Geralmente quando é necessário fazer biópsia (punção com agulha) de um nódulo de tireoide ? Nódulo

6 respostas
Geralmente quando é necessário fazer biópsia (punção com agulha) de um nódulo de tireoide ? Nódulo hipoecóico, ovalado de limites precisos , s/ evidencias calcificaçoes medindo 0,4 × 0,9 cm ( chamas III)
A indicação de uma punção de nódulo de tireoide leva em consideração não somente o aspecto do nódulo ao ultrassom, mas também o exame físico, história e antecedentes do paciente além dos resultados laboratoriais. Por isso é muito importante sempre a avaliação de um especialista

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Nódulo é um termo que traz ansiedade aos pacientes. Nódulo de tireóide é muito frequente, apesar de impalpáveis muitas vezes. Eles estão presentes em cerca de 50% de adultos saudáveis, sobretudo mulheres. Não vamos puncionar todos, 95% são benignos e temos em média 8,7 nódulos para 100.000 habitantes. O ultra-som, principalmente, mostra as caraterísticas de malignidade. A história familiar ajuda mas não determina, a não ser no carcinoma medular, que tem exame de sangue positivo. Opera-se cada vez menos para fazer diagnóstico.
Punção aspirativa (PAAF) tem cut-off de > ou = 1cm. Análise citomolecular pode ser aplicada quando a citologia da PAAF é duvidosa para malignidade.
Leve seu exame ao seu Endócrino para análise de seu caso.
Sugiro acompanhamento sem punção. Repetir a USG com 6 meses. Mantenha o acompanhamento com seu médico.
A avaliação clínica por um cirurgião de cabeça e pescoço é fundamental, mas pelos dados sucintos do US, há duas indicações aparentes para a punção: hipoecoide e forma ovalada.
Eu concordo com o paracer do Dr. Erivelto. Só acrescento que se você tiver na família antecedente de câncer de tireóide a conduta muda.
Sendo indicado a punção e a cirurgia independente do resultado da punção. Já que a chance de câncer é estatisticamente aumentada com o antecedente familiar.
É a cirurgia preventiva. Embora existam outras condutas
Ola, as caracteristicas de um nodulo ao Usg de tiroide devem ser avaliadas em conjunto com a historia , a idade do paciente e os exames laboratoriais , Pelo que você descreve ao ultrassom , volume do nódulo, hipoecogenicidade e vascularização , sugiro realizar a punçaõ , ou PAAF , desse nodulo. Mas com maior probabilidade de resultado benigno.

Especialistas

Fernando Bitencourt

Fernando Bitencourt

Cirurgião de cabeça e pescoço

Bento Gonçalves

Alexandre Silva

Alexandre Silva

Endocrinologista

Fortaleza

Ana Carolina Barros Silva

Ana Carolina Barros Silva

Endocrinologista, Médico clínico geral

São Paulo

Lucas Sant´ana

Lucas Sant´ana

Endocrinologista

Rubiataba

Bruna Perez Segato

Bruna Perez Segato

Endocrinologista

São José do Rio Preto

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 101 perguntas sobre Nódulo da glândula tireóide
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.