Gostaria de saber acerca dos transtornos cognitivos. É possível diagnóstico e tratamento em adult
11
respostas
Gostaria de saber acerca dos transtornos cognitivos. É possível diagnóstico e tratamento em adultos?
Os transtornos cognitivos são detectáveis e tratáveis sim em adultos. A avaliação médica associada à neuropsicológica se mostra uma forma efetiva para isso e, caso o diagnóstico seja positivo, existem medicações e formas específicas de reabilitação que viabilizam a recuperação ou o retardamento da progressão do Transtorno.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Importante ter um diagnostico o mais rápido possível para poder iniciar um tratamento de forma adequada para seu problema e assim melhorando sua qualidade de vida. Procure ajuda de um profissional especializado no assunto.
Uma avaliação médica e uma avaliação neuropsicológica feita por um psicólogo especializado podem contribuir positivamente para entender o quadro e propor estratégias de reabilitação ou estimulação cognitiva.
Atenciosamente,
Marlene Galdino.
Atenciosamente,
Marlene Galdino.
Os transtornos cognitivos em adultos normalmente afetam seu funcionamento psicossocial, gerando prejuízos profissionais, sociais e familiares, sem contar as questões de auto estima. Muitos desses transtornos quando diagnosticados bem cedo e tratados de forma adequada, podem ter uma recuperação satisfatória da qualidade de vida e funcionalidade da pessoa. O diagnóstico deve ser feito pelo médico neurologista, que poderá recorrer aexames clínicos e de imagem, bem como solicitar à um psicólogo uma avaliação neuropsicológica, afim de obter mais dados para diferenciais diagnósticos e conhecimento da extensão do dano cognitivo. O tratamento será conduzido pelo neurologista, e poderá envolver o uso de medicações, bem como o trabalho de outros profissionais da saúde em uma abordagem multiprofissional, dependendo do caso.
O diagnóstico é possível sim, bem como o tratamento. A depender do transtorno são necessárias uma avaliação e intervenção multidisciplinar. Como o espectro de transtornos cognitivos é muito amplo sugiro que procure um profissional especialista.
Sim. O declínio cognitivo (DCL) pode ser avaliado em adultos,através de testes específicos. Procure um profissional para realizar a avaliação neuropsicológica. Estou a disposição. Att. Henriqueta Branco
Qualquer transtorno cognitivo deverá ser confirmado através da Avaliaçao Neuropsicológica e acompanhado por uma equipe multidiciplinar para melhor qualidade de vida do paciente.
At.
Monica Araújo
Neuropsicoga.
At.
Monica Araújo
Neuropsicoga.
Com certeza! As avaliações do médico neurologista associadas com a avaliação neuropsicológica, realizada por um psicólogo especialista em Neuropsicologia contribuem para o diagnóstico e melhor indicação de tratamento de reabilitação cognitiva.
Os Transtornos Cognitivos, são tratáveis mesmo na idade adulta, a pesar de você ternos passado poucos dados, foi possível perceber que há preocupação com isso, o transtorno pode ser leve ou não.
O comprometimento cognitivo, pode estar associado a depressão, ansiedade, transtorno do sono, síndromes metabólicas, síndromes endócrinas.
Sugiro que você procure um médico clínico geral, para possíveis exames, caso nada for constatado, busque um Psicólogo.
Estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
O comprometimento cognitivo, pode estar associado a depressão, ansiedade, transtorno do sono, síndromes metabólicas, síndromes endócrinas.
Sugiro que você procure um médico clínico geral, para possíveis exames, caso nada for constatado, busque um Psicólogo.
Estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Bom dia. Os transtornos cognitivos devem ser avaliados por um psiquiatra especialista. Constatado, poderá ser acompanhado em Terapia Cogniva Comportamental.
Grande abraço
Grande abraço
Os transtornos cognitivos podem sim ser identificados em adultos e deverão ser constatados através da avaliações específicas da área de neuropsicologia e deverá haver uma intervenção por parte de uma equipe multidisciplinar. É sempre aconselhável que você procure a ajuda de um profissional especializado no assunto.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- O uso de olanzapina 10mg 2x ao dia pode ser concomitante com o uso de Predsim?
- Eu tomo 5 mg de Olamzapina e senti minha atenção piorar , como por exemplo nos estudos , isso tem a ver com a medicação ?
- Uso contínuo do Zyprexa contribui para afetar a parte cognitiva do paciente?
- Se tenho o diagnóstico de esquizofrenia com alguns problemas cognitivos leves, estando estabilizado com uma dose de 1 mg de Risperidona ao dia, como seriam os melhores procedimentos, testes e exames para realizar uma reabilitação cognitiva, para voltar a ter uma funcionalidade acadêmica/laboral ?
- Existe algum transtorno cognitivo que prejudica somente uma determinada função cerebral? Por exemplo, prejudica apenas o julgamento da pessoa em relação ao caráter das outras pessoas e em relação aos acontecimentos?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 6 perguntas sobre Transtornos cognitivos
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.