Fui farmacodependente durante 3 anos. Porém já fazem 2 anos que estou em abstinência total seja de

2 respostas
Fui farmacodependente durante 3 anos.
Porém já fazem 2 anos que estou em abstinência total seja de fármacos ou qualquer outra substância psicoativa.
Posso beber bebidas com teor alcoólico ou corro algum risco ?
É uma questão muito difícil. Primeiramente, não existe "farmacodependência" como uma entidade distinta. O álcool também é um fármaco, uma droga. Tanto que hoje em dia falamos de "transtorno de uso de substância", independente de qual droga estar envolvida. Algumas pessoas apresentam uma especificidade muito grande para algumas substâncias e conseguem consumir álcool sem riscos aparentes, apesar de terem grandes riscos com outras substâncias. Outras pessoas, apresentam uma predisposição aparentemente para vários tipos de substâncias de abuso. Outras, ainda, num primeiro momento têm uma preferência clara por alguma substância mas, em outra fase da vida, apresentam problemas com outra e vêm ao consultório com comentários do tipo "Doutor, nunca imaginei que fosse ter problema com tal droga, pois ao longo de décadas sempre consegui usá-la 'numa boa'". Finalmente, algumas pessoas não têm um transtorno de uso de álcool, porém seu uso é desaconselhável pois, quando usam, acabam perdendo o controle para o uso de outras drogas. O caso de alguém que conheci que nunca teve maiores problemas com bebida, mas sim com cocaína - e, por outro lado, só usava cocaína quando já tinha bebido antes. Portanto, a bebida passava a ser um problema, pois predispunha ao uso da cocaína. Assim, certamente, o mais seguro é não usar álcool e aprender a curtir a vida sem bebidas - algo plenamente possível. Porém, para seu caso específico, sugiro perguntar ao seu/sua psiquiatra que, com base no que conhece de seu histórico, poderá dar uma orientação personalizada. E, enquanto não falar com ele(a), não beba.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Difícil uma orientação sem conhecer seu caso - dependência de qual fármaco primeiramente? Sem entender o contexto, avaliar risco de uma nova dependência.. Converse com um especialista!
Assim, sem conhecer seu caso, não indico a ingesta alcoólica
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psiquiatria - R$ 450
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.