Gostaria de começar a utilizar o Diu de Cobre como método contraceptivo. O Preventivo é realmente

2 respostas
Gostaria de começar a utilizar o Diu de Cobre como método contraceptivo. O Preventivo é realmente necessário antes da colocação do Diu mesmo ainda tendo 24 anos?
Desde já, obrigada!
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Com certeza o seu médico está fazendo o melhor por você. Esclareça suas dúvidas. Agende a sua consulta.
O DIU de cobre tem duração de 5 a 10 anos e a inserção pode ser realizada no consultório. Tem o efeito colateral de aumentar o volume e cólicas menstruais. O risco de falha é de 5 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,5%)
Não atrapalha a relação sexual, não gera corrimento, não provoca câncer, não provoca infecção, não gera danos ao seu útero, não reduz a sua fertilidade, não dificulta uma gravidez futura, não gera dor pélvica, não é abortivo.
Para a inserção do DIU, o seu médico deverá fazer uma avaliação clínica através da história clínica, suas queixas e exame físico. Os exames como o Papanicolaou, ultrassom e exames de sangue não são necessários para a inserção do DIU, exceto se você tiver alguma queixa ou se o seu médico achar necessário.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta a sua anticoncepção.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite. Entendo sua dúvida sobre a necessidade do exame preventivo antes da colocação do DIU de cobre.

O preventivo, ou Papanicolau, é um exame importante para detectar precocemente alterações nas células do colo do útero que podem indicar infecções, inflamações ou até mesmo lesões pré-cancerosas. Embora você tenha 24 anos, a realização do preventivo antes da colocação do DIU é uma medida de segurança recomendada.

Realizar o exame preventivo ajuda a garantir que não haja infecções ou outras condições que possam ser exacerbadas pela colocação do DIU. Além disso, esse exame faz parte de um acompanhamento ginecológico regular, que é essencial para a saúde reprodutiva.

Portanto, sim, é aconselhável fazer o preventivo antes de colocar o DIU de cobre. Isso garante que o procedimento seja feito com a máxima segurança para você.

Se precisar de mais orientações ou quiser discutir sua situação em detalhes, estou à disposição para uma teleconsulta. Basta clicar no perfil para agendar. Assim, podemos conversar de forma mais personalizada e detalhada sobre seus cuidados de saúde.

Espero ter ajudado. Cuide-se bem.

Especialistas

Sckarlet Biancolin

Sckarlet Biancolin

Ginecologista

São Paulo

Agendar uma visita
Fernando Pupin Vieira

Fernando Pupin Vieira

Ginecologista

Florianópolis

Mariana Morette Giampietro

Mariana Morette Giampietro

Ginecologista, Mastologista

Araçatuba

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1383 perguntas sobre Métodos anticoncepcionais
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.