gostaria de saber como é feita a terapia de casal?

12 respostas
gostaria de saber como é feita a terapia de casal?
A terapia de casal é guiada de acordo com a demanda de cada casal, trabalho com casal e família, o que inclui todo sistema familiar. Para a avaliação usamos algumas ferramentas próprias e direcionadas a conjugalidade, a terapia de casal ajuda a construir um espaço para a melhorar qualidade do diálogo, a sexualidade e o cotidiano são questões que serão trazidas para serem reavaliadas.
Vale lembrar a importância de que o profissional seja um especialista da área .

Espero ter esclarecido, a disposição.
Att
Sayonara Machado

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, a terapia de casal pode ser realizada com base em diferentes abordagens, e visa identificar as causas dos conflitos do relacionam. para que estas possam ser eliminadas ou amenizadas. Para identificá-las se faz necessária uma análise tripla: as questões individuais de cada parceiro (como relacion. familiares, vida afetiva anterior à relação atual, exp. de vida em diversos ambientes e com o parceiro atual etc) e as questões da relação em si. Essa análise ajuda a identificar as causas de conflitos em diversas áreas, como por exemplo afetividade, sexualidade, rotina, individualidade, mágoas e assuntos mal resolvidos, etc. A reunião das queixas trazidas pelo casal e dos resultados de todas essas inform. formam um material rico que ajuda terapeuta e casal a identificar as causas dos conflitos e encontrar formas práticas de eliminá-las/amenizá-las. É um trabalho complexo e muito benéfico pois seus efeitos muitas vezes perduram ao longo do relacionamento, mesmo após o tratamento. Abs
A terapia de casal, primeiramente, será guiada de acordo com a demanda de ambos. Na sessão psicoterapêutica, cada um terá espaço para falar de suas queixas, de seus sentimentos, e, o que é indispensável, irá transformar estas queixas em pedidos possíveis. Com o auxílio do terapeuta, o casal irá perceber o que está acontecendo na relação e o que então é necessário para que esta união torne-se mais saudável. Ambos se colocarão num caminho de crescimento, e não mais de repetição. Importante dizer que o terapeuta não vai atuar defendendo nenhum dos lados, ele será imparcial, a sua função é buscar aquilo que está camuflado, ou seja, que não se mostra explícito para o casal. Finalizo dizendo para quem tem interesse de realizar esta modalidade de terapia, que toda crise é uma oportunidade de reconstrução.

Estou disponível para maiores esclarecimentos, obrigada.
É uma terapia onde ambos participam onde o foco é voltando para a interação e dificuldades que estão vivendo. Seja no namoro, noivado ou casamento.
A terapeuta ajuda os parceiros a identificar os pontos de conflitos dentro da relação e a determinar quais as mudanças desejáveis, sejam no modo de se relacionar, ou individuais. Nesse tipo de terapia, há componentes de mediação, componentes educacionais e de terapia individual envolvidos, dependendo das dificuldades específicas enfrentadas.
Espero ter ajudado.

Abraços.
A terapia de casal na abordagem Cognitivo-Comportamental procura perceber o que pode estar causando problemas na vida cotidiana do casal desde as crenças centrais e periféricas, pensamentos automáticos, distorções cognitivas (erros de pensamento), as emoções negativas implicadas e os comportamentos que surgem.
Atua avaliando as evidências que apoiam ou não as distorções cognitivas a fim de modificar as crenças, e também, atuar sobre o comportamento que está trazendo problemas para esse casal. Auxiliando-os a encontrar uma nova forma de compreender o outro, solicitar mudanças de comportamento desagradável e, o mais importante: auxiliá-los a encontrar atividades que estreitem a relação, como por exemplo, coisas que adoravam fazer juntos e não fazem mais. Claro respeitando o limite e os interesses do outros.
Espero ter ajudado.

