Fui recentemente diagnosticada com transtorno afetivo bipolar tipo 2 queria saber o que significa es

3 respostas
Fui recentemente diagnosticada com transtorno afetivo bipolar tipo 2 queria saber o que significa esse tipo 2 e ainda não contei pra minha psiquiatra que tive vários episódios de alucinações delírios e em algumas vezes com voz de comando pois pensava na época ser uma experiência mística, minha dúvida é posso ser bipolar e esquizofrênica, tinha um irmão conviveu com essa doença a vida inteira
O transtorno bipolar tipo 2 é aquele no qual as crises de mania são mais leves, não requerendo tratamento em internação. Os sintomas são os mesmos da mania grave, só que menos acentuados: aceleração, humor excessivamente eufórico ("alegre") ou irritável, diminuição da necessidade de sono, aumento da vontade de fazer tudo (trabalhar, gastar, sexo).

Alucinações são vivências sensoriais de algo que não está presente: geralmente são vozes, mas podem ser visões, cheiros ou mesmo sensações táteis.

Vozes de comando são alucinações de vozes que mandam a pessoa fazer coisas.

Delírios são pensamentos não condizentes com a realidade e sobre os quais a pessoa não consegue raciocinar de forma crítica.

Com base nisto, não é possível diagnosticar uma esquizofrenia. Pode ser parte de um tipo de transtorno bipolar, com características psicóticas ou do transtorno esquizoafetivo.

Medicações atualmente usadas no transtorno bipolar são também, frequentemente, úteis nos transtornos psicóticos, incluindo a esquizofrenia.

Mas, certamente, deve contar para sua psiquiatra, assim como todos os seus sintomas e dúvidas devem ser expostos, sempre, a ela.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ola, Segundo seus relatos o quadro não parece ser compativel com transtorno bipolar tipo2 que é a forma mais branda e que não esta associado a alucinações.
O mais importante é consultar o mais breve possivel sua psiquiatra, até porque com um irmão esquizofrenico o diagnostico diferencial com esta doença deve ser feito cuidadosamente e o mais breve possível, para descartar ou tomar as devidas providencias.
Olá ! Penso que para o médico fazer um diagnostico correto é preciso ter todas as suas informações. Entendo o quanto é dificil de entrar com contato com a doença mental, mas vc precisa ser honesta com o seu médico, só assim ele vai poder te ajudar. Com isso vai poder encontrar a medicação adequada e vc ter uma qualidade de vida melhor.

Especialistas

Álison Wílian

Álison Wílian

Psiquiatra

Mossoró

Rúben Hugo R. de Sousa

Rúben Hugo R. de Sousa

Psicólogo

Fortaleza

Diogo Santana

Diogo Santana

Psiquiatra

Imperatriz

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Beatriz Carvalho

Beatriz Carvalho

Psiquiatra

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 942 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.