Gostaria de saber como sabemos se estamos com inicio de Alzeimer? E se tem uma forma de retardar o p

4 respostas
Gostaria de saber como sabemos se estamos com inicio de Alzeimer? E se tem uma forma de retardar o processo?
Existem exames bem como de imagem específica do cerebro, em que o neurologista ou especialista na área, prescreve para avaliação diagnóstica. Se confirmado, são prescritas medicações de controle do avanço mas não tem cura . É um tipo de degeneração diferente da esclerose que pode ocorrer por avanço da idade, por exemplo.
Pode-se trabalhar atividades integrativas, socialização, atividades manuais, intelectuais, por exemplo,
no consultório de psicologia que as faça; a fim de manter a estimulação cerebral ativa.
Seria indicado que as pessoas pudessem fazer isso na maturidade de forma preventiva, uma vez que, no risco do acometimento, as funções cerebrais já teriam mais recursos de memória em constante estímulo. Não que evite a ocorrência da doença, mas pode proporcionar mais tempo de qualidade mental.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Para fazer o diagnóstico você precisa passar por consulta com médico com experiência em doenças da memória (normalmente é uma área comum do Geriatra, Neurologista e Psiquiatra). Durante a consulta será avaliado todo quadro clínico e pode ser feito um teste específico para avaliar a memória, também são solicitados exames para avaliar outros problemas de saúde que podem alterar a cognição e tem tratamento diferentes do Alzheimer. A parte de prevenção foi muito bem explicada pelo Colega Marcos Lange.
Espero ter ajudado
O diagnóstico de Alzheimer é complexo e envolve mais do que a mera alteração de memória. É necessária a avaliação por profissionais especializados, como os acima citados, porém há diversos tipos diferentes de processos demenciais, que apresentam tratamentos diversos, sendo necessária a consulta com um neuropsicólogo para a avaliação e, em caso de confirmação, a diferenciação do tipo de demência para que a condução do tratamento possa acontecer de forma correta.
Bom dia.
A Doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que acomete funções cognitivas, sendo a memória a manifestação inicial mais comum. Na presença de queixas de memória é importante uma avaliação médica direcionada, pois outras doenças podem simular os mesmos sintomas e têm tratamentos diferentes.
A prevenção da doença é baseada em uma dieta adequada, atividade física, atividade intelectual e prevenção de fatores de risco cardiovasculares, como o controle da diabete, da pressão alta e do colesterol.

Especialistas

Agabio Diogenes Pessoa Neto

Agabio Diogenes Pessoa Neto

Neurologista

Natal

Barbara Aquino

Barbara Aquino

Neurologista

Natal

Nicelle de Morais Candez

Nicelle de Morais Candez

Neurologista

Natal

Andrey Lucas

Andrey Lucas

Geriatra, Médico clínico geral

Caruaru

Karin Correa

Karin Correa

Neurologista

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 195 perguntas sobre Doença de Alzheimer
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.