Fujo de situações sociais por medo, o que pode ser ? Estou desempregada, escolhi faculdade EaD porq

19 respostas
Fujo de situações sociais por medo, o que pode ser ?
Estou desempregada, escolhi faculdade EaD porque tive medo de ir para uma presencial, não consigo sair para ver meus amigos, mal consigo mandar áudio ou falar em ligações porque fico ansiosa e quando faço isso sinto que tenho que me preparar muito.Tenho medo de ser julgada e me sinto incapaz.
Olá! Recomendo que você procure fazer um acompanhamento com psicólogo ou mesmo procurar um psiquiatra para entender o motivo do medo.

Parece que você está enfrentando uma dificuldade significativa em situações sociais devido a ansiedade e medo de ser julgada. Isso é algo que é bastante comum e pode ser abordado na terapia cognitivo-comportamental (TCC). Baseado no que você compartilhou, é possível que você esteja experimentando uma forma de ansiedade social, também conhecida como fobia social.

Na TCC, nós trabalhamos para entender e desafiar padrões de pensamentos negativos e distorcidos que contribuem para a ansiedade. Por exemplo, é comum que as pessoas que sofrem de ansiedade social tenham pensamentos automáticos como "As pessoas vão me julgar" ou "Eu não sou bom o suficiente". Nós trabalhamos juntos para examinar esses pensamentos e encontrar evidências para apoiar ou refutar essas crenças.

Além disso, nós também nos concentramos em estratégias comportamentais para ajudá-lo a enfrentar gradualmente suas ansiedades. Também trabalhamos em habilidades sociais e estratégias de enfrentamento para ajudá-lo a se sentir mais confiante e confortável em situações sociais.

É importante lembrar que você não está sozinha e que a ansiedade social é tratável. Se você estiver interessada, eu ficaria feliz em trabalhar com você para desenvolver estratégias para lidar com esses desafios e ajudá-la a alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.
Olá.
Bom, tudo isso que você apresenta pode ser decorrente de diversos fatores, ansiedade é um deles, timidez em excesso ou até uma ansiedade social (antiga fobia social). De qualquer forma, aconselho a buscar ajuda com um psicólogo, porque com certeza existem questões do seu passado, sua forma de lidar com as situações que levaram ao seu sofrimento de agora.
Olá. É importante entender se é algo recente, vinculado ao desemprego, que pode ter gerado essa crença de incapacidade e julgamentos negativos pelos outros ou se é algo mais estrutural. Seria importante buscar acompamhamento psicológico e aprofundar a questão, entendendo se trata-se ou não de Transtorno de Ansiedade Social.
Me parece, pelo seu relato, que o medo está te paralisando e quanto mais medo, mais paralisia, menos interação social, mais solidão e mais medo.
Acredito muito no poder do autoconhecimento e um dos meios de se chegar nele é a terapia.
estou a disposição para ajudar, caso queira. De qualquer forma, sugiro demais que busque ajuda profissional, pois sozinho será muito mais difícil.
O que você descreve são sintomas parecidos com os de uma ansiedade social, mas esses sintomas podem não estar relacionados a algum quadro psicopatológico. É importante entender quando isso começou, o motivo de essas situações e interações estarem te gerando tanta angústia e incômodo ao ponto de prejudicar sua vida. A terapia é importate porque pode te ajudar no caminho do entendimento desses sintomas, nas causas que estão por trás deles para que, por fim, você consiga contruir estratégias para lidar com isso. Qualquer coisa, pode me chamar que me coloco à disposição. Abraços!
Olá. É crucial entender se essa dificuldade social é algo recente, possivelmente relacionado ao desemprego, o que poderia ter desencadeado crenças de incapacidade e receio de julgamentos negativos dos outros, ou se é algo mais arraigado. Recomendo buscar acompanhamento psicológico para investigar mais a fundo essa questão e determinar se está relacionada ao Transtorno de Ansiedade Social ou não.

