas físicos: Como tremores, tensão muscular, taquicardia (aumento do ritmo cardíaco), falta de ar, cansaço excessivo, náuseas, sudorese excessiva e insônia.
Problemas digestivos: Pode causar desconforto gastrointestinal, como dor abdominal, diarreia ou constipação.
Problemas de sono: A preocupação constante pode dificultar o adormecimento ou causar insônia, resultando em cansaço e falta de energia durante o dia.
Aspectos emocionais:

Medo e apreensão constantes: A pessoa sente que está constantemente à beira de um desastre iminente, mesmo sem uma razão clara para esse medo.
Falta de controle: A ansiedade pode gerar uma sensação de perda de controle, o que pode ser muito angustiante.
Tristeza e desmotivação: Como a pessoa fica constantemente em estado de alerta e preocupação, pode desenvolver sentimentos de desesperança e desânimo.
Aspectos comportamentais:

Evitação: A pessoa pode evitar situações que causam ansiedade, o que pode resultar em isolamento social ou profissional.
Compulsões e comportamentos repetitivos: Em casos como o transtorno obsessivo-compulsivo, a pessoa pode realizar rituais repetitivos ou ações compulsivas para tentar aliviar o desconforto causado pelos pensamentos obsessivos.
Impacto no cotidiano:

Dificuldades nas relações interpessoais: A ansiedade pode afetar a capacidade de se relacionar com outras pessoas, devido ao medo de ser julgado ou de situações sociais.
Comprometimento no trabalho ou estudos: A preocupação constante pode prejudicar a concentração e o desempenho, além de gerar dificuldades em tomar decisões.
Impacto na saúde mental: A ansiedade pode aumentar o risco de outros transtornos mentais, como depressão, ou agravar um quadro existente.
O que pode causar o transtorno de ansiedade?
As causas do transtorno de ansiedade são complexas e podem envolver uma combinação de fatores:

Genética: Pessoas com histórico familiar de transtornos de ansiedade têm maior risco de desenvolvê-lo.
Fatores ambientais: Situações estressantes, como trauma, abuso, perdas significativas, ou crises financeiras, podem desencadear ou piorar a ansiedade.
Desequilíbrios químicos no cérebro: Alterações nos níveis de neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina, podem influenciar o desenvolvimento da ansiedade.
Personalidade: Algumas pessoas têm uma predisposição maior a ter ansiedade devido a traços de personalidade, como perfeccionismo ou tendência ao pessimismo.
Como tratar a ansiedade?
O tratamento do transtorno de ansiedade pode envolver:

Psicoterapia:

Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): A TCC é uma das abordagens mais eficazes, focando em mudar padrões de pensamento e comportamento que alimentam a ansiedade.
Terapia de exposição: Em casos de fobias ou transtorno do pânico, essa abordagem ajuda a pessoa a enfrentar gradualmente suas fontes de medo em um ambiente controlado.
Medicação:

Ansiolíticos: Como o Alprazolam ou Diazepam (usados por um curto período devido ao risco de dependência).
Antidepressivos: Alguns medicamentos antidepressivos, como os inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS), também são eficazes no tratamento da ansiedade.
Mudanças no estilo de vida:

Exercícios físicos: A prática regular de atividades físicas ajuda a reduzir o estresse e melhora a saúde mental.
Técnicas de relaxamento: Como meditação, mindfulness, e respiração profunda, para controlar os sintomas de ansiedade.
Sono de qualidade: Melhorar a higiene do sono é essencial para reduzir os níveis de ansiedade.
Se você ou alguém próximo está enfrentando sintomas de ansiedade, é importante procurar o auxílio de um profissional da saúde mental para uma avaliação e orientações adequadas.
Os Transtornos de Ansiedade representam um grupo de condições psiquiátricas caracterizadas por medo ou preocupação excessiva, muitas vezes acompanhados de sintomas físicos (taquicardia, sudorese, tremores, tensão muscular, dificuldade para respirar), cognitivos (dificuldade de concentração, pensamento acelerado ou catastrófico) e comportamentais (evitação de situações que despertam ansiedade, mudanças na rotina). Existem diferentes tipos de transtornos de ansiedade: Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Fobias, Transtorno de Pânico e Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Independente do caso, a ansiedade pode ser tratada com psicoterapia e, dependendo da gravidade, com psicoterapia + medicação (prescrita por um psiquiatra). É importante reforçar que a ansiedade é uma resposta normal do nosso corpo frente a situações de perigo ou estresse, mas se torna um transtorno quando é desproporcional, constante e promove prejuízos no dia a dia e relacionamentos. Essas alterações costumam ter relação com a história de vida de cada indivíduo, aspecto que também pode ser aprofundado na psicoterapia.
O transtorno de ansiedade é uma condição psicológica caracterizada por uma preocupação excessiva e persistente, que vai além do que seria esperado em determinadas situações. Ele pode se manifestar de diversas formas, como ansiedade generalizada, ataques de pânico, fobias ou ansiedade social. Embora a ansiedade em si seja uma resposta natural do corpo a situações de alerta, quando se torna constante e interfere na vida cotidiana, é considerado um transtorno.

