Gostaria de saber de um angiologista/ vascular, quando uma cirurgia de varizes se faz, realmente necessária?

3 respostas
Gostaria de saber de um angiologista/ vascular, quando uma cirurgia de varizes se faz, realmente necessária?
Uma grande parte dos pacientes mistificam o tratamento cirúrgico das varizes, especialmente os mais velhos. Acham que a cirurgia de varizes é desnecessária, pois a atribue como estética.
No entanto, sabemos das complicações futuras como o decréscimo da qualidade de vida, manchas, trombose e até úlceras venosas.
Com as técnicas hoje empregadas, muitos casos podem ser resolvidos a nível ambulatorial ou com outras técnicas minimamente invasivas, tais como laser e a radiofrequência.
A cirurgia ainda continua primeira escolha em muitos casos, porém a decisão é compartilhada com o paciente que decide junto com o angiologista a melhor técnica empregada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É preciso deixar bem claro a diferença entre INDICAÇÃO de uma cirurgia e NECESSIDADE de uma cirurgia. Apesar de parecer semelhantes, há grande diferença. No caso das varizes, a indicação do seu tratamento, seja por cirurgia ou por técnicas ablativas, se dá pelo risco de desenvolvimento futuro de complicações (manchas, edema, úlceras, flebites, tromboses e hemorragias), pelo incômodo e redução da qualidade de vida e pela proteção à circulação venosa. Porém, não há obrigatoriedade no que tange à retirada das varizes. Não se trata de doença que leve à morte ou à incapacitação permanente, portanto não é o médico quem determina categoricamente a necessidade de retirá-las. Nesse caso, é o próprio paciente que deve avaliar o seu grau de incômodo e determinar a "sua necessidade" de submeter-se ao tratamento. Por não haver conduta conservadora que elimine as varizes, o médico indica e recomenda sua retirada, mas é o paciente quem dará a opinião final se irá realizar o tratamento.
O tratamento cirúrgico das varizes deve ser realizado basicamento por 3 motivos:
1) estético (quando o paciente encontra-se incomodado com a aparência)
2) alívio dos sintomas ( quando as queixas de insuficiencia venosa estão presentes - dor, peso, queimação, etc)
3) prevenir a evolução da doença. Como todos sabemos, toda doença tende a evoluir para formas mais avançadas e graves. No caso das varizes, elas costumam evoluir para casos mais ramificados, além de comprometer a pele ao seu redor, causando manchas, endurecimento da pele e , em casos mais graves, úlceras de difícil tratamento.

Especialistas

Rafael Alén

Rafael Alén

Angiologista

Vitória

Leon Gomes

Leon Gomes

Cirurgião vascular

Macaé

Morena de Souza Maia

Morena de Souza Maia

Especialista em medicina estética

Goiânia

Rafaela Sperandio Faria

Rafaela Sperandio Faria

Cirurgião vascular

Rio Verde

Rodolfo Loureiro Borges de Souza

Rodolfo Loureiro Borges de Souza

Cirurgião vascular

Goiânia

Tassiana Severino

Tassiana Severino

Cirurgião vascular

Uberlândia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 527 perguntas sobre Varizes
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.