Olá, que bom que está procurando ajuda. É importante saber desde quando você apresenta este comportamento, verificar o que desencadeou, por isso é importante que você procure um psicólogo. Eu indico a abordagem Cognitivo-Comportamental e você começar com um atendimento online. Pelo seu relato, pode ser um transtorno de ansiedade social e com um bom profissional você conseguirá manejar esta dificuldade. Espero ter contribuído, fique bem.
Olá! Lamento que esteja passando por esse momento tão difícil. Muitas pessoas sofrem com sintomas de ansiedade e têm suas interações sociais prejudicadas, bem como vários aspectos das suas vidas são afetadas. Em um primeiro momento, seu relato aproxima-se do que poderia ser chamado de ansiedade social. Contudo, apenas uma avaliação cuidadosa pode afirmar se você tem um transtorno de ansiedade social ou se o seu caso não chega a configurar um diagnóstico patológico. Além disso, existem outros transtornos que apresentam ansiedade e evitação social, então é ainda mais relevante realizar consultas de avaliação com um psicólogo para determinar a existência de algum diagnóstico ou não. A partir dessa avaliação, será possível construir um plano de tratamento que atenda suas necessidades e possa diminuir seu sofrimento. Espero que encontre a ajuda que busca e fico à disposição!
Olá. Seria interessante você procurar um atendimento psicológico e psiquiátrico para tratar esse medo intenso, tanto para poder realizar suas atividades normalmente e se relacionar com as pessoas sem tanto sofrimento, quanto para prevenir uma piora do quadro.
É importante uma avaliação bem elaborada sobre quando começaram os sintomas que está apresentando, sei histórico de vida e se pode ser algo apenas psicológico ou algo mais profundo.
Olá! Sinto muito que esteja passando por esse momento difícil, mas Parece que você está lidando com ansiedade social, o que é muito comum. É importante reconhecer esses sentimentos e buscar apoio. Considere conversar com um Psicólogo (a) para aprender estratégias para lidar com essas situações e construir sua confiança.
Lembre-se de que você não está sozinha e que existem recursos e pessoas dispostas a ajudá-la na sua caminhada.

A Psicoterapia pode te ajudar a entender melhor a raiz das suas questões e traçar estratégias pra lidar com elas

;)
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200
Antes de mais nada, sinto muito por sua sua dor. Espero poder ajudar. Você relata sintomas de trauma inconsciente, ou seja, algo que possa ter vivido na primeira infância (de zero a 7 anos), que trouxe dor e sofrimento e que não foi devidamente elaborado em função da idade, pois neste período de vida a criança ainda não possui instrumentos de ego para elaborar a dor. Jogando para o inconsciente, esta energia passa a contaminar sua vida cotidiana com mecanismos de defesa que limitam sua atuação na vida. Imagino que à medida que você foi se tornando adulta, foi ficando cada vez pior, pois a vida adulta vai exigir de você uma atuação que sua estrutura psíquica não dá conta de suportar. Então você se fecha num mundo previsível em que você controla minimamente a vida. Só que não funciona, pois sua parte adulta quer ir pra frente. Vc vive um jogo de cabo de guerra com você mesma que traz muito sofrimento. A psicoterapia de base analítica pode te ajudar a ressignificar o passado e te devolver a vida. Um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 260
Primeiramente, é válido considerar procurar ajuda profissional. Um psicólogo pode oferecer suporte e orientação para você entender e lidar com esses sentimentos.

