Gostaria de saber como começo o procedimento para realizar a cirurgia bariátrica?

12 respostas
Gostaria de saber como começo o procedimento para realizar a cirurgia bariátrica?
Olá! Concordo plenamente com a opinião dos profissionais a cima, gostaria de acrescentar a importância da terapia, para que possa tratar os pensamentos e comportamentos disfuncionais que levaram à obesidade. A cirurgia bariátrica é um recurso excelente, mas sem a mudança de hábitos e comportamentos irá gerar muito sofrimento. Portanto procure um psicólogo especializado para que possa se compreender com essas mudanças é viver uma vida mais saudável e feliz! Destaco a importância desse processo de autoconhecimento e mudanças de hábitos para o sucesso do seu tratamento, pois hoje atendo muitos pacientes que fizeram bariátrica e estão voltando a engordar, pois o limite foi apenas físico. Boa sorte!

Para começar procure um bom cirurgião! Ele irá avaliar o quadro de obesidade, as comorbidades relacionadas e te indicar ou não para cirurgia.

Certifique-se que ele tem uma equipe multidisciplinar capacitada formada por nutricionista, endocrinologista, psicólogo, psiquiatra, etc que irão dar suporte a você em todo o processo.
A primeira consulta deve ser com o cirurgião, inicialmente realiza-se uma avaliação da obesidade, idade de início, peso máximo e mínimo, identificação de possíveis fatores desencadeantes, tentativas prévias de tratamento, medicamentos utilizados, conhecer os hábitos alimentares e identificar possíveis comorbidades, como hipertensão, diabetes, cardiopatias, apnéia do sono, dislipidemias e artropatias. Após essa primeira consulta o paciente iniciará uma minuciosa avaliação pré-operatória com toda equipe multidisciplinar composta por nutricionista, psicólogo, endocrinologista, cardiologista, anestesista dentre outras áreas conforme necessidade.
Primeiramente há a necessidade de avaliar a relação entre seu peso e altura e se possui doenças associadas com hipertensão e diabetes. Precisamos saber há quanto tempo vem tentando emagrecer sem sucesso e se fez acompanhamento médico.
Após esta primeira avaliação e indicando-se a cirurgia verifica-se sua condição clínica e necessidade de possíveis cuidados antes, durante e depois da cirurgia.
Importante procurar um bom cirurgião com uma boa equipe multidisciplinar. Ele vai fazer os encaminhamentos para exames e laudos necessários para o seu caso. Com relação ao preparo psicológico, ele se inicia nas entrevistas feitas para a redação do relatório psicológico. O acompanhamento psicoterapêutico pós cirúrgico é necessário para apoiar a mudança rápida que acompanha a cirurgia e como suporte para as dificuldades que possam surgir. Atualmente existem psicólogos especializados em avaliação e acompanhamento para cirurgia bariatrica.
A cirurgia bariatrica é uma decisão bem acertada, levando em consideração o benefício da perda de peso rápida, porém se não fizer uma reeducação alimentar pós cirurgia, Começa a haver reganho de peso.
A cirurgia não é milagre, bem pelo contrário, por isso a importância da terapia concomitante a cirugia para se obter o benefício a longo prazo.
É um outro ponto importante da terapia concomitante a bariátrica, é aprender a lidar com os alimentos, pois o pós cirúrgico é difícil por conta da fase líquida onde não pode ingerir nenhum outro tipo de alimento, muitos entram em depressão por não ter outra válvula de escape que não seja a comida.
Por isso a grande importância da terapia, para tratar essa relação.
Olá,
Um fator importante , além de fazer esta consulta para ver se há indicação, como o doutor Ricardo colocou, é começar um processo de entendimento quanto ao procedimento e as mudanças que implicará na sua vida.
A cirurgia Bariatrica é um importante tratamento para uma doença de difícil controle. Isso pode representar muitos benefícios, inclusive de aumento na qualidade de vida e longevidade. Mas sabemos que é um processo como muita dificuldades e com a necessidade de mudanças de padrões alimentares e de comportamento. Há inclusive uma mudança no seu papel social, relacional, e se isso por um lado é fascinante, por outro pode assustar.
Faça este tratamento com afinco e responsabilidade e o resultado será muito bom para sua vida. Para tal, consulte uma equipe multidisciplinar: nutricionista, endocrino, psicólogo e cirurgião.
Muito boa sorte !
Comece agendando nutricionista, psicólogo e endocrinologista. O tratamento é multidisciplinar.
Concordo com as opiniões acima colocadas e reforço que o conhecimento dos critérios que fazem uma pessoa candidata à cirurgia, é de suma importância, além do início de um processo psicoterápico para promover autoconhecimento e contato desse paciente com situações de sua vida que favoreceram o surgimento e manutenção do quadro de obesidade, bem como as ressignificações que esse sujeito terá que empreender a partir da nova realidade que se configurará para ele, caso a cirurgia seja uma realidade em sua vida. Lembrando que, no início do processo, mesmo antes da cirurgia propriamente dita, se mostra bastante necessária a avaliação psicológica visando a promoção de um olhar mais acurado sobre o quanto esse candidato conhece sobre o procedimento e seus desdobramentos.
O tratamento é multidisciplinar e existe uma relação entre peso e altura que pode ou não indicar o procedimento cirúrgico, utilizado com sucesso quando esgotadas as possibilidades!
Olá, trata-se de uma indicaçaõ muti-disciplinar _ avaliação de endocrinologista , cirurgiao aparelho digestivo, psicologo, nutricionista e avaliação de risco cirurgico apos indicação desse procedimento. Para começar , o endocrinologista avalia seu IMC ( indice de massa corporal ) e seu historico de excesso de peso- por quanto tempo esteve obesa e quanto acima do peso ideal ,se você tambem não conseguiu resultados eficazes com os tratamentos clinicos e quais as doenças associadas `a obesidade você apresenta : Hipertensao arterial, diabetes , dislipemia e doença hepatica de esteatose, apneia do sono ( essas as mais importantes ) para indicar a Cirurgia Bariátrica ,
Com uma consulta.
Pra todo problema complexo existe uma solução simples e completamente equivocada.
Problemas complexos , soluções complexas, equipe multidisciplinar, tratamento com pessoas habilitadas.

Posso tentar te ajudar por telemedicina.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 90