Esse quadro pode afetar a pessoa de várias maneiras. No aspecto emocional, pode gerar medo, inquietação ou uma sensação de estar sempre "no limite". Fisicamente, pode causar sintomas como taquicardia, sudorese, tensão muscular, dificuldades para dormir e problemas digestivos. Além disso, a ansiedade pode impactar relacionamentos, desempenho no trabalho ou nos estudos e a qualidade de vida como um todo.

A psicoterapia oferece um espaço seguro para compreender as causas da ansiedade, explorar sentimentos e desenvolver formas de enfrentamento.
Quando a ansiedade está desregulada, pode se tornar um transtorno de ansiedade. Alguns sintomas incluem: preocupação excessiva e difícil de controlar, taquicardia, tremores, falta de ar, inquietação, irritabilidade e dificuldade de concentração. A pessoa também pode ter distúrbios do sono e evitar situações cotidianas devido ao medo ou à ansiedade. Quando esses sintomas persistem e afetam a vida diária, é importante buscar uma avaliação profissional para identificar o tipo de transtorno e definir o tratamento adequado.
 Juliana De Lelli
Psicólogo
Rio de Janeiro
O Transtorno de Ansiedade é o barulho interno que a pessoa sente. A dificuldade de enxergar que está tudo bem no momento presente, é temer problemas que ainda não surgiram, é abandonar por achar que não é boa o suficiente, é se culpar pelo que fez desproporcionalmente, é achar que estão falando de você quando não estão, é sentir aperto no peito, o coração acelerar, a garganta fechar e o ar faltar. A ansiedade é o medo constante, é não ficar em paz quando se pode ficar.
 Rodrigo Amorim de Souza
Psicólogo
São Bernardo do Campo
A ansiedade é algo constituinte do ser humano, seja para se proteger ou se mover mediante aos seus objetos de desejo. No entanto, quando demasiada, a ansiedade pode evoluir para quadros de transtornos de ansiedade: como o transtorno de ansiedade generalizada (TAG), transtorno obssessivo compulsivo (TOC), transtorno do estresse pós-traumático (TEPT), o transtorno de pânico ou fobias. Para além de diagnósticos, o fundamental não é o "rótulo" (advindo do diagnóstico), mas como o sujeito se implica nos momentos de ansiedade. Em situações de prejuízo social (trabalho, relacionamentos e vida cotidiana), a medicação pode ser benefíca quando em crise, mas a medicação não é a panaceia da "ansiedade severa" (ou seja, traz uma cura). A psicoterapia é fundamental para auxiliar o indivíduo a constituir recursos para lidar em situações ansiogênicas.
 Juliane Manica
Psicólogo
Porto Alegre
O transtorno de ansiedade é uma condição psicológica caracterizada por sentimentos persistentes de preocupação, medo e nervosismo, que vão além do que seria considerado uma resposta natural ao estresse. A pessoa com esse transtorno pode ter dificuldades em controlar esses sentimentos, o que afeta a qualidade de vida e o funcionamento diário.

Entre os sintomas mais comuns estão: tensão constante, dificuldade para relaxar, preocupação excessiva, inquietação, entre outros. Esses sintomas podem interferir em diversas áreas da vida, como trabalho, relacionamentos e até mesmo em atividades cotidianas.

É importante ressaltar que a Psicoterapia é um dos tratamentos mais eficazes para o transtorno de ansiedade. Durante o processo terapêutico, a pessoa pode compreender melhor suas emoções, identificar gatilhos para a ansiedade e aprender estratégias de enfrentamento mais saudáveis, como técnicas de relaxamento e reestruturação cognitiva. A Psicoterapia não só ajuda a reduzir os sintomas, mas também oferece suporte para a pessoa recuperar sua qualidade de vida.

Se você está passando por situações de ansiedade ou conhece alguém que esteja, procurar o acompanhamento de um psicólogo especializado pode ser um passo fundamental para o cuidado da saúde mental.