Parece que você está lidando com ansiedade social, que é um tipo de ansiedade caracterizado pelo medo intenso de situações sociais e pelo desconforto ao interagir com outras pessoas. Algumas pessoas experimentam ansiedade social apenas em situações específicas, enquanto outras podem sentir ansiedade em várias situações sociais. Porém é necessário uma avaliação para compreender melhor sua demanda. É importante reconhecer que a ansiedade social é uma condição comum e tratável. Com o apoio adequado, incluindo psicoterapia, medicamentos (em alguns casos) e técnicas de manejo de ansiedade, muitas pessoas podem aprender a lidar com sua ansiedade e melhorar sua qualidade de vida.
Olá! Seria muito importante você buscar uma ajuda profissional para investigar melhor esse quadro que você está vivendo! É importante entender quando esses comportamentos, pensamentos e emoções começaram? É algo novo ou sempre foi dessa maneira? Na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), que é uma abordagem terapêutica, trabalharíamos entender esses pensamentos, comportamentos e emoções e estratégias de enfrentamento e habilidades sociais que poderiam te ajudar! Não deixe de procurar ajuda! Um abraço
Olá! Sinto muito que esteja passando por tudo isso! O que mais me chamou a atenção quando eu li sobre sua queixa foi seu questionamento sobre o que pode ser isto, e nestes momentos é muito importante ter em mente que os sintomas que hoje me parecem te paralisar, tem sido construidos em torno da construção da sua história e suas relações. Por isso, também é muito importante se perguntar como tem sido essa vida e quais as coisas tem acontecido, a ponto de mobilizar tanto afeto no seu corpo. Neste caso, é essencial um acompanhamento psicoterapêutico para traçar estratégias em conjunto, e, assim lidar com as situações mais dificeis. Durante os atendimentos, você terá a oportunidade de falar sem ser julgada. Deste modo, você vai poder contextualizar e reesignificar sua história a partir da construção de novas perspectivas e, consequentemente, construir sua própria autonomia. E é claro, com este acompanhamento, o profissional pode te dar todo suporte e o encaminhamento psiquiátrico, caso seja necessário. Os diagnósticos são importantes para pensar no tratamento, mas antes de fechar qualquer nome para isso que você nos pergunta, é essencial olhar com cuidado pra tudo que tem te acontecido. Espero que encontre ajuda e fico a sua disposição!
Olá, o que você descreve parece com ansiedade social. Ter um diagnóstico preciso e encontrar formas de enfrentamento podem te ajudar a compreender este fenômeno e a supera-lo. A fobia social é uma condição mental que tem muitas faces e vai além da ansiedade e timidez. A fobia social dificulta a sua vida, promovendo medo e interferindo em suas relações pessoais e de trabalho, inclusive no estudo, como vc. nos relatou. A Terapia Cognitiva Comportamental, te ajudará a identificar os gatilhos, encontrando estratégias efetivas para vc melhorar a sua qualidade de vida, tais como Relaxamento Progressivo de Jacobson, exposição progressiva, dentre outras. Enfrentar este grande desafio, te proporcionará uma reestruturação cognitiva e vai minimizar os efeitos negativos deste transtorno, te ajudando a ter uma melhor qualidade de vida. Enfrente esta condição, faça terapia, renove-se!
Boa tarde,
Ansiedade social. Antiga classificação para fobia social. Procure um psicologo cognitivo-comportamental para lhe ajudar
Os sentimentos e comportamentos que você descreve parecem estar relacionados a uma ansiedade social significativa, possivelmente até um transtorno de ansiedade social. Esse transtorno é caracterizado por um medo intenso de situações sociais, onde existe a possibilidade de ser julgado ou de se comportar de uma maneira que possa ser constrangedora ou humilhante. Aqui estão algumas informações e estratégias que podem ajudar a entender e abordar essas preocupações:

Características do Transtorno de Ansiedade Social
Medo de Julgamento: Um componente chave deste transtorno é o medo persistente de ser observado e julgado negativamente pelos outros em situações sociais.

Evitação de Situações Sociais: Como você mencionou, o medo leva a uma evitação de situações sociais ou a necessidade de enfrentá-las com grande sofrimento.

Impacto no Funcionamento Diário: A ansiedade social pode afetar significativamente a capacidade de participar de atividades cotidianas, como escola, trabalho e interações sociais.

Estratégias para Gerenciar a Ansiedade Social
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): Este tipo de terapia é particularmente eficaz para o tratamento de ansiedade social. A TCC pode ajudar a identificar e modificar pensamentos negativos, trabalhar técnicas de enfrentamento e expor gradualmente a pessoa às situações temidas de maneira controlada e segura.

Treinamento de Habilidades Sociais: Algumas terapias incluem treinamento de habilidades sociais, que pode ajudar a construir confiança em interações sociais através da prática e feedback.

Técnicas de Relaxamento e Mindfulness: Práticas como respiração profunda, meditação e mindfulness podem ajudar a gerenciar os sintomas físicos de ansiedade e promover um estado de calma.

Medicação: Em alguns casos, medicamentos como antidepressivos ou ansiolíticos podem ser recomendados por um psiquiatra para ajudar a controlar a ansiedade.

Autoajuda e Grupos de Apoio: Livros de autoajuda baseados em CBT, aplicativos de saúde mental, e grupos de apoio podem oferecer estratégias adicionais e suporte comunitário.

Considerações Adicionais
Consulta Profissional: É importante buscar a ajuda de um profissional de saúde mental para um diagnóstico adequado e plano de tratamento personalizado. Um psicólogo ou psiquiatra pode avaliar sua situação específica e recomendar a melhor abordagem de tratamento.

Passos Graduais: Comece com pequenos passos. Por exemplo, você pode começar tentando interagir em situações menos intimidantes e gradualmente progredir para desafios maiores.

Paciência e Persistência: O progresso no tratamento de ansiedade social pode levar tempo e requerer prática constante. Ser paciente consigo mesmo e persistir com as estratégias de tratamento é crucial.

Reconhecer que você precisa de ajuda e buscar informações já são passos importantes em direção à recuperação. Com as estratégias e o suporte adequados, é possível gerenciar a ansiedade social e melhorar significativamente sua qualidade de vida.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!