Gostaria de saber a diferença entre análise junguiniana e psicoterapia. Tenho transtorno de ansiedade

11 respostas
Gostaria de saber a diferença entre análise junguiniana e psicoterapia. Tenho transtorno de ansiedade que às vezes gera crises de ansiedade ou de pânico.
Olá!!! A psicoterapia é um tratamento no qual paciente e psicólogo trabalham juntos para resolver as questões desejadas, ajudando as pessoas a lidarem com seus conteúdos emocionais.E, a psicoterapia junguiana é somente uma entre várias abordagens teóricas que existem dentro da psicologia , que servem para nortear a linha de pensamento e fundamentação teórica do psicoterapeuta .
Não existe uma abordagem terapêutica melhor que a outra e, sim aquela que o paciente mais se identifica , se sente mais a vontade para o tratamento.
Quanto as crises de ansiedade, aconselho que procure sem demora um psiquiatra para entrar com a medicação para alívio dos sintomas antes que eles piorem e as psicoterapia ( qualquer abordagem teórica ) para trabalhar as causas que estão originando os sintomas, melhorando sua qualidade de vida.
O transtorno de ansiedade como em qualquer outro transtorno, o tratamento deverá ser feito com a associação de medicação e psicoterapia.
Qualquer duvida, estou a disposição!

A PSICOLOGIA e o estudo da mente humana. Psico significa mente. Logos significa estudo.
A PSICOTERAPIA e o tratamento da mente humana. Como? Através de técnicas que foram estudadas pela Psicologia.
Existem várias técnicas para se tratar a mente humana. E uma delas e a Psicoterapia Analítica Junguiana. A mesma foi desenvolvida por Carl Gustav Jung. A mesma propõe tratar o ser humano de forma integral: corpo, mente e espírito.
No caso da Síndrome do Pânico e recomendável: tratamento psicoterápico (o Junguiano e muito bom), consulta com um psiquiatra, prática de atividades físicas e contato com a natureza. Espero ter respondido bem a sua pergunta. Boa sorte. Abraços
Olá!
Psicoterapia é considerada uma área clássica da Psicologia, um domínio de atuação profissional consolidado pela prática e identidade do psicólogo.A diferença está alicerçada na teoria que fundamenta tais metodologias/ ferramentas que cada abordagem psicológica utiliza. Sendo assim, o profissional psicólogo junguiano ao exercer sua práxis, exercita a psicoterapia de forma analítica, baseando-se na proposta teórica de Jung, a qual oportuniza o paciente o reconhecimento da responsabilidade das próprias escolhas, da própria vida, fato gerador e motivador de profundas mudanças e transformações.
Sugiro que procure um profissional da área a fim de avaliar seu processo e indicar o tratamento psicoterápico adequado, bem como o psiquiátrico caso seja necessário o uso de medicação.Abraço.
Olá, a análise é um tipo de psicoterapia. Há algumas abordagens diferentes dentro da psicoterapia. Algumas delas são: psicanálise, terapia cognitivo-comportamental, gestalt-terapia, análise transacional etc. O psicologo escolhe qual linha ele quer seguir para trabalhar como psicoterapeuta. Para o paciente/cliente isso geralmente não importa muito, o que importa mais é a relação terapeuta/cliente. Mas algumas pessoas buscam uma abordagem específica pelas quais se interessam mais, na hora de buscar um terapeuta. Qualquer coisa, estou à disposição.
Olá, a análise Jungiana nada mais é do que um dos modelos de psicoterapia existentes :)
Olá, análise junguiana é uma das várias abordagens que são utilizadas na psicoterapia. Alguns exemplos usados são: psicanálise, humanista, comportamental, entre tantas outras. As abordagens são conjuntos de ideias, concepções e teorias sobre o funcionamento do homem, cada uma com sua particularidade, métodos e técnicas.
Sobre a análise junguiana; foi desenvolvida pelo psiquiatra suíço Carl Jung, buscando compreender os aspectos do inconsciente, a fim de promover o seu aspecto integrativo com a consciência e possibilitando o processo de transformação do indivíduo. De forma genérica, a diferença entre a psicanálise freudiana e a análise junguiana está na diferença do modelo de estrutura psíquica e a forma de como cada abordagem trabalha e significa os elementos do inconsciente.
Análise Junguiana é a terapia baseada nas teorias de Jung, e a psicoterapia é a maneira geral de se dizer das terapias baseadas na conversa, no diálogo. Podemos ter então um monte de linhas de psicoterapia: Junguiana Freudiana Reichiana Rogeriana Psicodrama... obrigado.
Ola. Psicoterapia é o nome dado ao tratamento, no caso da psicologia, de problemas psicológicos. Terapia Junguiana, é uma linha, ramificação, especialidade da psicologia.
Olá! A Psicoterapia é o nome do tratamento, também conhecido como Terapia ou Análise com Psicólogo e outros, onde o psicólogo orienta o paciente a administrar às questões desejadas, lidar com conflitos e questões emocionais. Já, a Psicoterapia Junguiana é uma das várias abordagens teóricas que existem na Psicologia que servem para nortear a linha de pensamento e fundamentação teórica do Psicoterapeuta, ou seja, os métodos que serão utilizados durante a terapia com o paciente. Cito como exemplo: na Medicina, temos várias áreas de atuação: Cardiologia, Ortopedia, Neurologia e etc, e na área de atuação de cada especialidade existem os tratamentos e medicações que cada especialista prefere prescrever para o caso do paciente.
Para o caso de ansiedade e pânico, oriento o paciente a Terapia comportamental para uma análise mais específica do comportamento e das estratégias para lidar com a situação, emoções e sintomas físicos.
A forma que a análise junguiana trabalha envolve o inconsciente também, e isto pode ser feito dando relevo aos sonhos, à imaginação, à criatividade. Busca através desses recursos um significado e uma meta com sentido para a dificuldade atual. É uma outra forma de psicoterapia, que trata também da ansiedade.
A Análise Junguiana é uma abordagem baseada nas teorias de Jung, nela o paciente recebe um olhar holístico do psicólogo, ele busca trabalhar seu físico, mente e espírito. Quando falamos em psicoterapia, a análise junguiana está contida nesta palavra. Psicoterapia é um processo que um paciente passa com um profissional de Psicologia, que utiliza técnicas diferentes baseado na abordagem teórica que ele segue. E não existe indicação de melhor abordagem, cada paciente consegue averiguar, analisando a relação terapêutica também, em qual processo ele se sente bem.