Gente estou na dúvida eu tenho alguns sintomas de depressão e não consigo me livrar desses sintomas

10 respostas
Gente estou na dúvida eu tenho alguns sintomas de depressão e não consigo me livrar desses sintomas que está me prejudicando, eu procuro quem primeiro o psicólogo ou psiquiatra?
Aconselho que procure um psicólogo inicialmente. O uso de medicamento para a depressão pode ser util caso já esteja te impedindo de realizar algumas coisas em sua vida, mas o uso acompanhado de terapia tem um resultado mais eficaz, comprovadamente.
Porém um psicólogo poderá avaliar melhor se há necessidade de utilização de medicamentos, fazendo então, um encaminhamento para um psiquiatra.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento para depresão - R$ 120

Olá!
Recomendo buscar inicialmente um Psicólogo. Conte ele sobre os sintomas que identificou e como eles estão te prejudicando, caso haja necessidade, este profissional fará o encaminhamento ao Psiquiatra.

É importante entender a diferença entre os dois profissionais:

O Psicólogo é formado em Psicologia e seu trabalho é terapêutico, atuando nas suas questões emocionais, de acordo com sua abordagem, utilizando de técnicas e promovendo seu bem estar, sem o uso de medicamentos.

O Psiquiatra é médico e, apesar de não podermos generalizar, seu foco não é a escuta ativa e sim o ataque aos sintomas relatados, por meio de medicamentos.

Ter os dois profissionais trabalhando em conjunto é o mais adequado, quando o Psicólogo identifica esta demanda.

Procure um Psicólogo na sua região ou em plataformas para atendimento online, tenho certeza de que vai se sentir melhor!

;)

Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 120
Olá,
a escolha com quem você irá se tratar é sempre muito pessoal. De toda forma, posso lhe dizer sobre a minha área de trabalho. Um tratamento psicológico realizado com um bom profissional te auxiliará a enfrentar esse problema, com ou sem a necessidade de utilização de medicação, a ser avaliado com o decorrer de uma terapia.
Algumas considerações são importantes. Tanto a psiquiatria, quanto a psicologia são importantes caso a depressão seja diagnosticadas. A psiquiatria vai lhe ajudar diretamente com os sintomas, enquanto a psicologia ajudará a elaborar o que levou a depressão, além de trabalhar a experiência com a doença.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 120
Boa noite,

Se não houver ideação suicida iminente, o mais indicado é procurar um psicólogo para um diagnóstico mais pormenorizado e para o imediato início da psicoterapia.

Se for identificada a necessidade de psicofármaco, o psicólogo encaminhará você ao psiquiatra.

Espero ter ajudado.
Psi. Domingos Fernandes
Concordo com a oportunidade de consultar um psicologo/a assim como foi sugerido e ele te ajudeará a ver o caminho mais adequado para chegar a cura. Precisa dar muita atenção as causas da depressão e trata-las.
Olá. Tudo bem? A busca por ajuda psicológica pode em muito contribuir para você saber se está sentido-se deprimido ou depressivo. Em geral, as reflexões realizadas junto ao profissional de psicologia, contribuem para melhor compreender o que sentes. Nas sessões, pode-se refletir sobre o auxílio de um profissional de Psiquiatria. Espero ter ajudado. Abraço.
A procura de um psicólogo é muito importante para que você consiga entender melhor os seus sintomas, comportamentos e pensamentos. Se tiver a oportunidade de fazer terapia na abordagem Cognitiva Comportamental seria ideal, para que seja trabalhado os sintomas de forma focada, fazendo uma reestruturação cognitiva, você terá excelentes resultados. E então se necessário se consultar com um Psiquiatra. Espero ter lhe ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica do adulto - R$ 150
Bom dia, a principio acredito que o psicologo seja o primeiro passo, na escuta e nos seus sintomas, o psicologo juntamente com você, podem chegar a conclusão se faz-se necessário um encaminhamento ao psiquiatra.
Olá, em primeiro lugar você deve buscar um atendimento psicológico, pois apresentando ou não depressão, o acompanhamento psicológico sempre irá conseguir traçar e conseguir melhorar algum âmbito da sua vida, sem a necessidade de medicamento. O psiquiatra indico que vá se houver realmente a necessidade de incluir algum medicamento. Se tratando de uma suspeita de depressão, isso necessita ser falado, exposto e trazido de forma que somente o psicólogo consegue auxiliar.
Cuide-se !