geralmente eu tenho problemas como criar um amor platonico por garotas que não tenho tanto contato,

16 respostas
geralmente eu tenho problemas como criar um amor platonico por garotas que não tenho tanto contato, isso me deixa apreensivo pois sei q isso não é bom pra min, pq eu bnem conheço deireito a pessoal, como eu posso desenvolver melhor o amor próprio e deixar de me apegar as pessoas tão facilmente e deixar de ser carente?
Olá. A idealização de um amor platônico revela o percurso de suas projeções e fantasias em relação a outra pessoa. A psicoterapia é um trabalho que visa ajudar nas questões relacionadas às emoções, sentimentos e comportamentos, bem como auxilia no processo de autoconhecimento. Pense a respeito e qualquer coisa procure um profissional qualificado. Boa sorte!

Oi, como vai? Acredito que a carência não é algo que resuma o ser humano que você é, certo? Talvez uma autoestima baixa ou alguma timidez podem estar lhe causando dificuldades em abrir o diálogo sobre o interesse na garota e sair um pouco do campo mental / emocional. Não é nada que não possa ser trabalhado em psicoterapia e assim, provavelmente conseguirá outras ferramentas para realizar seus desejos e arriscar nas investidas. Bom caminho!
Olá
um processo de terapia pode te fazer melhorar sua autoestima e não precisar buscar tanto no outro a felicidade, a atenção. Buque um profissional em quem confie.
Olá! O autoconhecimento pode revelar a você uma nova dimensão de si mesmo que é capaz de estudar e investigar a mente com profundidade e distanciamento. O alívio do sofrimento psicológico surge desta autoinvestigação. A psicoterapia é um dos métodos eficientes que pode te acompanhar neste processo. Um abraço.
Olá! Esses amores platônicos podem estar acontecendo como uma forma de suprir alguma necessidade emocional que não tem sido atendida. Como você disse que essa situação tem te deixado apreensivo, é muito importante investigar porque isso tem ocorrido e de onde vem essa "carência" que você se referiu. A psicoterapia é uma excelente ferramenta para desenvolver autoconhecimento e fortalecer sua autoestima. Espero ter ajudado!
´Reforço as palavras da colega acima. Esquemas são ativados na tentativa de suprir necessidades, porém se tornam disfuncionais, pois não alcançam de forma madura, adulta o resultado esperado. O autoconhecimento é o ponto de partida para entender seus comportamentos e cognições e modificá-los para padrões mais aceitáveis e contextualizados. A psicoterapia te ajudará a investigar e te reorientará a ter novas formas de posicionar diante das suas "carências".
Esse amor platônico que voce se refere, é uma forma que seu cerebro entendeu que é se relacionar. Pode ser, porque seja a forma mais próxima que voce ja chegou de algum relacionamento... pode ser porque seu cerebro esta te protegendo de algum outro relacionamento que nao foi muito bem sucedido.. enfim.. podem ser diversas coisas, porém se isso te deixa aflito é porque existe algo que seu corpo/mente está querendo te mostrar. O que isso pode estar querendo te dizer? Na psicoterapia voce busca entender o porque isso acontece, o que houve que te deixou assim... e tb aprende a se conhecer e entender como voce, seu corpo e sua mente funcionam. Lembre-se: Todo sintoma tem uma causa e se tem causa, tem algo a ser trabalhado e entendido. Abraços.
A Terapia do Esquema descreve que sentimentos e pensamentos adquiridos na infância e adolescencia , chamados de Esquema de Abandono podem fazer as pessoas buscarem relacionamentos inalcançáveis de modo a repetir padrões anteriores. Pense sobre sua relação com seus cuidadores , se você os sentia distantes e inalcansáveis. Saiba mais sobre este Esquema no youtube Psicologa Thais Galvão Terapia do Esquema
Essas fantasias amorosas com garotas é normal no início da adolescência, quando o menino ainda não sabe muito bem o que fazer para chamar a atenção ou mesmo pedir uma menina em namoro. E pode continuar um pouco mais tempo, mas na vida adulta isso não é recomendável., pois está demonstrando uma dificuldade em lidar com as próprias emoções e com a sociabilidade, que já deveria estar desenvolvida. Recomendo a ajuda de uma psicoterapia que o levará a um maior autoconhecimento e melhorar a autoestima.
Olá, tudo bem? Muitas vezes, quando temos poucas informações sobre determinada pessoa, isso possibilita que usemos nossa fantasia a bel prazer, moldando ele(a)(x) como queremos. O problema está quando insistimos mais em habitar o mundo da fantasia e negar o mundo real, o que acaba impedindo de nos relacionar com o que está aqui e agora. Comece a observar em qual mundo você costuma ficar mais, assim como quais os recursos que usa quando precisa se deparar com os problemas reais. Conforme você desenvolver defesas para lidar com o mundo real, mais interessante ele fica, pois está munido e, dessa forma, pode ser que as paixões platônicas fiquem menos frequentes.
Olá! Muito comum na adolescência, mas não menos pungente na vida adulta, o amor platônico é aquele que vive dentro da gente, em segredo, sem que o "objeto de desejo", homem ou mulher, saiba o quanto é desejado. Por vezes, você não conhece o seu amor, aquele por quem nutre o sentimento. Apenas o idealizou.
Sugiro que faça terapia para que você possa entender as causas.
É importante reconhecer que ter um amor platônico pode ser um sinal de que você está procurando por algo em sua vida, talvez um relacionamento íntimo e significativo, mas está tendo dificuldade em encontrar isso em sua realidade atual. No entanto, é importante lembrar que as pessoas que você tem um amor platônico são frequentemente idealizadas e que isso pode levar a expectativas irrealistas e decepções.