Lembre-se, a ajuda está ao seu alcance e buscar tratamento é um ato de cuidado consigo mesmo!
 Tiago José
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá!
Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é um condição de saúde que afeta boa parte das pessoas na sociedade atual. Vale lembrar que ansiedade é uma resposta natural do organismo, e precisamos dela para uma dinâmica válida ao longo da vida. Quando estes sintomas ansiosos começam a causar incômodos insuportáveis na vida, geram transtornos enormes e com destacáveis repercussões delicadas na existência da pessoa. O que afeta na pessoa? De uma maneira ampla, a pessoa é afeta de grande escala: alteração no apetite, no ciclo do sono, na paz pessoal, em aumento de determinadas dores físicas, mal-estar pessoal e social.
O transtorno de ansiedade é uma condição caracterizada por preocupação excessiva, medo desproporcional e ativação constante do sistema de alerta do cérebro, mesmo na ausência de ameaça real. Envolvem hiperatividade da amígdala e disfunção na regulação de neurotransmissores como serotonina, dopamina e noradrenalina .

Os sintomas podem ser físicos ( taquicardia, falta de ar, tensão muscular, insônia ) e psicológicos ( ruminação, inquietação, dificuldade de concentração ). Afeta o bem-estar, o desempenho no trabalho, os relacionamentos e pode levar à prevenção de situações que geram medo. O tratamento inclui psicoterapia , regulação emocional e, em alguns casos, medicação.
 Isabella  Bandeira
Psicólogo
Rio de Janeiro
O Transtorno de Ansiedade é uma condição psicológica caracterizada por sentimentos de medo, preocupação e apreensão excessivos e persistentes. Esses sentimentos podem ser tão intensos que interferem na vida diária da pessoa, afetando sua capacidade de funcionar em diferentes áreas, como trabalho, relacionamentos e atividades sociais.

Os sintomas do Transtorno de Ansiedade podem variar de pessoa para pessoa, mas alguns dos mais comuns incluem:
-Preocupação excessiva;
-Medo e ansiedade;
- Dificuldade de concentração;
- Problemas de sono.
Boa noite!
Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais o transtorno de ansiedade generalizada é um distúrbio que gera ansiedade excessiva e preocupação, ou o que chama de uma expectativa apreensiva, persistentes. Um quadro que a pessoa tem dificuldade de controlar.
Um psiquiatra pode fazer o diagnóstico correto e eventual prescrição de medicação e é indicado o acompanhamento psicológico.
 Julia Rhenius
Psicólogo
Florianópolis
O transtorno de ansiedade é uma condição em que a pessoa experimenta ansiedade de forma excessiva, persistente e desproporcional à ameaça real, causando sofrimento significativo ou prejuízo no funcionamento diário. Dentre as suas principais características estão:
- É uma exacerbação patológica de uma emoção que normalmente é adaptativa;
- Se manifesta em quatro esferas: cognitiva, emocional, comportamental e fisiológica;
- Causa alterações físicas como sudorese, taquicardia, tensão muscular e problemas de concentração;
Existem diferentes tipos de transtornos de ansiedade, incluindo:
- Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
- Fobias Específicas
- Transtorno de Ansiedade Social
- Transtorno de Pânico
- Agorafobia
Lembre que sentir ansiedade ocasionalmente é normal e até adaptativo. O transtorno se caracteriza quando a ansiedade se torna persistente, disruptiva e desproporcional ao perigo real, interferindo significativamente na vida da pessoa. Se você se identificar com algum sintoma, é essencial que busque ajuda profissional!
 Alessandra Gomes Krouwel
Psicólogo, Psicanalista
Campinas
A ansiedade é uma resposta emocional que pode se manifestar de maneira intensa e paralisante. Essa condição muitas vezes envolve um medo desproporcional em relação a situações futuras, levando a uma preocupação constante que pode interferir na vida cotidiana.
Os sintomas emocionais mais frequentes são: insônia, dificuldade em relaxar, angústia constante, irritabilidade aumentada e dificuldade de concentração. São ainda comuns sintomas físicos como: cefaleia, dores musculares, dores no estômago, taquicardia, tontura, formigamento e suor intenso.
A ansiedade é uma condição que pode ser tratada gradualmente, durante o processo de terapia, pois através dela é possível compreender a origem dos conflitos, promovendo o seu fortalecimento e auto conhecimento.
O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), é caracterizado por uma preocupação excessiva, desproporcional e persistente acerca de todas as áreas de vida do paciente. Causa muito sofrimento na pessoa podendo levar a sintomas físicos como exaustão, dores de cabeça, problemas gastrointestinais, insônia e dificuldades na vida cotidiana como relacionamentos interpessoais, desempenho escolar e profissional.

Especialistas

Heloísa Lorenzoni

Heloísa Lorenzoni

Psicólogo

Araraquara

Steve Fernandes

Steve Fernandes

Psicólogo

São Paulo

Lucas Vasconcelos

Lucas Vasconcelos

Psicólogo

Goiânia

Erik Costa Oliveira

Erik Costa Oliveira

Fisioterapeuta

Eirunepé

Thiago Reis Hoffmann

Thiago Reis Hoffmann

Psicólogo

Tatuí

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 404 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.