Grande Abraço a todos!
A psicoterapia de casal é algo fabuloso para todo aquele que percebe a relevância que tem esse processo terapêutico, fortalecendo o vínculo que pode estar se fragilizando.
A psicoterapia psicanalítica para casais, sustenta que toda pessoa é organizada pela necessidade fundamental de relacionamento ao longo da vida, e isto se dá de maneira mais íntima no vínculo conjugal, com relevância para as dificuldades e, paradoxalmente, as supostas facilidades de romper com esse vínculo.
Há de ser trabalhado as conquistas desejadas e as já esquecidas pelos conflitos.
Mesmo de base analítica, muitas psico de casais precisam ser mais focais, daí sua praticidade. No entanto, o acompanhamento dos afetos, coletando a história e trabalhando o incinsciente, permitirá que a psicoterapia revele a real problemática do casal.
Na terapia de casal são realizadas sessões exclusivas para o casal, o "nós". Inicialmente, na primeira sessão é realizada uma avaliação conjugal e após sessões voltadas ao auto-conhecimento, dialogo e metas do casal. O terapeuta é imparcial, atua como facilitador para ampliar o olhar sobre o relacionamento, para isso são utilizadas dinâmicas e técnicas voltadas para casais.
Olá,

A terapia de casal é um processo centrado no vínculo do casal e não nas pessoas dos parceiros. Desse modo, as sessões somente acontecem com a presença de ambos.
A terapia de casal tem como objetivo melhorar a comunicação do casal e permitir a melhor compreensão do outro com quem me relaciono.
A terapia é realizada a partir de encontros, geralmente, semanais, nos quais o terapeuta disporá de técnicas e intervenções voltadas para a relação a fim de ampliar o olhar sobre questões que norteiam o relacionamento.
No caso da terapia de casal realizada a partir da abordagem psicanalítica, vamos tentar lidar com as questões que surgem da formação do que poderíamos chamar do psiquismo resultante dessa relação de casal, que é muito mais do que apenas considerar a soma das partes ou, melhor, dos parceiros. Isso acontece porque cada uma das partes traz para dentro da relação sua bagagem e história pessoal de questões, limitações, suas dores psíquicas resultantes de eventos traumáticos etc., o que acaba trazendo como resultado uma interação que é o produto desse processo. Da mesma forma, aconselha-se que o casal empreenda suas análises individuais, para poder com suas questões dentro da singularidade e caráter único de cada um de nós, como sujeitos únicos e singulares.
Olá,
A Terapia de Casal sistêmica funcionará com sessões onde a intervenção estará pautada inicialmente na dinâmica conjugal.
Esta dinâmica sofre influencia da dinâmica familiar de cada conjugue, de como o casal se comunica, de quais crenças estão envolvidas nesta relação dentre outras questões.
As intervenções do terapeuta ajuda o casal compreender melhor como a relação funciona e o que esta relacionado as questões individuais de cada um neste processo.
Em algum momento, cada conjugue pode ser encaminhado para terapia individual com outros profissionais, separadamente, mantendo a continuidade das sessões conjugais em paralelo.
A Terapia de casal tem a finalidade de olhar o casal como um todo inserido em suas respectivas famílias de origem ( seus pais, irmãos, avós ... ) e verificar que muitas vezes os motivos de discórdias e dificuldades de comunicação no relacionamento a dois tem haver com os aprendizados e educação social, cultural e principalmente familiar de cada um. É indicado para crescimento, harmonização, autoconhecimento e conscientização do papel de cada um dentro do núcleo familiar " marido, Esposa, Filho, Filha, Enteado...", principalmente nesses novos modelos de família que a atualidade nos trás .
"Quem não sabe seu lugar na família, não sabe seu lugar no Mundo"

Trabalho com base da Terapia Sistêmica E fenomenologica onde cada membro da família é conectado em si como a internet WIFi.

Um abraço carinhoso !!!
A Terapia de Casal é realizada através de encontros, geralmente semanais, a primeira individual e as demais com a participação das duas pessoas da relação - seja esta um namoro, noivado, ou casamento.
Uma avaliação inicial envolve ouvir quais são as queixas, questões e resultados esperados. O resultado é tão melhor quanto maiores os níveis de interesse e dedicação dos parceiros.
Os acompanhamentos são realizados em sessões do Casal. Se necessário, algumas questões mais íntimas e individuais podem ser melhor direcionadas e trabalhadas na Psicoterapia Individual, paralelamente à Terapia de Casal.
A decisão é sempre do Casal, e faço sempre meu melhor para contribuir com a decisão mais sábia e saudável, oferecendo os recursos, ferramentas e todo o respeito para ajudá-los em seus objetivos mais importantes.

Atenciosamente,
Chrystiano Nogueira dos Santos

Especialistas

Maura Galaxe

Maura Galaxe

Psicólogo

Campos Dos Goytacazes

Gisele de Brito

Gisele de Brito

Psicólogo

Jacareí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 144 perguntas sobre Terapia de Casal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.