Para desenvolver o amor próprio, é importante se concentrar em si mesmo, em vez de buscar a validação ou afeição de outras pessoas. Isso pode incluir praticar a autocompaixão, a gratidão e a aceitação de si mesmo. Tente se engajar em atividades que você gosta e que o fazem sentir bem consigo mesmo. Além disso, trabalhe em desenvolver seus relacionamentos existentes, passando mais tempo com amigos e familiares e se concentrando em criar conexões significativas com as pessoas ao seu redor.

Se você está lutando para deixar de ser carente, pode ser útil trabalhar em desenvolver sua autoconfiança e autoestima. Tente se concentrar em seus pontos fortes e em suas realizações, em vez de se concentrar nas coisas que você acha que precisa melhorar. Além disso, tente encontrar maneiras de se conectar com outras pessoas e construir relacionamentos significativos, como participar de grupos de interesse ou voluntariar em uma causa que você se importa.

Lembre-se de que desenvolver o amor próprio e superar a carência não é um processo rápido ou fácil, mas é possível com o tempo e o esforço. Se você continuar a ter dificuldades, pode ser útil procurar a ajuda de um terapeuta ou conselheiro para orientação e apoio adicional.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Olá, seria interessante buscar uma psicóloga clínica que lhe inspire confiança para trabalhar essas questões que enfrenta. Nesse processo você vai se deparar com a visão que você tem de si mesmo e com padrões de sentimentos e de afetos disfuncionais.
Olá,
achei interessante sua pergunta, pois me parece que apesar de estar sofrendo com esse ponto que trouxe, também já entende a dinâmica que talvez esteja estabelecendo nas relações. Isso já é um excelente primeiro passo.
Indico que, caso sinta essa necessidade, busque ajuda de um(a) psicólogo(a) para que possa entender mais profundamente o modo como se relaciona consigo mesmo com o outro e com o mundo. Acho que pode te ajudar bastante!
Minha agenda está aberta, estou à disposição!
Olá, como vai?
Para desenvolver melhor o amor próprio e evitar se apegar facilmente a pessoas que você mal conhece, é importante trabalhar em sua autoestima e autoconfiança. Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a alcançar isso:

Pratique a autocompaixão: Em vez de procurar validação e amor fora de si mesmo, aprenda a se tratar com gentileza e compaixão. Reconheça suas falhas e imperfeições sem se julgar severamente.

Cuide de si mesmo: Dedique tempo para cuidar de seu bem-estar físico, emocional e mental. Pratique atividades que o fazem feliz e que promovem sua saúde e equilíbrio.

Defina limites saudáveis: Estabeleça limites claros em seus relacionamentos e não se sinta obrigado a satisfazer as expectativas dos outros a custo de seu próprio bem-estar.

Busque psicoterapia : Se sentir dificuldade em desenvolver o amor próprio ou se perceber padrões de apego e carência que te atrapalham, considere buscar a ajuda de um terapeuta ou psicólogo.

Pratique a gratidão: Aprenda a valorizar e apreciar as coisas boas que você possui em sua vida, em vez de focar só no que está faltando.

Lembre-se de que é um processo gradual e que requer tempo e dedicação. Se você se concentrar em si mesmo e em seu próprio desenvolvimento pessoal, você será capaz de encontrar um equilíbrio saudável em seus relacionamentos e evitar se apegar facilmente a pessoas que você mal conhece. te desejo um feliz dia!!!
Olá! Eu indicaria a psicoterapia, que é um processo de autoconhecimento e contribuirá para que você consiga lidar melhor com essa situação e fazer escolhas mais reais nestes relacionamentos. Você não disse a sua idade, mas na adolescência é mais comum idealizarmos uma pessoa. O ideal é que você trabalhe a sua autoestima, talvez a dificuldade de comunicação e expressão de sentimentos e vivenciar relações reais e mais prazerosas. Fico à disposição. Abraço

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!