Fui farmacodependente durante 3 anos. Porém já fazem 2 anos que estou em abstinência total seja de

2 respostas
Fui farmacodependente durante 3 anos.
Porém já fazem 2 anos que estou em abstinência total seja de fármacos ou qualquer outra substância psicoativa.
Posso beber bebidas com teor alcoólico ou corro algum risco ?
É uma questão muito difícil. Primeiramente, não existe "farmacodependência" como uma entidade distinta. O álcool também é um fármaco, uma droga. Tanto que hoje em dia falamos de "transtorno de uso de substância", independente de qual droga estar envolvida. Algumas pessoas apresentam uma especificidade muito grande para algumas substâncias e conseguem consumir álcool sem riscos aparentes, apesar de terem grandes riscos com outras substâncias. Outras pessoas, apresentam uma predisposição aparentemente para vários tipos de substâncias de abuso. Outras, ainda, num primeiro momento têm uma preferência clara por alguma substância mas, em outra fase da vida, apresentam problemas com outra e vêm ao consultório com comentários do tipo "Doutor, nunca imaginei que fosse ter problema com tal droga, pois ao longo de décadas sempre consegui usá-la 'numa boa'". Finalmente, algumas pessoas não têm um transtorno de uso de álcool, porém seu uso é desaconselhável pois, quando usam, acabam perdendo o controle para o uso de outras drogas. O caso de alguém que conheci que nunca teve maiores problemas com bebida, mas sim com cocaína - e, por outro lado, só usava cocaína quando já tinha bebido antes. Portanto, a bebida passava a ser um problema, pois predispunha ao uso da cocaína. Assim, certamente, o mais seguro é não usar álcool e aprender a curtir a vida sem bebidas - algo plenamente possível. Porém, para seu caso específico, sugiro perguntar ao seu/sua psiquiatra que, com base no que conhece de seu histórico, poderá dar uma orientação personalizada. E, enquanto não falar com ele(a), não beba.

Difícil uma orientação sem conhecer seu caso - dependência de qual fármaco primeiramente? Sem entender o contexto, avaliar risco de uma nova dependência.. Converse com um especialista!
Assim, sem conhecer seu caso, não indico a ingesta alcoólica
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psiquiatria - R$ 450

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!