Geralmente tenho medo do tempo, da morte e do futuro... sim, por mais que eu saiba que não temos o c

16 respostas
Geralmente tenho medo do tempo, da morte e do futuro... sim, por mais que eu saiba que não temos o controle do tempo, eu sinto medo quando percebo o tempo passar, ver as coisas (ruas, casas, etc) e pessoas que eu gosto envelhecendo... meu medo é voltado as pessoas que eu amo e saber que um dia todos vão partir, que todo dia que passa e menos um dia para eles e para mim, e isso se intensificou quando soube que uma pessoa muito querida da família está com uma doença muito grave. Resumindo, esse medo significa que estou desenvolvendo ansiedade ou algo do tipo? também sinto alguns sintomas de tontura e coceiras algumas vezes sem motivo aparente... meu objetivo é saber se realmente devo marcar uma consulta com um especialista ou se é algo normal

Muito obrigada pela atenção.
Uma escuta profissional irá propiciar para voce um lugar de fala e acolhimento para essa angustia que está trazendo e lidar com os sentimentos despertados pela doença do seu familiar. Procure um psicólogo ou psicanalista para que você possa ter uma sustentação emocional e possa lidar com suas questões. Cuide-se, um abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Oi! Um psicólogo irá te auxiliar a lidar com sias questões internas independente de ser normal ou não. Pois sentimentos como medo é normal se pensarmos que acontece com todos, porém a experiência deles é muito individual. Para saber se há necessidade se pergunte se este medo lhe traz angústia, se te paralisa, se te toma grande parte do seu tempo! Se te causar sofrimento procure ajuda! Nascemos para viver, não se acostume a sobreviver contando os dias. Esse medo pode revelar grandes potencialidades em você se buscar auxilio de um bom psicólogo!
Um bom Caminho!
Olá! O sentimento de medo, por si só, é natural. Sentimos medo daquilo que pode nos causar algum mal ou sentir medo de situações que ainda não vivenciamos. O problema do medo é quando ele nos paralisa, nos impede de ter uma vida plena, nos impede de fazer planos ou conviver com pessoas que gostamos, por exemplo. Pelo teu relato, o medo que você sente tem te causado desconforto. Nesses casos, seria interessante solicitar ajuda de um psicólogo. Ele vai te ajudar a lidar com essas questões descobrindo, juntamente com você, os porquês desse medo causar tanto barulho em seus pensamentos, o que tem mantido ele com esse volume tão alto e formas de ajustá-lo. Fica bem!
Olá! Todos temos nossas angústias, medos, inseguranças. Talvez pela doença do seu familiar, todas essas questões vieram a tona juntas e estão causando um sofrimento maior para você hoje. Não que seja algo certo ou errado, apenas que para você nesse momento, esta sendo algo relevante.
Busque por um profissional, de preferência um psicólogo, para trabalhar e criar recursos para essas questões.
Olá! O medo é uma reação natural, contudo devemos ficar atentos quando ele se caracteriza como algo paralisante e impeditivo de viver uma vida plena. Através do seu relato acredito que esse sentimento transpassa sua vida diariamente, podendo estar causando incômodo e desânimo, sugiro a buscar por uma psicoterapia, vai te oferecer um ambiente adequado de escuta, onde poderá entender essas questões e elaborá-las. Se cuide!
Ola. Uma das coisas para se refletir é: o que você deixa de fazer de importante na sua vida quando passa o tempo todo misturado a esses pensamentos e sentimentos? Me parece que te causa sim sofrimento, e a psicoterapia vem a calhar justamente quando sentimos dificuldades para lidar com adversidades de forma autonoma. Passar por uma consulta psicologica, ressignificar os medos, aprender a lidar com o que pensa e sente pode te ajudar a ter uma vida mais significativa mesmo na presença de adversidades.
Olá, o medo é algo natural no ser humano, sem ele não estaríamos aqui até hoje, pois nos faz buscar segurança e necessidade de procriar. No entanto, sabemos que a morte do corpo físico é inevitável e muitas pessoas não sabem lidar com ela! Independente da morte, a vida tem que ter um propósito, um sentido que nos motive a estar aqui. Um valor que cada um pode enxergar em si mesmo e assim, buscar a felicidade. Existem religiões que abordam muito bem o tema da morte e, além da terapia, que é um espaço adequado para tratar desse tema. Qualquer coisa, marque uma consulta! Abs
Seria interessante vc procurar uma avaliação psicológica, para sanar todas suas duvidas.
Olá! Primeiramente, obrigado por dividir suas experiências!
Cada pessoa vivencia o medo de um modo singular, mas quando este restringe suas possibilidades de viver e lhe causa sofrimento é sinal de certo adoecimento. Nesse sentido, a psicoterapia se torna uma aliada no caminho para a compreensão de possíveis motivadores presentes em seus medos e também proporcionando reflexões sobre o que pra você na vida tem valor, seus planos, seus sonhos, de modo que além de lidar melhor com o medo também possa se apropriar dos seus objetivos de vida.
Siga em frente e saiba que pode contar comigo!
Para voce entender quando buscar ajuda..perceba os sinais do seu corpo, pensamento e sentimentos... o que vc esta pensando e sentindo esta afetando sua vida de forma geral? Diminui sua qualidade de vida? Vc esta comecando ou ja deixa de fazer coisas por causa desses medos? Quando tudo isso afetar seu dia a dia, é hora de buscar ajuda
Olá! Podemos superar alguns dos seus medos, controlando/ diminuindo a ansiedade. Tente entender que não controlamos tudo, enquanto isso procure cuidar do seu bem-estar físico. Para cuidar do seu bem-estar emocional procure ajuda especializada, a terapia pode lhe proporcionar técnicas de controle da ansiedade, tais como a respiração e muitas outras... fora o autoconhecimento, a autoestima etc.

