Gostaria de saber como é a psicoterapia? Já fui a um psicólogo, mas nunca a um psicoterapeuta. É

13 respostas
Gostaria de saber como é a psicoterapia? Já fui a um psicólogo, mas nunca a um psicoterapeuta. É a mesma coisa?
A psicoterapia é uma modalidade de tratamento em que o psicoterapeuta faz intervençoes clinicas no sentido de fazer um acompanhamento(semanal, quinzenal, mensal) objetivando o desenvolvimento pessoal do paciente e a resoluçao de conflitos. O terapeuta pode ser um paicologo, psiquiatra ou outro profissional da saúde ou de nivel superior com formaçao em psicoterapia individual ou familiar.

O psicólogo que trabalha em clínica é um psicoterapeuta. Existem várias modalidades de psicoterapia que variam de acordo com a linha de trabalho de cada psicólogo,e podem ser individuais ou grupais.
Algumas das modalidades são: a terapia breve, a focal, cognitiva comportamental e a de orientação psicanalítica. Esta última considera os fatores inconscientes como determinantes dos sintomas e objetiva mudanças mais profundas.
Acrescento que a psicoterapia envolve um acompanhamento frequente, com sessões semanais marcadas sempre no mesmo horário para que a pessoa passe a ter o hábito de prestar atenção em si mesma, fornecendo meios para se conhecer melhor através da análise. De fato existem várias formas de fazer o trabalho psicoterapêutico (abordagens), o que envolve, desde a terapia verbal (conversa) até trabalhos com arte e técnicas corporais. A psicoterapia é um investimento no auto-conhecimento com o objetivo de buscar qualidade de vida diante dos problemas cotidianos.
A Psicologia é uma área de formação generalista na qual o profissional pode se decidir por distintas áreas de atuação, sendo a Psicologia clínica uma delas. Nesta, o profissional poderá desempenhar algumas atividades como psicoterapia, avaliação psicológica, avaliação neuropsicológica, reabilitação neuropsicológica, orientação parental etc.

A psicoterapia consiste em um atendimento regular que visa o auto-conhecimento e, consequentemente, proporcionar melhora da qualidade de vida do paciente. A condução das sessões de psicoterapia pode variar de acordo com a abordagem teórica utilizada pelo terapeuta, bem como terá influência do estilo pessoal do profissional.

Vale dizer, ainda, que também existem diferentes modalidades de psicoterapia. Dentre elas, pode-se citar a Psicoterapia Individual, a Psicoterapia em Grupo, a Psicoterapia de Família e a Psicoterapia de Casal.
Esta pergunta merece respostas muito amplas como já mencionadas pelas profissionais acima. Existem inúmeras linhas teóricas dentro da psicologia e você pode escolher aquela que mais lhe apraz. Contudo é importante ressaltar que o profissional não deve fazer da teoria um escudo frente ao paciente e sim um arcabouço para se aproximar e realizar sua boa escuta e vinculação na relação terapêutica, podendo construir conjuntamente o processo de trabalho. Do contrario, haveria um simples esquadre do paciente dentro de certas categorias pré fixadas, sem compreensão das singularidades e necessidades particulares, tornando a terapia fria e inócua. Vinculo e empatia são ferramentas técicas dos psicologos para a construção trabalho e realização de um bom encontro terapêutico.
Vale também esclarecer que a psicanálise não é uma corrente psicológica. Ela advém de outro campo, mas com excelentes resultados. Analistas realizam formações e muitas vezes não precisam ser psicólogos ou psiquiatras.
Psicoterapia é uma das áreas em que o psicólogo pode atuar. Ou seja, o psicólogo pode atuar nas áreas organizacional, esportiva, educacional, clínica, hospitalar, etc. Quando atua na área clínica, tratando o paciente em terapia, é chamado por psicoterapeuta.
Também o Psicólogo é um Psicoterapeuta. Existem várias técnicas psicoterápicas, e cada Especialista tem um jeito peculiar de exercitar/executar a técnica que usa.
Um psicólogo pode fazer terapia, chamada psicoterapia que é um trabalho de longo prazo geralmente. Requer várias sessões por semana no meu caso que sou Psicanalista. Se foi a uma só consulta com um psicólogo, isso não constitui uma psicoterapia.
Olá, sim, o psicologo clinico atua com a psicoterapia, que é um atendimento colaborativo entre psicologo e paciente em busca da resolução de questões que o afligem em seu dia a dia.
No sentido mais amplo, qualquer método de tratamento dos distúrbios psíquicos ou corporais que utilize meios psicológicos pode ser chamado de psicoterapia.

A psicoterapia é conduzida por um psicoterapeuta, que pode ser psicólogo clínico ou não. Há muitas linhas psicoterapêuticas diferentes, portanto, formas variadas de um terapeuta trabalhar e conduzir um tratamento. O importante é que o profissional escolhido tenha uma formação sólida e permanente.
A psicoterapia é um tipo de tratamento feito por psicólogos ou psiquiatras que consiste em tratar problemas de natureza emocional no qual o profissional mantém uma relação estreita com o seu paciente. É um processo de médio a longo prazo e tem por objetivos primários garantir uma melhora na qualidade de vida, eliminar, modificar ou aliviar os sintomas, promover uma autorreflexão, melhorar as relações interpessoais, além de interferir nos pensamentos e comportamentos que podem trazer prejuízos emocionais e até físicos ao paciente.
O psicoterapeuta é um psicólogo que trabalha com atendimentos clínicos. O psicoterapeuta geralmente segue uma abordagem para guiá-lo em seu trabalho, como TCC, gestalt-tepapia, psicanálise... Todas as abordagens tem o objetivo de ajudar o cliente a compreender seus processos mentais porém cada uma de uma forma diferente.
Psicóloga, psicanalista e até psiquiatra, todos podem ser psicoterapeutas. O que vai diferenciar no tratamento será como cada paciente se adapta com o estilo de cada profissional e a linha que segue. Para a/o paciente o que importa não é nome que se dá a esse profissional, mas sim a transferência que se estabelece entre o paciente e o profissional seja analista, psicóloga ou psicoterapeuta.