Gostaria de fazer implantes dentários nos 2°molares inferiores faltantes ,porém o dentista disse que

2 respostas
Gostaria de fazer implantes dentários nos 2°molares inferiores faltantes ,porém o dentista disse que não tem espaço pois os 2°molares superiores desceram muito! Há possibilidades de reverter esse caso ou está perdido?
Olá, sim é possível. Seria necessário uma avaliação para saber se é possível fazer ortodontia (aparelho) e intruir esses dentes. E a outra opção seria colocar uma coroa nos dentes superiores devolvendo ele para posição mas desta forma mto provavelmente vc precisaria fazer canal. A ortodontia seria a forma mais conservadora, mas nem sempre é possível.

ntendo sua preocupação em relação ao espaço para implantes dentários. A situação descrita, onde os molares superiores descem e ocupam o espaço dos molares inferiores faltantes, é conhecida como migração dentária. Aqui estão algumas opções e considerações para lidar com esse problema:

**1. Avaliação Detalhada
Radiografias e Imagens: Um exame de imagem, como uma radiografia panorâmica ou uma tomografia computadorizada (TC), é essencial para avaliar a situação com precisão. Esses exames ajudam a verificar o posicionamento dos dentes e a quantidade de osso disponível para os implantes.

Avaliação do Espço: A avaliação do espaço disponível é crucial. Se os molares superiores realmente descenderam muito, o dentista precisará verificar a quantidade de osso restante e o alinhamento dos dentes adjacentes.

**2. Opções de Tratamento
Ajuste da Oclusão: Em alguns casos, pode ser possível realizar ajustes na oclusão (a maneira como os dentes se encontram) para criar um espaço adequado para o implante. Isso pode envolver tratamento ortodôntico para reposicionar os dentes.

Ortodontia: Se a migração dos molares superiores é significativa, pode ser necessário um tratamento ortodôntico para mover esses dentes para a posição correta e criar espaço suficiente para os implantes. O ortodontista pode usar aparelhos para realinhar os dentes e criar o espaço necessário.

Aumento Ósseo: Se houver perda óssea ao redor da área onde o implante será colocado, pode ser necessário realizar um procedimento de enxerto ósseo para criar uma base sólida para o implante. Esse procedimento pode ser combinado com ortodontia para preparar a área para o implante.

Planejamento Cirúrgico: Se o espaço disponível for muito limitado, pode haver outras opções, como implantes menores ou técnicas cirúrgicas avançadas para maximizar o espaço.

**3. Consulta com Especialistas
Cirurgião Bucomaxilofacial: Se o problema é complexo, consultar um cirurgião bucomaxilofacial ou um especialista em implantodontia pode ser útil. Esses profissionais têm experiência em casos complicados e podem oferecer opções de tratamento avançadas.

Ortodontista: Um ortodontista pode ajudar a avaliar se o tratamento ortodôntico é necessário para criar o espaço adequado para os implantes.

**4. Considerações de Longo Prazo
Planejamento Cuidadoso: Um planejamento cuidadoso e uma abordagem multidisciplinar podem ajudar a resolver problemas relacionados ao espaço e ao posicionamento dos dentes. É importante considerar todas as opções disponíveis e escolher a abordagem que melhor atende às suas necessidades.

Avaliação Contínua: Continue a seguir o plano de tratamento recomendado e faça consultas regulares para monitorar o progresso e ajustar o plano conforme necessário.

Em resumo, embora a situação possa parecer desafiadora, não está necessariamente "perdida". Com uma avaliação detalhada e um planejamento cuidadoso, muitas vezes é possível encontrar soluções para criar o espaço necessário para os implantes dentários. Trabalhar com uma equipe de profissionais especializados em dentária e ortodontia é essencial para encontrar a melhor abordagem para o seu caso.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!