Sim, é possível que você esteja desenvolvendo ansiedade ou outro transtorno de saúde mental. A psicanálise pode ajudar a entender melhor seus sentimentos e ajudar a lidar com eles. É importante que você procure ajuda profissional para avaliar seus sintomas e tratá-los adequadamente. Se você estiver se sentindo ansioso ou estressado, procure um profissional de saúde mental para obter ajuda.
Você relata ansiedade e medo em excesso, então penso que faz sentido procurar um psicólogo. Entender uma situação racionalmente não exclui ter emoções que, num primeiro momento, podem não fazer sentido. Embora não tenhamos controle sobre a morte e a certeza de que tudo é passeiro, é possível encontrar formas de lidar com estes fatos de forma mais saudável. Abraço.
Os pensamentos e sintomas que você relata são, sim, partes de um quadro de ansiedade. A doença grave de um familiar querido lhe fez gatilho para medos que estavam adormecidos e que são próprios da existência humana.
Ameaça ou oportunidade, como você escolhe ver a vida?
Um tratamento com Psicólogo pode lhe ajudar a transformar esse momento em grande reflexão de vida! A disposição aqui ou nas redes sociais. Psicólogo Pascoal Zani - CRP 08/04471.
Embora o medo do tempo e da morte seja natural, a intensidade e os sintomas físicos que você descreve podem indicar ansiedade. A ansiedade é uma resposta natural ao estresse, mas quando se torna excessiva e interfere na vida cotidiana, pode ser um sinal de um transtorno de ansiedade. Então sim, é altamente recomendável que você consulte um psicólogo ou psiquiatra para avaliar seus sintomas e receber um diagnóstico preciso.



Cuide de si mesmo e busque ajuda profissional para lidar com seus medos e ansiedade. Você merece viver uma vida plena e feliz.
Olá, querida! Se o tema em questão lhe causa angustia e sofrimento, acredito que vale a busca por um Psicólogo ou Psicanalista. Entender melhor como que é a sua percepção a respeito da perda/morte e se isso influencia a você não experienciar a vida em seu potencial para além do medo. De qualquer forma, mergulhar em si para compreender processos internos sempre é uma grande experiencia. Abçs!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.